Nome do Projeto
A multimodalidade textual: leitura, produção e autoria
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 29/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa intitulado "A multimodalidade textual: leitura, produção e autoria" parte do princípio de que a produção de textos na escola, nos moldes que vem sendo conduzida, não abre espaço para que os alunos se vejam e sejam vistos como autores, sobretudo quando o texto trabalha com a multimodalidade. Desse modo, a leitura e a produção de textos tornam-se objeto de pesquisa para se pensar os processos de autoria (ORLANDI, 2012)de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em uma perspectiva discursiva. A pesquisa se dividirá em três momentos a saber: no primeiro momento, serão analisados os textos multimodais e propostas de atividades presentes em livros didáticos aprovados pelo PNLD e disponíveis para uso pelas escolas públicas da região; num segundo momento, serão investigadas as propostas de leitura e produção de textos realizadas pelos professores, bem como textos produzidos pelos estudantes e no terceiro e último momento, chegaremos ao corpus discursivo da pesquisa, ou seja, do corpus empírico far-se-á um recorte atendendo aos objetivos da pesquisa. A partir daí, a metodologia de análise em AD será construída e o processo de análise do corpus será realizado.

Objetivo Geral

Realizar um estudo sobre a produção de textos na sala de aula, examinando o processo de autoria nesses textos e considerando que a autoria envolve também os processos discursivos da leitura e da interpretação.

Justificativa

O projeto de pesquisa a ser proposto tem como base minha experiência como professora da rede pública de ensino em Rio Grande/RS. Acredito que a produção de textos na escola, nos moldes como vem sendo conduzida, não abra muito espaço para que os alunos vejam a si mesmos, ou sejam vistos pelos professores, como autores.
No ambiente escolar, solicitam-se “redações” e/ou “produções de textos”, normalmente com temas preestabelecidos (seguindo um cronograma de gêneros textuais fixado para cada etapa do ensino) e com o propósito único de serem “lidos/avaliados pelo professor”, conforme aponta Kleiman (2004).
Com vistas a contribuir com os professores em formação inicial, proponho um trabalho de pesquisa sobre os efeitos das práticas de leitura e produção textual na construção de sujeitos leitores/escritores.

Metodologia

Para a realização da pesquisa far-se-á necessário, primeiramente, estabelecer parcerias entre equipes gestoras de escolas públicas do município de Pelotas para a realização do trabalho com os professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Uma vez formado o corpus empírico, o próximo passo será organizar o corpus discursivo para desenvolvimento das análises. Com a referida análise, buscaremos evidenciar as posições-sujeito assumidas pelos alunos/produtores de textos, os iguais ou diferentes efeitos de sentido produzidos nos textos e os iguais ou diferentes gestos de autoria.
Segundo Orlandi (2012, p. 76) “o autor é o sujeito que, tendo o domínio de certos mecanismos discursivos, representa, pela linguagem, esse papel na ordem em que está inscrito, na posição em que se constitui, assumindo a responsabilidade pelo que diz, como diz, etc.”
A análise, então se dará a partir do exame de sequências discursivas coletadas das produções e de acordo com as propostas realizadas pelos professores. Essas sequências discursivas serão reunidas em recortes ou em blocos discursivos, de acordo com as necessidades da análise. Lembrando que na perspectiva discursiva a metodologia de análise não é definida a priori, mas a partir do corpus de análise.

Indicadores, Metas e Resultados

Espero que ao final do projeto possamos vislumbrar propostas de trabalho distintas do que tradicionalmente vem sendo realizado na escola e que a partir das análises possamos pensar estratégias de trabalho com a leitura e a produção de textos em que os estudantes se reconheçam como autores de suas próprias vidas e de textos que realmente cumpram o seu papel social e transformador.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LAIZE AMARAL DA COSTA
LUCIANE BOTELHO MARTINS10
Larissa Fonseca Duarte
MARCELE MATTOS AFONSO
MAREN CAMILE RUTZ BERGMANN
MARIANA SOARES DA FONSECA

Página gerada em 29/04/2024 01:51:26 (consulta levou 0.287500s)