Nome do Projeto
A multimodalidade textual: leitura, produção e autoria
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 29/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa intitulado "A multimodalidade textual: leitura, produção e autoria" parte do princípio de que a produção de textos na escola, nos moldes que vem sendo conduzida, não abre espaço para que os alunos se vejam e sejam vistos como autores, sobretudo quando o texto trabalha com a multimodalidade. Desse modo, a leitura e a produção de textos tornam-se objeto de pesquisa para se pensar os processos de autoria (ORLANDI, 2012)de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em uma perspectiva discursiva. A pesquisa se dividirá em três momentos a saber: no primeiro momento, serão analisados os textos multimodais e propostas de atividades presentes em livros didáticos aprovados pelo PNLD e disponíveis para uso pelas escolas públicas da região; num segundo momento, serão investigadas as propostas de leitura e produção de textos realizadas pelos professores, bem como textos produzidos pelos estudantes e no terceiro e último momento, chegaremos ao corpus discursivo da pesquisa, ou seja, do corpus empírico far-se-á um recorte atendendo aos objetivos da pesquisa. A partir daí, a metodologia de análise em AD será construída e o processo de análise do corpus será realizado.
Objetivo Geral
Realizar um estudo sobre a produção de textos na sala de aula, examinando o processo de autoria nesses textos e considerando que a autoria envolve também os processos discursivos da leitura e da interpretação.
Justificativa
O projeto de pesquisa a ser proposto tem como base minha experiência como professora da rede pública de ensino em Rio Grande/RS. Acredito que a produção de textos na escola, nos moldes como vem sendo conduzida, não abra muito espaço para que os alunos vejam a si mesmos, ou sejam vistos pelos professores, como autores.
No ambiente escolar, solicitam-se “redações” e/ou “produções de textos”, normalmente com temas preestabelecidos (seguindo um cronograma de gêneros textuais fixado para cada etapa do ensino) e com o propósito único de serem “lidos/avaliados pelo professor”, conforme aponta Kleiman (2004).
Com vistas a contribuir com os professores em formação inicial, proponho um trabalho de pesquisa sobre os efeitos das práticas de leitura e produção textual na construção de sujeitos leitores/escritores.
No ambiente escolar, solicitam-se “redações” e/ou “produções de textos”, normalmente com temas preestabelecidos (seguindo um cronograma de gêneros textuais fixado para cada etapa do ensino) e com o propósito único de serem “lidos/avaliados pelo professor”, conforme aponta Kleiman (2004).
Com vistas a contribuir com os professores em formação inicial, proponho um trabalho de pesquisa sobre os efeitos das práticas de leitura e produção textual na construção de sujeitos leitores/escritores.
Metodologia
Para a realização da pesquisa far-se-á necessário, primeiramente, estabelecer parcerias entre equipes gestoras de escolas públicas do município de Pelotas para a realização do trabalho com os professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Uma vez formado o corpus empírico, o próximo passo será organizar o corpus discursivo para desenvolvimento das análises. Com a referida análise, buscaremos evidenciar as posições-sujeito assumidas pelos alunos/produtores de textos, os iguais ou diferentes efeitos de sentido produzidos nos textos e os iguais ou diferentes gestos de autoria.
Segundo Orlandi (2012, p. 76) “o autor é o sujeito que, tendo o domínio de certos mecanismos discursivos, representa, pela linguagem, esse papel na ordem em que está inscrito, na posição em que se constitui, assumindo a responsabilidade pelo que diz, como diz, etc.”
A análise, então se dará a partir do exame de sequências discursivas coletadas das produções e de acordo com as propostas realizadas pelos professores. Essas sequências discursivas serão reunidas em recortes ou em blocos discursivos, de acordo com as necessidades da análise. Lembrando que na perspectiva discursiva a metodologia de análise não é definida a priori, mas a partir do corpus de análise.
Segundo Orlandi (2012, p. 76) “o autor é o sujeito que, tendo o domínio de certos mecanismos discursivos, representa, pela linguagem, esse papel na ordem em que está inscrito, na posição em que se constitui, assumindo a responsabilidade pelo que diz, como diz, etc.”
A análise, então se dará a partir do exame de sequências discursivas coletadas das produções e de acordo com as propostas realizadas pelos professores. Essas sequências discursivas serão reunidas em recortes ou em blocos discursivos, de acordo com as necessidades da análise. Lembrando que na perspectiva discursiva a metodologia de análise não é definida a priori, mas a partir do corpus de análise.
Indicadores, Metas e Resultados
Espero que ao final do projeto possamos vislumbrar propostas de trabalho distintas do que tradicionalmente vem sendo realizado na escola e que a partir das análises possamos pensar estratégias de trabalho com a leitura e a produção de textos em que os estudantes se reconheçam como autores de suas próprias vidas e de textos que realmente cumpram o seu papel social e transformador.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
LAÍZE AMARAL DA COSTA | |||
LUCIANE BOTELHO MARTINS | 10 | ||
MAREN CAMILE RUTZ BERGMANN | |||
MARIANA SOARES DA FONSECA | |||
NATALIA SANTOS KOPP |