Nome do Projeto
Oficinas de Leitura do Texto Multimodal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 16/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
À multimodalidade textual/discursiva, infelizmente não tem sido dada a devida atenção ao longo da Educação Básica, talvez porque na formação inicial e/ou continuada de professores, muito pouco tenha sido explorado à respeito do universo de gêneros textuais/discursivos postos em circulação principalmente após a emergência das redes sociais com a internet. Conforme aponta MARCUSCHI, o texto enquanto forma de comunicação humana pela língua vem emergindo como “... novas formas de textualização que surgem e devem ser analisadas com cuidado, em especial quanto aos processos de condução tópica, produção de sentido e relações interpessoais” (2009, p. 79). Nesse sentido, julgo como relevante a proposta de um projeto que contribua na formação inicial de professores de Língua Portuguesa. O projeto, portanto está dividido em dois momentos: no primeiro, os estudantes participarão das oficinas e aprenderão estratégias de trabalho com o(s) texto(s) multimodal (ais); em um segundo momento esses estudantes atuarão como ministrantes de oficinas para estudantes da educação básica de escolas parceiras. A ação fará parte do Programa de Extensão em Língua Portuguesa e Literatura.

Objetivo Geral

- Contribuir com a formação inicial de professores de Língua Portuguesa através do desenvolvimento de estratégias de trabalho com a leitura e a interpretação de textos multimodais e gêneros emergentes da contemporaneidade, unindo teoria (formação) e prática (oficinas na escola).

Justificativa

Minha experiência como docente na Educação Básica e no Ensino Superior traz uma preocupação ao longo dos últimos anos. Frequentemente, ao apresentar disciplinas que tratam sobre texto, leitura e produção de textual, inicio com uma pergunta clássica e provocativa: “O que é texto?” Chama atenção a(s) respostas(s) muitas vezes unânime(s) de estudantes (tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior) que definem texto apenas e/ou somente como uso da palavra escrita.
Ao perceber a carência de ações voltadas para um trabalho com a multimodalidade e com os hipergêneros emergentes proponho um programa de oficinas com estudantes das licenciaturas em Letras Português e Letras Português - Línguas Estrangeiras com o intuito de promover práticas de leitura a partir dos gêneros híbridos.

Metodologia

O projeto será realizado em duas etapas. A primeira dar-se-á no semestre 2023/1 e consistirá em oficinas semanais de trabalho com textos multimodais. Os participantes das oficinas farão a leitura de bibliografia conforme orientações do programa e realizarão atividades práticas com os textos multimodais propostos. A segunda etapa, está prevista para o semestre 2023/2 e consistirá em ações nas escolas. Os participantes das oficinas em 2023/1 serão os ministrantes das oficinas nas escolas em 2023/2, momento em que colocarão em prática as aprendizagens construídas na primeira etapa de formação.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se ao final do projeto que os participantes das oficinas consigam ampliar a noção de texto abrindo-se a diferentes possibilidades de trabalho em sala de aula. A proposta também espera contribuir com a formação de professores voltada para o exercício da leitura crítica e autônoma na prática escolar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILLE QUINTANA CAMPOS
LORRANA VITORIA SCHAUMILE FURTADO
LUCIA DIAS MENDES
LUCIANE BOTELHO MARTINS4
MARCELO SCHNEIDER RODRIGUES
MONICA VAZ LIMA
RAFAELA SIQUEIRA LUCAS
VITÓRIA ELISA GIMENES LULHIER

Página gerada em 29/04/2024 00:05:35 (consulta levou 0.132497s)