Nome do Projeto
Oficinas de Leitura do Texto Multimodal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/06/2023 - 16/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
À multimodalidade textual/discursiva, infelizmente não tem sido dada a devida atenção ao longo da Educação Básica, talvez porque na formação inicial e/ou continuada de professores, muito pouco tenha sido explorado à respeito do universo de gêneros textuais/discursivos postos em circulação principalmente após a emergência das redes sociais com a internet. Conforme aponta MARCUSCHI, o texto enquanto forma de comunicação humana pela língua vem emergindo como “... novas formas de textualização que surgem e devem ser analisadas com cuidado, em especial quanto aos processos de condução tópica, produção de sentido e relações interpessoais” (2009, p. 79). Nesse sentido, julgo como relevante a proposta de um projeto que contribua na formação inicial de professores de Língua Portuguesa. O projeto, portanto está dividido em dois momentos: no primeiro, os estudantes participarão das oficinas e aprenderão estratégias de trabalho com o(s) texto(s) multimodal (ais); em um segundo momento esses estudantes atuarão como ministrantes de oficinas para estudantes da educação básica de escolas parceiras. A ação fará parte do Programa de Extensão em Língua Portuguesa e Literatura.
Objetivo Geral
- Contribuir com a formação inicial de professores de Língua Portuguesa através do desenvolvimento de estratégias de trabalho com a leitura e a interpretação de textos multimodais e gêneros emergentes da contemporaneidade, unindo teoria (formação) e prática (oficinas na escola).
Justificativa
Minha experiência como docente na Educação Básica e no Ensino Superior traz uma preocupação ao longo dos últimos anos. Frequentemente, ao apresentar disciplinas que tratam sobre texto, leitura e produção de textual, inicio com uma pergunta clássica e provocativa: “O que é texto?” Chama atenção a(s) respostas(s) muitas vezes unânime(s) de estudantes (tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior) que definem texto apenas e/ou somente como uso da palavra escrita.
Ao perceber a carência de ações voltadas para um trabalho com a multimodalidade e com os hipergêneros emergentes proponho um programa de oficinas com estudantes das licenciaturas em Letras Português e Letras Português - Línguas Estrangeiras com o intuito de promover práticas de leitura a partir dos gêneros híbridos.
Ao perceber a carência de ações voltadas para um trabalho com a multimodalidade e com os hipergêneros emergentes proponho um programa de oficinas com estudantes das licenciaturas em Letras Português e Letras Português - Línguas Estrangeiras com o intuito de promover práticas de leitura a partir dos gêneros híbridos.
Metodologia
O projeto será realizado em duas etapas. A primeira dar-se-á no semestre 2023/1 e consistirá em oficinas semanais de trabalho com textos multimodais. Os participantes das oficinas farão a leitura de bibliografia conforme orientações do programa e realizarão atividades práticas com os textos multimodais propostos. A segunda etapa, está prevista para o semestre 2023/2 e consistirá em ações nas escolas. Os participantes das oficinas em 2023/1 serão os ministrantes das oficinas nas escolas em 2023/2, momento em que colocarão em prática as aprendizagens construídas na primeira etapa de formação.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se ao final do projeto que os participantes das oficinas consigam ampliar a noção de texto abrindo-se a diferentes possibilidades de trabalho em sala de aula. A proposta também espera contribuir com a formação de professores voltada para o exercício da leitura crítica e autônoma na prática escolar.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAMILLE QUINTANA CAMPOS | |||
LORRANA VITORIA SCHAUMILE FURTADO | |||
LUCIA DIAS MENDES | |||
LUCIANE BOTELHO MARTINS | 4 | ||
MARCELO SCHNEIDER RODRIGUES | |||
MONICA VAZ LIMA | |||
RAFAELA SIQUEIRA LUCAS | |||
VITÓRIA ELISA GIMENES LULHIER |