Nome do Projeto
Parâmetros físicos de mulheres que passaram pelo tratamento primário para o câncer de mama
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/05/2023 - 31/01/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O objetivo do estudo é determinar o consumo de oxigênio de pico (VO2pico), força dinâmica máxima de membros inferiores e espessura muscular do quadríceps de mulheres que passaram ou não pelo tratamento primário do câncer de mama. Para isso, foram analisados os dados de trinta e oito mulheres sobreviventes do câncer de mama, que deveriam ter idade igual ou superior a 18 anos, diagnóstico de câncer de mama entre os estadiamentos I a III e conclusão do tratamento primário há pelo menos 6 meses. Também, foram analisados os dados de quarenta e uma mulheres idosas, que deveriam ter idade entre 60 e 75 anos. O consumo de oxigênio de pico (VO2pico) foi mensurado durante um teste incremental na esteira e os gases respiratórios coletados por um analisador de gases. A força dinâmica máxima de membros inferiores foi mensurada através do teste de 1 repetição máxima (1RM) durante realização de extensão de joelhos. A espessura muscular do quadríceps foi mensurada durante ultrassonografia a partir da análise dos músculos reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio do membro inferior direito. Os dados serão apresentados através da média e desvio-padrão (DP). Para a comparação das variáveis entre o grupo de mulheres sobreviventes do câncer de mama e idosas será utilizado ANOVA one-way, com post-hoc de Bonferroni. O nível de significância adotado para o presente estudo será de α = 5%.

Objetivo Geral

Determinar parâmetros físicos de mulheres sedentárias que passaram ou não pelo tratamento primário do câncer de mama.

Justificativa

De acordo com a literatura estudada (CHRISTENSEN et al.,2014; KLASSEN et al., 2014; KLASSEN et al., 2017; VILLASEÑOR et al., 2012), o tratamento primário contra o câncer de mama impacta diretamente o consumo de oxigênio de pico, força e massa muscular. Contudo, a maioria dos estudos com esse público investiga o efeito do exercício físico sobre parâmetros físicos, resultando em uma escassez de pesquisas acerca das características do perfil físico da mulher com câncer de mama e a necessidade de diferentes metodologias na mensuração desses desfechos.

Metodologia

O presente estudo caracteriza-se como observacional comparativo. A amostra será composta por 38 mulheres sobreviventes do câncer de mama que participaram de dois estudos experimentais com programas de treinamento combinado e 41 idosas que participaram de um estudo experimental com treinamento aeróbico em meio aquático. Como critérios de inclusão dos dois estudos com programas de treinamento combinado, participaram somente mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, diagnosticadas com câncer de mama entre os estágios I e III que tenham realizado o tratamento primário (cirurgia, quimioterapia ou radioterapia) para a doença há no mínimo seis meses e no máximo cinco anos à realização do experimento, mas que poderiam ainda estar realizando tratamento hormonal. Como critérios de exclusão, nenhuma participante poderia estar realizando exercício físico regular por mais de 75 minutos semanais ou apresentar qualquer condição que impedisse o experimento, tais como histórico de doença cardiovascular (exceto hipertensão arterial controlada sob medicação), doença metastática, empecilhos físicos ou psicológicos, náusea e anorexia.
Para participação do estudo com treinamento em meio aquático, as participantes precisavam possuir entre 60 e 75 anos e não poderiam estar praticando exercício físico há pelo menos 6 meses. Além disso, as participantes não poderiam possuir histórico de doença cardiovascular (com exceção à hipertensão controlada sob medicação) ou osteoarticulares que impedissem a prática. Ambos os projetos de pesquisa (i.e., mulheres sobreviventes com câncer de mama e idosas) foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (CAAE: 59195516.9.0000.5313/ 69931817.5.0000.5313) e todas as participantes foram informadas acerca dos procedimentos e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados foi realizada no Laboratório de Avaliação Neuromuscular da Escola Superior de Educação Física. No presente estudo serão utilizados os valores baseline para a mensuração dos seguintes desfechos:
Consumo de Oxigênio de pico. O consumo de oxigênio de pico foi coletado durante a realização de um teste incremental na esteira.
Força dinâmica máxima de membros inferiores. A força dinâmica máxima de membros inferiores foi medida através do teste de uma repetição máxima (1RM) durante realização de extensão de joelhos (World-Esculptor, Porto Alegre, Brasil).
Espessura muscular do quadríceps. A espessura muscular do quadríceps foi mensurada através de ultrassonografia (Toshiba – Tosbee/SSA- apresentação de um exame eletrocardiográfico anterior ao teste para participação no 240A, Japão).
Para analisar os dados será utilizada estatística descritiva através da média e desvio-padrão. A normalidade dos dados será verificada através dos testes de Shapiro-Wilk e Levene. Será utilizado ANOVA one-way para a comparação dos desfechos entre os grupos. Para verificar a diferença entre os grupos será utilizado post-hoc de Bonferroni. Os testes estatísticos serão realizados no programa SPSS vs. 20.0. O nível de significância adotado para o estudo foi de α = 0,05.

Indicadores, Metas e Resultados

A hipótese é que mulheres que passaram pela terapia apresentam valores inferiores ao grupo que não realizou o tratamento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINE LIMA ALBERTON1
PAMELA SILVA CARDOZO
STEPHANIE SANTANA PINTO1

Página gerada em 27/04/2024 18:52:33 (consulta levou 0.167622s)