Nome do Projeto
PERFIL DE PROFISSIONAIS NUTRICIONISTAS E A ATUAÇÃO EM CONSULTORIA/ ASSESSORIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/05/2023 - 24/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O nutricionista deve ser capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se mostrem essenciais. Esse profissional pode atuar em diversas áreas como saúde coletiva, alimentação coletiva, clínica, na cadeia de produção, na indústria e no comércio de alimentos, dentre outros, podendo também atuar em diferentes campos como consultor, auditor e assessor nas suas diferentes áreas de atuação, tornando a consultoria um campo de amplas oportunidades para o nutricionista. No entanto, a atuação na consultoria nutricional e alimentar é muito pouco explorada. Sendo assim, o presente projeto visa investigar o perfil de nutricionistas e sua atuação na área de Consultoria/Assessoria nutricional e alimentar no Rio Grande do Sul, identificando as áreas de atuação do nutricionista prevalentes no estado, avaliando prevalência de profissionais atuantes na consultoria, serviços prestados por consultores, e discutir os pontos positivos e negativos observados/vivenciados nas áreas de atuação. Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa, utilizando informações obtidas por meio de um questionário online via GoogleForms, visando conhecer o perfil do nutricionista e sua atuação na área de consultoria alimentar e nutricional. A amostra do estudo será composta por profissionais nutricionistas com registro ativo no Conselho Regional de Nutrição da 2ª região (CRN-2) localizado na jurisdição do estado do Rio Grande do Sul. A partir deste estudo espera-se encontrar poucos profissionais nutricionistas atuando na área da consultoria, e inferimos que a maior parte destes profissionais estejam atuando na área de nutrição clínica, como observado em estudos semelhantes. Há expectativa também de que os serviços mais executados pelos profissionais atuantes em consultoria sejam relacionados a elaboração de Boa Práticas de Fabricação (BPF), tabela nutricional, Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Investigar o perfil de nutricionistas e sua atuação na área de Consultoria/Assessoria nutricional e alimentar no Rio Grande do Sul.

Justificativa

De acordo com pesquisa realizada por Lumertz (2015), nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal, a área de atuação do nutricionista que mais empreendeu foi a de Alimentação Coletiva, somada a subáreas de consultoria em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), indústrias e empresas com a gastronomia na preparação de refeições e lanches saudáveis, além de restaurantes e confeitaria, viu-se também, atuação de empresas e indústrias no ramo da alimentação, e consultoria em nutrição esportiva e consultoria em amamentação. Indicando que esse mercado está em ascensão, e tem muito espaço para profissionais em diversas categorias ligadas a nutrição. Em estudo semelhante realizado por Franco e Coelho (2021) no estado de Minas Gerais, observou-se que a área que com mais profissionais atuantes foi a de Nutrição Clínica. No entanto a pesquisa realizada por Lumertz foi realizada em 2015, e a de Franco e Coelho em 2021, em estados distintos, assim é necessário também conhecer a realidade de atuação do profissional nutricionista nesta área de atuação, especificamente no estado do Rio Grande do Sul, espera-se resultados parecidos com o estudo realizado em 2015, a expectativa é de que a área tenha ampliado sua atuação.

Metodologia

Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa, utilizando informações obtidas por meio de um questionário online via GoogleForms, visando conhecer o perfil do nutricionista e sua atuação na área de consultoria alimentar e nutricional. A amostra do estudo será composta por profissionais nutricionistas com registro ativo no Conselho Regional de Nutrição da 2ª região (CRN-2) localizado na jurisdição do estado do Rio Grande do Sul.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir deste estudo espera-se encontrar poucos profissionais nutricionistas atuando na área da consultoria, e inferimos que a maior parte destes profissionais estejam atuando na área de nutrição clínica, como observado em estudos semelhantes. Há expectativa também de que os serviços mais executados pelos profissionais atuantes em consultoria sejam relacionados a elaboração de Boa Práticas de Fabricação (BPF), tabela nutricional, Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Produto: Trabalho de Conclusão de Curso
Resultado: Artigo Científico para publicação

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE MATTOS DA SILVA
ELIZABETE HELBIG1
Luana Garcia

Página gerada em 27/04/2024 16:26:28 (consulta levou 0.135977s)