Nome do Projeto
Boas práticas de manipulação de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANEs): principais desafios encontrados durante a pandemia e construção de instrumento específico de avaliação
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/05/2023 - 27/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente estudo visa construir e validar uma ferramenta específica para avaliação das boas práticas de manipulação em UANEs e estudar os principais desafios na implementação destas ações durante a pandemia. Trata-se de um estudo com delineamento transversal que será realizado em cinco etapas: 1) Levantamento bibliográfico sobre o histórico das condições higiênicas em UANEs durante o período de pandemia; 2) Conhecer a atuação dos nutricionistas na execução do PNAE no Estado Rio Grande do Sul, e os principais desafios enfrentados durante o período de pandemia; 3) Elaboração do Instrumento de Verificação de Boas Práticas para UANEs; 4) Validação do conteúdo do instrumento elaborado que será realizada por especialistas da área selecionados de acordo com sua experiência na temática do estudo; 5) Análise da reprodutibilidade e confiabilidade do instrumento validado através sua aplicação em UANEs previamente selecionadas no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados em todas as fases do estudo serão exportados para o Microsoft Excel® e analisados em programa estatístico a ser definido. A presente pesquisa visa contar com a participação de profissionais nutricionistas, de especialistas na área de segurança de alimentos e alimentação escolar no estado, e também as secretarias municipais e estaduais de educação, todos serão convidados a participar através de carta convite e mediante assinatura do Termo de Anuência Institucional e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A partir da execução desta pesquisa pretende-se desenvolver um instrumento de verificação em boas práticas que possa auxiliar no diagnóstico das condições higiênicas e estruturais das UANEs públicas, com a proposta de um instrumento específico com orientações para situações pandêmicas que possam ocorrer futuramente. Espera-se também que possamos conhecer a forma de atuação dos nutricionistas vinculados ao PNAE no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, além de também partilharmos, dos desafios enfrentados por estes profissionais durante o período de pandemia nas ações relacionadas às boas práticas nas UANEs em que atuam.

Objetivo Geral

Construir e validar uma ferramenta específica para avaliação das boas práticas de manipulação em UANEs e estudar os principais desafios na implementação durante a pandemia.

Justificativa

O Brasil, detentor do PNAE, um dos maiores programas de alimentação e nutrição do mundo, com magnitude e pioneirismo reconhecidos internacionalmente, ainda carece de um instrumento e/ou legislação específica desenvolvida de acordo com a realidade e características das UANEs. Pois, a existência deste instrumento com a inserção de informações e/ou orientações relacionadas a situações pandêmicas poderá contribuir com o Estado, equipe escolar e nutricionistas na identificação, execução e padronização das ações propostas relacionadas para este tipo de ocorrência.
Salienta-se ainda que mesmo antes da pandemia, as UANEs públicas já apresentavam dificuldades em relação às adequações higiênico-sanitárias, e a partir da eclosão da pandemia e com o retorno às atividades escolares presenciais inferimos que as mesmas enfrentaram maiores dificuldades em virtude das incertezas relacionadas a orientações e/ou protocolos que deveriam ser seguidos. Em vista disso, consideramos também importante caracterizar e conhecer a atuação de profissionais nutricionistas que atuaram na execução do PNAE nas UANEs neste período de pandemia no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, bem como, os desafios enfrentados por estes profissionais na execução das ações relacionadas às boas práticas para garantir a segurança dos alimentos ofertados nestas instituições.

Metodologia

Trata-se de um estudo com delineamento transversal que será realizado em cinco etapas: 1) Levantamento bibliográfico sobre o histórico das condições higiênicas em UANEs durante o período de pandemia; 2) Conhecer a atuação dos nutricionistas na execução do PNAE no Estado Rio Grande do Sul, e os principais desafios enfrentados durante o período de pandemia; 3) Elaboração do Instrumento de Verificação de Boas Práticas para UANEs; 4) Validação do conteúdo do instrumento elaborado que será realizada por especialistas da área selecionados de acordo com sua experiência na temática do estudo; 5) Análise da reprodutibilidade e confiabilidade do instrumento validado através sua aplicação em UANEs previamente selecionadas no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados em todas as fases do estudo serão exportados para o Microsoft Excel® e analisados em programa estatístico a ser definido.

Indicadores, Metas e Resultados

- Instrumento de verificação de BP específico para escolas;
- Dissertação de mestrado;
- Relatórios para as escolas participantes;
- Artigos para publicação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Carla Cristina Bauermann Brasil
ELIZABETE HELBIG1
Luana Garcia

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 800,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 800,00

Página gerada em 27/04/2024 18:53:17 (consulta levou 0.131420s)