Nome do Projeto
Encontros com a alteridade: narrativas de formação e experiência estética
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O tema central desta pesquisa é a formação, mais especificamente a formação estética atrelada ao conceito de alteridade. A humanidade é constituída pela alteridade, mas parece haver uma necessidade de lembrar os sujeitos sobre a existência do outro, o alter, quando na verdade só existimos graças a ele. É graças ao outro, à percepção da alteridade que constituímos nosso eu. Narrando vivemos, criamos, elaboramos, morremos. Somos sujeitos de palavras e da palavra. O ato de narrar está ligado, portanto, ao ato de ficcionar, e faz parte da realidade, poderíamos afirmar inclusive, que o ato de ficcionar é a realidade, afinal, quando tentamos narrar o real sempre estamos, de algum modo, ficcionando-o. Ao narrar o real, nós o produzimos. E a narrativa é uma das formas de encontro com o outro, com a alteridade. Nesse sentido, o objetivo geral deste projeto é: pesquisar de que modos a formação e a experiência estética podem contribuir nos encontros com a alteridade. No que tange às práticas educativas, tanto os processos pedagógicos intencionais quanto os processos autoformativos perpassam encontros com a alteridade, afinal, as práticas educativas são por excelência encontros com o outro. Para tanto, durante a pesquisa serão estudados e aprofundados os seguintes conceitos pelo viés de diferentes autores: formação, estética, experiência, alteridade, memória, e narrativa. O material empírico da pesquisa será constituído de entrevistas narrativas, as quais serão obtidas a partir de entrevistas semi-estruturadas e/ou relatos escritos, a serem produzidos com pessoas que se disponibilizem a participar da pesquisa a partir de relatos biográficos. Os relatos biográficos poderão estar associados a espaços educacionais, situações familiares, cenas de situações variadas, mas que em certa medida abarquem elementos de encontro com o outro, no sentido de uma alteridade que envolva processos de formação e experiência estética. A proposta de pesquisa aqui descrita desenvolver-se-á, para além da coleta de material empírico, por meio de intensa pesquisa bibliográfica, com mapeamento e exploração de pesquisas, livros, artigos, teses e dissertações que abarquem a temática do presente projeto. Os resultados buscam obter dados acerca do que nos afeta enquanto sujeitos e do que pode ser viabilizado em contextos e práticas educacionais, que envolva experiências estéticas com o viés da sensibilização e promoção de encontros com a alteridade, no sentido de potencializar a própria noção de coletividade e de sociedade.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é: pesquisar de que modos a formação e a experiência estética podem contribuir nos encontros com a alteridade.
Entre os objetivos específicos delinearam-se as seguintes ações: analisar, a partir de narrativas, situações de histórias de vida que se constituem como momentos de experiência estética; compreender aspectos inerentes à formação estética; pesquisar as relações entre a noção de alteridade e experiências estéticas; analisar os efeitos de formação e experiência estética no âmbito educacional, na relação com o outro.

Justificativa

Atualmente, embora haja uma profusão massiva de discursos – especialmente nas redes sociais –, os espaços de escuta têm se tornado cada vez mais raros. No entanto, podemos pensar na Arte - nas suas mais variadas formas de expressão - como um espaço de resistência em meio ao turbilhão de notícias e postagens diárias pelas quais somos interpelados. Além disso, a Arte pode viabilizar um teor interpretativo diferenciado das narrativas objetivas às quais estamos sujeitos. Ou seja, no sentido da experiência formativa que alcança a consciência, tal qual desejava Theodor Adorno, retomando as palavras de Neuvald (2015), com o intuito de alcançar "uma subjetividade que resista à totalidade genérica" (p. 28).
Considerando, porém, que situações de experiência estética não estão limitadas a objetos de arte (SABISCH, 2009), trago as palavras de Larrosa (2018) no sentido de pensar o quanto processos de narrativa e escrita podem produzir experiências, ou ainda, o quanto experiências podem render produções narrativas, pois sempre temos algo para aprender, para dizer, para contar ou para escrever: “Não se escreve sobre a experiência, mas sim a partir dela. O mundo não é somente algo sobre o que falamos, mas algo a partir de que falamos” (p. 9).
O conceito de experiência é um conceito caro ao campo da Filosofia e tem abarcado discussões de áreas variadas, comumente a experiência é associada ao campo da educação, no sentido da subjetividade, do que experenciamos e como nos constituímos nos sujeitos que somos. E no que diz respeito à experiência enquanto formação, esta tem sido associada ao campo das Artes, mais especificamente da estética.
Os processos formativos de experiência estética podem ser a um só tempo, macro e micro, ou seja, analisados em sua variedade e particularidade. Em outras palavras: ao aprofundar o conceito de formação e pensar este em sua amplitude, é possível compreender elos de encontros com a alteridade, com o que pode auxiliar em processos formativos, pois afinal, o que são as práticas educativas senão encontros com o outro?
A experiência estética tende a constituir-se como momentos atrelados ao campo dos afetos, quanto mais afetados somos em processos de formação, mais potentes tendem a ser os resultados. Compreendendo processos que convocam esteticamente os sujeitos, adentramos também no terreno da ética, tão necessária em tempos que o convívio e reconhecimento do outro precisam ser reiterados.

Metodologia

A presente proposta de pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa. O material empírico da pesquisa será constituído de entrevistas narrativas, as quais serão obtidas a partir de entrevistas semi-estruturadas e/ou relatos escritos, a serem produzidos com pessoas que se disponibilizem a participar da pesquisa a partir de relatos biográficos.
Os relatos biográficos poderão estar associados a espaços educacionais, situações familiares, cenas de situações variadas, mas que em certa medida abarquem elementos de encontro com o outro, no sentido de uma alteridade que envolva processos de formação e experiência estética. Encontros estéticos que podem se caracterizar como estéticos exatamente por possibilitar o encontro ético com o outro. Este outro não precisa estar materializado, no sentido físico do termo, mas no sentido do estranhamento que possibilita o encontro, ou seja, este encontro pode ser dar a partir de uma imagem, de uma cena cinematográfica, de uma obra de arte, de um diálogo, da escuta de um relato, etc.
Com o intuito de entrevistar diferentes pessoas, para atentar às várias nuances que configuram as possibilidades de formação e experiência estética, o público-alvo da pesquisa será vasto, podendo atingir sujeitos inseridos ou não em contextos formais de educação. Inicialmente, a pesquisa será divulgada entre alunos de Cursos da UFPEL e professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Este critério tem em vista um dos objetivos do projeto, de analisar os efeitos de formação e experiência estética no âmbito educacional, na relação com o outro.
As narrativas dos sujeitos entrevistados serão, portanto, o material bruto e profícuo de análise de experiências estéticas, no sentido de “reatualizar” fatos passados na definição bergsoniana de retomar o passado, a partir de necessidades do presente. A análise das narrativas será pelo aporte teórico da análise do discurso de Michel Foucault, que compreende a linguagem como constituinte da realidade, de forma a compreender os depoimentos obtidos como fruto de práticas discursivas. O discurso é, segundo Foucault (2007, p. 61), um conjunto no qual “[...] podem ser determinadas a dispersão do sujeito e sua descontinuidade em relação a si mesmo. É um espaço de exterioridade em que se desenvolve uma rede de lugares distintos”. Um olhar analítico que pretende contemplar um tempo “estendido”, que considere a multiplicidade, a descontinuidade, enfim, estes elementos ricos de análise de que já tratava Foucault (2007), elementos transbordantes de qualidade como pensava Bergson (2006) e como desejava Benjamin (1987), para manter a riqueza da narrativa e do passado.
A proposta de pesquisa aqui descrita desenvolver-se-á, acima de tudo, para além da coleta de material empírico, por meio de intensa pesquisa bibliográfica, com mapeamento e exploração de pesquisas, livros, artigos, teses e dissertações que abarquem a temática do presente projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Uma das metas deste projeto é atingir um público variado, inicialmente estudantes da UFPEL, professores da Educação Básica e Ensino Superior e se possível, num segundo momento, idosos, pessoas que por vezes carecem de contextos de escuta e interlocução com a universidade.
Considerando os demais pesquisadores da área, durante o desenvolvimento do projeto serão firmadas e fortalecidas parcerias interinstitucionais.
Como amostra inicial, pretende-se coletar relatos de um número mínimo de 20 pessoas, com posterior análise e reorganização de ferramentas e público-alvo, caso seja necessário.
Os resultados buscarão obter dados acerca do que nos afeta enquanto sujeitos e do que pode ser viabilizado em contextos e práticas educacionais, que envolva experiências estéticas com o viés da sensibilização e promoção de encontros com a alteridade, no sentido de potencializar a própria noção de coletividade e de sociedade.
Com os resultados deste projeto de pesquisa pretende-se desenvolver ações extensionistas e de ensino, quais sejam: encontros de formação e reflexão, ciclos de debates e exposições artístico culturais.
A partir da análise dos dados obtidos, estes serão divulgados em eventos científicos e artigos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE MACEDO ZILIOTTO6
ELIANE ARNOLD MENDES
ELIANE IRIGOITE GASSO
MARIANE INES OHLWEILER37
MURILO SERREDEIRO DOS SANTOS
Rai Marcelo De Oliveira Feijó

Página gerada em 28/04/2024 23:17:31 (consulta levou 0.132772s)