Nome do Projeto
A História do Arquivo Geral de Universidade Federal de Pelotas e dos Arquivos do Núcleo de Pesquisa em História Regional
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/06/2023 - 30/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto visa produzir a história dos arquivos do NPHR e Arquivo geral da UFPEL. Os arquivos alocados no NPHR foram doados entre os anos de 2014 e 2015 e, no percurso do tempo, acumularam uma diversidade de materiais que oportunizam a reconstituição histórica que contribui para completar o conjunto de ações realizadas nos arquivos: o tratamento documental visando a preservação, a organização visando a acessibilidade, a história dos acervos visando o princípio da proveniência e a pesquisa histórica visando a divulgação mais ampla dos resultados de todo o trabalho realizado. O mesmo vale para o Arquivo Geral da UFPEL, hoje alocado na Unidade de Arquivo, do Núcleo de Documentação e Arquivo (NUDOC), da Pró-Reitoria de Administração. Até onde se tem conhecimento, esta será a primeira pesquisa sobre a história dos documentos gerados cotidianamente na UFPEl, e um levantamento inicial de fontes será necessário. A organização do acervo de Projetos de Extensão em curso, realizada por um grupo de estudantes do curso de Bacharelado em História, apontou como necessária a produção da história do arquivo.

Objetivo Geral

Produzir a história dos documentos universitários, com foco nos arquivos doados ao Núcleo de Pesquisa em História Regional (NPHR) e o Arquivo Geral da UFPEL.

Justificativa

O trabalho com arranjo de arquivos constitui pilar do debate acerca da promoção da cidadania através da preservação da memória e das identidades dos sujeitos sociais. O conceito de cidadania é aqui considerado em seu sentido pleno, qual seja “a formação, informação e participação múltiplas na construção da cultura, da política, de um espaço e de um tempo coletivos” onde a história possui “um papel de formadora de identidades” (PAOLI, p. 25).
O Curso de Bacharelado em História da UFPEL tem como objetivo para a formação do seu egresso preparar historiadores capazes de atuar em arquivos, museus e outras instituições culturais. A organização dos acervos da Universidade é uma oportunidade para os bacharelandos realizarem atividades práticas e estágios na sua área de atuação profissional.
O presente projeto oferece a oportunidade para as/os discentes realizarem a pesquisa histórica aplicada ao arquivo, produzindo a história de importantes espaços da preservação documental desta universidade.
O Núcleo de Pesquisa em História Regional iniciou suas atividades como um grupo de pesquisas, formado por historiadores voltados para a preservação da História Local, tanto na forma de produção de trabalhos de pesquisa como na forma da constituição de Arquivos Históricos. Dois Fundos Documentais compõem o Acervo Ayala, que pertence ao NPHR: o Fundo Documental Ayala, doado em 2014 e Livro de Notas de Testamentos (1864 - 1966) e Livros de Notas de Inventários (1894 - 1959), do Município de Pelotas, doado em 2015.
O Arquivo Geral da UFPEL encontra-se atualmente alocado em um espaço que oferece condições para a sua organização e pesquisa. No decorrer do ano de 2023, iniciaram as atividades práticas de organização de arquivos realizadas por estudantes do curso de História neste espaço, projeto este que apontou para a necessidade de se produzir a história do arquivo.

Metodologia

Para a pesquisa histórica o trabalho desenvolve-se em três ações básicas:
- Levantamento historiográfico do tema proposto, ou seja, a história de arquivos universitários;
- Concomitante ao trabalho de levantamento bibliográfico, é necessário realizar o levantamento de fontes não bibliográficas, também chamadas de fontes primárias. Entrevistas de memória oral com servidores, materiais escritos e imagéticos, são exemplos de fontes imprescindíveis nesta pesquisa.
- Produção de textos de natureza histórica sobre os arquivos propostos no projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Abrir novas possibilidades de pesquisa nos arquivos.
Valorizar o trabalho de servidores da área de arquivos da UFEL.
Oportunizar desenvolver conhecimento crítico acerca da história dos arquivos universitários e da história da educação superior.
Divulgar os resultados das pesquisas sobre a história dos arquivos da UFPEL.
Participar em eventos do campo de conhecimento relacionado ao tema do projeto.
Auxiliar na promoção da cidadania, o que implica ações onde o conhecimento é o meio pelo qual os sujeitos envolvidos reconhecem-se, percebem-se e assumem a luta pela defesa de seus direitos e de suas identidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA INEZ KLEIN6
ANA LUCIA ROCKENBACH WELTER
BEATRIZ FERREIRA MELO
DANIEL SILVA DE MELLO4
FLAVIO VILLELA DE OLIVEIRA4
LORENZA NACHIBAR LOPES DE ABREU
MARIA LUIZA GUIMARAES BARBOSA SILVA

Página gerada em 28/04/2024 17:31:08 (consulta levou 0.365820s)