Nome do Projeto
Formação complementar de orientação e educação nutricional em nutrição e saúde pública.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/07/2023 - 28/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O consumo de dietas com maiores itens de alimentos ultraprocessados está relacionado a piores perfis nutricionais e está diretamente associado a maiores índices de sobrepeso e obesidade, bem como ao risco de desenvolvimento de hipertensão e de câncer em geral. Por outro lado, uma alimentação com maior participação de alimentos in natura e minimamente processados tem sido relacionada a desfechos positivos para a saúde, como níveis mais elevados de colesterol-HDL e menores prevalências de síndrome metabólica, hiperglicemia e excesso de peso. Essas afirmações demonstram a importância de conhecer e seguir as recomendações do Guia Alimentar pela população em geral. Especialmente quanto a alimentação infantil há recomendações voltadas para a alimentação de crianças nos dois primeiros anos de vida no guia alimentar dedicado a essa parcela da população. Essas recomendações visam o crescimento e desenvolvimento adequados na infância e que se refletem ao longo da vida. Aliada às recomendações dos guias alimentares para os brasileiros, a abordagem comportamental representa uma ferramenta importante na prática clínica. A Nutrição Comportamental, como nova abordagem científica, se embasa em técnicas validadas como Entrevista Motivacional, Terapia Cognitivo-Comportamental, Comer Intuitivo, Comer com Atenção Plena, Aconselhamento Nutricional, entre outros. Alguns desses conceitos são brevemente trabalhados ao longo do curso de nutrição e/ou se distanciam em relação à sua utilização na prática. Então este projeto é destinado a estudantes em estágio final em nutrição e saúde pública na Faculdade de Nutrição. Por meio de metodologias ativas, será promovido o estudo e a experiência prática de conceitos e técnicas importantes para o desempenho de atividades individuais e coletivas no âmbito da Unidade Básica de Saúde (UBS). Espera-se auxiliar os alunos do curso de nutrição a implementar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria e, como consequência, beneficiar os indivíduos assistidos durante o estágio de nutrição e saúde pública melhorando a sua relação com a alimentação.
Objetivo Geral
Contribuir para a formação dos alunos do curso de nutrição da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, promovendo espaço de discussão e aprendizado de técnicas e conceitos relacionados a conduta nutricional a nível individual e coletivo para a aplicação na prática. Além disso, auxiliar os indivíduos e grupos de indivíduos na promoção de mudanças saudáveis na alimentação de acordo com suas necessidades e condições.
Justificativa
O período de estágio é de grande importância pois representa uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e competências para o graduando. Durante esse período, o aluno vivencia a realidade da rotina da profissão, aprimorando as habilidades aprendidas no decorrer do curso. Muitos conceitos e técnicas são abordados em momentos distantes do momento em que se iniciam os estágios curriculares e/ou são trabalhados brevemente. Este projeto proporcionará o reforço, revisão e implementação na prática desses conceitos e técnicas auxiliando os alunos a transpor os conhecimentos teóricos para a execução prática.
Metodologia
Período: O projeto se desenvolverá na frequência de três turmas por ano, sendo uma em cada período de estágio, com início em de 26 de junho a novembro de 2023. As atividades serão desenvolvidas em quatro dias na UBS com duração de 4h/dia.
Temas: Serão abordados os temas nutrição comportamental, guia alimentar para população brasileira e guia alimentar para crianças menores de dois anos. Além desses, poderão ser trabalhos outros temas de acordo com as demandas do serviço de nutrição e dos estudantes em estágio curricular. Os temas serão distribuídos entre as estagiárias no início do estágio e, para cada atividade proposta, será explicada a metodologia a ser empregada.
Abordagem utilizada: Serão utilizadas as metodologias ativas Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Mão na Massa, Estudos Dirigidos e Relato de Experiências.
Temas: Serão abordados os temas nutrição comportamental, guia alimentar para população brasileira e guia alimentar para crianças menores de dois anos. Além desses, poderão ser trabalhos outros temas de acordo com as demandas do serviço de nutrição e dos estudantes em estágio curricular. Os temas serão distribuídos entre as estagiárias no início do estágio e, para cada atividade proposta, será explicada a metodologia a ser empregada.
Abordagem utilizada: Serão utilizadas as metodologias ativas Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Mão na Massa, Estudos Dirigidos e Relato de Experiências.
Indicadores, Metas e Resultados
Participação das atividades: espera-se que todos os acadêmicos participem das atividades propostas.
Conhecimento adquirido: espera-se ampliar o conhecimento dos acadêmicos nos temas abordados, sendo observada a utilização das técnicas e conceitos nos atendimentos individuais e em atividades coletivas.
Contribuição para a população atendida na UBS: melhoria da relação dos indivíduos com o alimento e busca de uma alimentação mais saudável.
Conhecimento adquirido: espera-se ampliar o conhecimento dos acadêmicos nos temas abordados, sendo observada a utilização das técnicas e conceitos nos atendimentos individuais e em atividades coletivas.
Contribuição para a população atendida na UBS: melhoria da relação dos indivíduos com o alimento e busca de uma alimentação mais saudável.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GABRIELA LOPES GARCIA | |||
GABRIELE PERLEBERG | |||
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI | |||
LUANA PEREIRA DE AZEVEDO | |||
MABEL NILSON ALVES | 24 |