Nome do Projeto
Evento UAB
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/06/2023 - 31/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A UFPel é uma universidade essencialmente presencial e assim permanecerá. As discussões sobre o ensino a distância, total ou parcialmente em cursos que são propícios a este formato, se tornam importantes, sobretudo pelo movimento e avanços na área tecnológica. Tais avanços não podem ser ignorados; mudanças no contexto político, econômico e social com consequências, dentre outras, nas possibilidades concretas das pessoas ingressarem e se manterem na universidade devem ser discutidas bem como as formas tradicionais de organização, remetendo para a busca de alternativas de mudanças, garantindo a qualidade reconhecida nas IFEs públicas. Nos últimos anos, a EaD tem experimentado um aumento expressivo no número de cursos e estudantes matriculados. Com a pandemia da COVID-19, essa tendência se intensificou ainda mais, tornando a EaD uma modalidade importante no cenário do ensino superior. Dados do último Censo da Educação Superior (2021), mostram que, de um total de aproximadamente quatro milhões de ingressantes, 62% ingressaram em cursos a distância. Também é possível verificar que, em relação ao total de matriculados em cursos superiores - perto de 9 milhões - 41% estão vinculados a cursos EaD. Nesse contexto, é fundamental que as universidades públicas, como a nossa, estejam à frente na produção e disseminação de conhecimento sobre essa modalidade de ensino. Entender as melhores práticas, os desafios enfrentados e as oportunidades oferecidas pela EaD é crucial para garantir que nossos estudantes e docentes possam usufruir de experiências educacionais que já se mostraram ricas e significativas. Também é importante estarmos atentos às novas tecnologias digitais e seus impactos na educação, em especial a Inteligência Artificial (IA), que tende a influenciar cada vez mais o ensino presencial e, principalmente, a EaD. Acompanhar e compreender essas tendências tecnológicas nos permitirá integrar essas inovações em nossas práticas pedagógicas.

Objetivo Geral

Promover a Integração dos Cursos Presenciais e a Distância da UFPel, com ênfase na abordagens da transformação digital que a educação está passando.

Justificativa

Aproximar atores envolvidos no Ensino (Coordenadores, Tutores, Professores, Alunos) para atentar as inovações em práticas pedagógicas, com referência as tendências tecnológicas na Educação.

Metodologia

Promoção de conhecimento através de Palestras, Oficinas e Sessões temáticas dos resumo expandidos enviados para o evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Através do número de participantes e feed-back dos participantes pós-evento.

Página gerada em 15/06/2024 07:54:21 (consulta levou 0.200785s)