Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Ecologia & Nutrição - GE|EcoNutri
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/01/2024 - 21/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O processo de industrialização dos sistemas alimentares resultou em uma ruptura da relação homem-natureza, com reflexos diretos sobre as dinâmicas ecológicas nos ecossistemas naturais. Em contrapartida, o manejo dos agroecossistemas e o processamento dos alimentos passaram por expressivos avanços tecnológicos, justificados pela produtividade e segurança alimentar, ainda que apenas a primeira – a produtividade – tenha apresentado resultados satisfatórios. Apesar do protagonismo assumido pela produção, processamento e distribuição dos alimentos, essas etapas refletem apenas uma fração da problemática envolvendo sistemas alimentares, onde as consequências das decisões de consumo das pessoas acabam sendo negligenciadas. A proposta da criação do Grupo de Estudo em Ecologia e Nutrição (GE | EcoNutri) emerge da constatação da ausência de um diálogo direto entre a Ecologia e a Nutrição, tendo como pano de fundo os sistemas alimentares. Pelo papel emblemático que o profissional nutricionista possui nas questões de saúde pública e desenvolvimento individual, faz-se necessária a contextualização da responsabilidade ambiental deste profissional, seja pela formalização de conceitos transdisciplinares já estabelecidos, seja pela construção de marcos teóricos inéditos.
Objetivo Geral
Fortalecer o nexo conceitual da Nutrição com a Ecologia, abordando temas transdisciplinares associados aos sistemas alimentares.
Justificativa
As ações do GE|EcoNutri se justificam por sua complementação na formação profissional dos suas acadêmicas e seus acadêmicos. A adoção dos sistemas alimentares como eixo central dos debates promovidos pelo GE | EcoNutri permitem que temas de relevância histórica e ainda contemporâneos - por exemplo, fome, desnutrição, segurança alimentar, soberania alimentar etc. - possam ser tratados sob uma ótica mais abrangente. Além da constatação das problemáticas elencadas o grupo buscará por soluções, sejam por iniciativas já existentes, seja por abordagens inovadoras.
A temática tem eco em várias instituições de fomento, governamentais e privadas, das quais o Instituto Ibirapitanga (https://www.ibirapitanga.org.br/), Instituto OXFAM Brasil (https://www.oxfam.org.br/), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (https://www.fao.org/brasil/pt/), entre outras, garantem o protagonismo nas ações de fomento.
Por consistir em um espaço propício ao debate entre os diferentes atores envolvidos, existe uma carência de uma visão transversal clara que aproxime a Ecologia da Nutrição. As ações do GE | EcoNutri terão como foco o preenchimento desta lacuna, convidando as/os discentes do curso de Nutrição e discentes de outros cursos a construírem esse espaço de diálogo.
A temática tem eco em várias instituições de fomento, governamentais e privadas, das quais o Instituto Ibirapitanga (https://www.ibirapitanga.org.br/), Instituto OXFAM Brasil (https://www.oxfam.org.br/), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (https://www.fao.org/brasil/pt/), entre outras, garantem o protagonismo nas ações de fomento.
Por consistir em um espaço propício ao debate entre os diferentes atores envolvidos, existe uma carência de uma visão transversal clara que aproxime a Ecologia da Nutrição. As ações do GE | EcoNutri terão como foco o preenchimento desta lacuna, convidando as/os discentes do curso de Nutrição e discentes de outros cursos a construírem esse espaço de diálogo.
Metodologia
• A principal ação consistirá em encontros presenciais e virtuais em grupos de trabalho (GT), organizados por temas de interesse;
• Os encontros presenciais ocorrerão quinzenalmente, intercalados por encontros virtuais igualmente quinzenais;
• Cada encontro – presencial ou virtual – terá duração de uma hora (1h), onde o coordenador do projeto servirá como mediador dos debates ali estabelecidos;
• Textos selecionados em revistas especializadas e/ou na mídia convencional servirão como base para o estabelecimento do marco teórico e da linha de argumentação do grupo;
• Para cada grupo será fomentada a elaboração de textos autorais que sintetizem o conhecimento consolidado na literatura, visando a divulgação para a comunidade acadêmica interessada;
• Serão promovidos encontros com a participação de convidados especiais, especialistas nos temas abordados;
• Prevê-se a realização de ações anuais envolvendo todos os grupos de trabalho, no formato de simpósio.
• Os encontros presenciais ocorrerão quinzenalmente, intercalados por encontros virtuais igualmente quinzenais;
• Cada encontro – presencial ou virtual – terá duração de uma hora (1h), onde o coordenador do projeto servirá como mediador dos debates ali estabelecidos;
• Textos selecionados em revistas especializadas e/ou na mídia convencional servirão como base para o estabelecimento do marco teórico e da linha de argumentação do grupo;
• Para cada grupo será fomentada a elaboração de textos autorais que sintetizem o conhecimento consolidado na literatura, visando a divulgação para a comunidade acadêmica interessada;
• Serão promovidos encontros com a participação de convidados especiais, especialistas nos temas abordados;
• Prevê-se a realização de ações anuais envolvendo todos os grupos de trabalho, no formato de simpósio.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
• Número de discentes e docentes participantes no GE|EcoNutri;
• Número de trabalhos apresentados em eventos científicos;
• Número de textos autoriais publicados;
• Número de ações envolvendo a comunidade extra-acadêmica.
Metas
• Estabelecimento de uma rede de docentes que possam incorporar em suas disciplinas as questões levantadas pelo GE|EcoNutri;
• Formação de uma linha de pesquisa em Ecologia e Nutrição;
• Vinculação com programas de pós-graduação de áreas afins.
Resultados esperados
• Monografias de conclusão de curso desenvolvidas pelos participantes do GE|EcoNutri, com o apoio e supervisão dos docentes do Curso de Nutrição e Ciências Biológicas – com a possibilidade da inclusão de outros cursos;
• Consolidação de parcerias interinstitucionais estabelecidas após a participações de convidados externos à UFPel nas discussões do GE|EcoNutri.
• Número de discentes e docentes participantes no GE|EcoNutri;
• Número de trabalhos apresentados em eventos científicos;
• Número de textos autoriais publicados;
• Número de ações envolvendo a comunidade extra-acadêmica.
Metas
• Estabelecimento de uma rede de docentes que possam incorporar em suas disciplinas as questões levantadas pelo GE|EcoNutri;
• Formação de uma linha de pesquisa em Ecologia e Nutrição;
• Vinculação com programas de pós-graduação de áreas afins.
Resultados esperados
• Monografias de conclusão de curso desenvolvidas pelos participantes do GE|EcoNutri, com o apoio e supervisão dos docentes do Curso de Nutrição e Ciências Biológicas – com a possibilidade da inclusão de outros cursos;
• Consolidação de parcerias interinstitucionais estabelecidas após a participações de convidados externos à UFPel nas discussões do GE|EcoNutri.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE BARTZ HEIDEMANN | |||
ANA CLAUDIA RODRIGUES MACEDO | |||
ANDRESSA MAAGH CANALS | |||
ANNA MARTINS POLETTO | |||
CAROLINE RAMOS DA ROSA | |||
DAIANA STRELOW THUROW | |||
DIOGO FARIAS SIMOES | |||
DIOVANA GABRIELA QUINCOZES ERENO | |||
FELIPE MEINERZ AVRELLA | |||
GABRIEL DELUCA VAZ DA SILVA | |||
GIOVANNA GARCIA GONÇALVES | |||
GUILHERME SANTOS DA SILVA | |||
HELLEN RETZLAFF KRÖNING | |||
ISADORA LEIVAS DA SILVA | |||
JAQUELINE RUTZ BURKLE | |||
JOANA DAL OSTO BAIER | |||
JULIA LOPES FERNANDES DA SILVA | |||
JULIA XIMENDES THEIS | |||
LUANA CENTURIAO MASSAUT | |||
LUIZ ERNESTO COSTA SCHMIDT | 12 | ||
LUIZA DA CONCEICAO DA ROSA | |||
MAIELI DE BORBA DUARTE | |||
NATHALIA RUTZ | |||
PATRÍCIA XAVIER BITTENCOURT | |||
SAMARA DUTRA DA SILVEIRA BRAZ | |||
THALES BUENO MELO | |||
VITOR DA SILVEIRA PEREIRA |