Nome do Projeto
Desenvolvimento de uma pipeline de bioinformática para patologia molecular baseada em Oxford Nanopore
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/02/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O surgimento do sequenciamento de nova geração (Next Generation Sequencing, NGS) tem impulsionado avanços significativos nos campos da medicina e biotecnologia, proporcionando insights não apenas para a pesquisa, mas também para o diagnóstico preciso de doenças com base em suas fundamentações moleculares. Essas inovadoras tecnologias permitem a identificação das sequências de bases presentes em fragmentos de DNA/RNA, demandando, posteriormente, uma abordagem eficaz para processar esses dados e detetar eventuais variações genéticas. Uma dessas notáveis tecnologias é o sequenciamento Oxford Nanopore, notório por suas vantagens como o tamanho dos fragmentos sequenciados, redução de custos em equipamentos e flexibilidade em aplicações até então inviáveis quando comparadas às plataformas antecessoras, como Illumina e Ion Torrent. No entanto, o uso de ferramentas de bioinformática nesse contexto muitas vezes requer adaptações, exigindo o desenvolvimento de software especializado para extrair as informações pertinentes, de modo que profissionais da área da saúde possam compreender devidamente os resultados dessas análises. Além disso, a combinação de diversas ferramentas de análise em um fluxo contínuo (pipeline) frequentemente é necessária, o que reforça a necessidade de automatização desse processo para a aplicação dessas análises em ambientes clínicos. Este projeto tem como objetivo central a criação de uma pipeline dedicada à análise de dados provenientes do sequenciamento de DNA realizado com a tecnologia Oxford Nanopore. Paralelamente, será desenvolvida uma interface intuitiva que facilite a execução dessas análises, visando simplificar a interpretação dos resultados por laboratórios de análises clínicas. Com isso, busca-se atender à crescente demanda por abordagens práticas e acessíveis no contexto clínico, permitindo que os profissionais da saúde obtenham informações relevantes de maneira mais eficaz e eficiente.

Objetivo Geral

Desenvolver e otimizar uma abordagem integrada para análise abrangente de dados multidimensionais de patologia molecular, utilizando tecnologias de sequenciamento de terceira geração e dados de plataforma Oxford Nanopore, visando a identificação precisa de variantes, anotação, visualização e geração automatizada de laudos, além da detecção de anomalias em informações relevantes para a patologia molecular.

Justificativa

Apesar da disponibilidade de tecnologias de sequenciamento de DNA capazes de produzir um grande volume de dados, o processamento destas ainda não é trivial, sobretudo no contexto clínico. A partir do projeto proposto, novas ferramentas para análise de dados de sequenciamento de DNA serão desenvolvidas, permitindo assim a aplicação destas tecnologias posteriormente por empresas que atuam na área de diagnóstico e patologia molecular.

Metodologia

Revisão de Literatura e bibliotecas de código aberto

Será realizada uma revisão contínua da literatura em fontes como PubMed ScienceDirect e Scopus e das bibliotecas de código aberto disponíveis nos repositórios PyPI, Bioconductor, CRAN e no repositório GitHub para identificar ferramentas e algoritmos para:

- identificar ferramentas para anotação, visualização e análise de efeito de mutação identificadas em arquivos VCF, bem como bancos de dados relacionados à patologia molecular.

- identificar ferramentas para controle de qualidade, pré-processamento, mapeamento de leituras e análise de variantes de dados de Oxford Nanopore;

- análise de anomalias em dados de sequenciamento de nova geração combinados a meta-dados clínicos do paciente;

Implementação

Após a revisão, a ferramenta será desenvolvida em linguagem de programação Python e utilizará das bibliotecas BioPython, PySAM e PyVCF para manipulação dos dados de sequencias, alinhamentos e variantes genéticas, respectivamente. Além das ferramentas encontradas na busca de literatura, a ferramenta VEP (Variant Effect Predictor) será avaliada, bem como bibliotecas de análise visual para geração de gráficos como o OncoPlot. A ferramenta será desenvolvida de modo a rodar em ambiente Linux e em containers Docker, utilizando o conda como gerenciador de dependências.

Teste da ferramenta

A ferramenta será avaliada com conjuntos de dados disponíveis no banco de dados SRA (Short Read Archive) do NCBI, a partir de estudos derivados na literatura, bem como com dados fornecidos pela empresa iNova.

Indicadores, Metas e Resultados

Cada ação do presente projeto envolve a implementação de um programa utilitário, podendo estes ter suas propriedade intelectual protegida. Os indicadores de andamento do projeto serão, desta fora, a implementação dos requisitos funcionais de cada software a ser desenvolvido.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON CORRÊA MUSSI
DARLING DE ANDRADE LOURENÇO
FREDERICO SCHMITT KREMER8
Fábio Schmidt Grangeiro
GABRIELA DE QUADROS DA LUZ
ISADORA LEITZKE GUIDOTTI
LUCAS MOCELLIN GOULART
LUCIANO DA SILVA PINTO8
Pedro Bandeira Aleixo
RAFAELLA SINNOTT DIAS
VINICIUS FARIAS CAMPOS4

Página gerada em 29/04/2024 00:20:18 (consulta levou 0.152719s)