Nome do Projeto
IV Seminário de Gestão Sustentável do Setor de Hospitalidade: ESG e Empreendedorismo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/08/2023 - 14/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Turismo
Resumo
Baseando-se em Schlüter (2005), o turismo pode ser considerado como uma ciência social interdisciplinar por abordar vários conhecimentos, tais como, a administração, a economia, a antropologia, a sociologia, a psicologia, a geografia e as ciências políticas. Complementando esta visão multidisciplinar, Lickorish e Jenkins (2000) afirmam que a atividade turística supera os setores convencionais da economia por englobar dados de natureza econômica, social, cultural e ambiental. Sendo o turismo um fenômeno social e econômico, está muito relacionado com a globalização e geração de divisas. De acordo com Keller (2009), no seminário internacional da OMT “Respostas do Turismo Mundial os Novos Desafios da Economia Global ”, realizado em Madrid durante a FITUR, o crescimento da economia mundial e do turismo seguem o mesmo caminho, pois “existe uma forte correlação entre o crescimento do produto interior bruto (PIB) e o incremento da demanda agregada do turismo internacional”. Entre os vários segmentos da indústria do turismo, destaca-se o setor de hospitalidade, que engloba a indústria hoteleira e o setor de alimentos e bebidas. Com o crescimento do número de viagem em decorrência do fim da pandemia do COVID-19, segundo dados do IBGE (2022) e da consultoria JLL (2022), as perspectivas de crescimento e desenvolvimento do setor de hospitalidade no Brasil é muito positiva para este ano de 2023 e aos próximos anos. Portanto, entre os vários desafios do setor de hospitalidade, podem-se se destacar a questão de maiores investimentos em qualificação profissional, e a adoção de práticas de sustentabilidade ESG - ambiente, social e governança-, e de inovação. Com base nas premissas anteriores, surge a ideia de realizar o Seminário de Gestão Sustentável do Setor de Hospitalidade, que pretende ser um evento anual promovido pelo Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Este evento, no ano de 2023, será apresentado em sua quarta versão, e tem como propósito: 1) Aproximar os stakeholders (agentes ou partes interessadas) e favorecer a troca de experiências e conhecimentos; 2) Sensibilizar os participantes sobre a importância de se criar uma gestão baseada em estratégias sustentáveis; 3) Possibilitar debates e apresentações sobre a temática; 4) Apresentar estudos de casos de sucessos de empreendimentos sustentáveis; 5) Estimular a criatividade e visão sistêmica dos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria. Vale ressaltar que as edições anteriores desse evento foram realizadas satisfatoriamente como projeto de extensão da UFPEL, nos anos 2013, 2014 e 2015.

Objetivo Geral

O presente evento tem como objetivo geral:

Promover um espaço de discussão sobre a sustentabilidade na hospitalidade no Brasil e no mundo, por meio da participação dos stakeholders (agentes ou atores): iniciativa privada, ONG ́s, setor público, comunidade e corpo discente.

Justificativa

O setor de hospitalidade, que engloba todas empresas responsáveis pelo alojamento ou hospedagem dos turistas, alimentação e bebida, trata-se de um segmento muito competitivo e com muitas oportunidades de trabalho no Brasil e no mundo.

Tendo em consideração o crescimento do número de viagens nacionais e internacionais, após a pandemia do COVID19, a preocupação com as mudanças climáticas, e a adoção de práticas sustentáveis ESG pelas organizações como forma de mitigar os impactos, faz-se mister que as empresas do setor de hospitalidade adotem uma gestão sustentável comprometida com a lucratividade, geração de experiências de valor para os clientes e favorecendo o bem-estar da comunidade local.

Portanto, sendo o Seminário de Gestão Sustentável do Setor de Hospitalidade um evento já conhecido na cidade de Pelotas, possibilita aos alunos e comunidade externa um espaço de debate e geração de conhecimentos no âmbito da sustentabilidade e inovação.

Metodologia

Pretende-se estruturar o evento da seguinte forma:

- 1º dia: Tarde e Noite: Abertura oficial do seminário; mesa redonda ou palestra de abertura com profissionais e estudiosos da área;

- 2º dia: Tarde: Apresentação de estudos de casos ou palestras de convidados externos. Possibilidade de apresentação de banners ou resumos de artigos científicos pelos discentes do curso de hotelaria ou de outros cursos da UFPEL.

Indicadores, Metas e Resultados

- Participação de 02 palestrantes convidados;
- Participação de 55 discentes do Curso de Hotelaria da UFPEL;
- Participação de 10 discentes de outros cursos da UFPEL;
- Participação de 20 pessoas representantes do setor de hospitalidade e comunidade externa;
- Realizar uma atividade de cunho social para 01 ONG de Pelotas;
- Contar com a colaboração de 05 empresas ou instituições de Pelotas como patrocinadores;
- Geração de 01 trabalho científico para apresentação no SIEPE.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADALBERTO DOS SANTOS JUNIOR59
ALEF BOTAO MENDES
ALICE DONATA ULGUIM DA SILVA NUNES
ALICE FREITAS DA SILVEIRA
ALITA SIEBURGER DE OLIVEIRA
AMANDA GOMES ROCHEFORT VIANNA
AMANDA ZITZKE GRIMMLER
ARTHUR FERRARI FERNANDES
ARTHUR IVAN GADELHA VILHENA
AUGUSTO DOS SANTOS DA SILVA
Alexandre Martins Miguens
BRUNA SOARES DA SILVA
CASSILDA DE OLIVEIRA CARVALHO
CINTIA TAMBORINDEGUY CARVALHAL
DANIELE MARTINS ALMEIDA
ECLEIA KRUGER DOS SANTOS
EDUARDA LEITE DA SILVA
FELIPE DE SOUZA MARQUES
GENILDA DIAS GULARTE
GUILHERME HERNANDEZ FERREIRA
INARA ROSANI VAHL
JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO5
JERUSA TAINARA MESQUITA RODRIGUES
Julyana de Kassia Costa Silva
Jussara Argoud
KAROLINE PERES RIBAS
KELLY SOARES DE CARVALHO
KETHLIN PEREIRA DA COSTA
KEVIN DA SILVA PINTO
LARISSA VIEIRA COUTO
LUCAS HIGA PEREIRA
LUCIA TURINO SIEBURGER
LUIZ WANDERLEY DE SOUZA
MARCELA DE OLIVEIRA FIRPO
MARCELO DUTRA DA SILVA
MARCIELE ANTUNES CAETANO
MARCOS PEREIRA DA SILVA
MARICELA GUASTUCCI MONTELLI
MARÍLIA RIBEIRO AZAMBUJA
MATHEUS DA SILVA ROTCHILD
MATHEUS DA SILVA ROTCHILD
MATHEUS TOZETO LIMA DE PAULA GORGULHO
MICHELE VASCONCELLOS RIBEIRO
MIGUEL CARDOSO BARBOZA
NATIELE RIBEIRO MELLO
NATÁLIA SELLE BECKER
NELVA BUGONI RIQUETTI
Nivea Nunes Saraiva
PACO RODRIGUES CORREIA LIMA
PAULA PINHEIRO MUSSI
PEDRO MARTINS MORAES
PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO21
RAQUEL DA FONSECA HOLZ5
ROBERTA LOCATELI RAMIREZ
ROBERTA MEIRA MEDEIROS
ROSA BIANCA RAMIREZ
ROSELI DA SILVA RICKES LINO
SABLINA CLASEN DE PAULA
SANDRA MARIA CASTRO FERREIRA
SILVIA HELENA FERREIRA DOS SANTOS
SIMONE MARIA DA PAZ SILVA
TAMIRES DA SILVA DAS NEVES
THIAGO PINTO HARTER
VANIA DA SILVA MACHADO
VIVIANE FURTADO DOMINGUES

Página gerada em 29/04/2024 12:22:28 (consulta levou 0.427978s)