Nome do Projeto
Cine Museo
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/08/2023 - 14/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto "Cine Museo" tem como objetivo principal apresentar, discutir, debater filmes sobre a temática museu, memória, cultura material, patrimônio e história com a intenção de estimular o senso crítico e reflexivo dos alunos. Os filmes podem proporcionar a memorialização de conteúdos, contextualizar e debater questões referentes a diferentes disciplinas, ser uma rica fonte de conhecimento, pesquisa, entretenimento e arte. Além de um método lúdico para reforçar o conteúdo abordado em aula, esse pode ser um importante instrumento na criação de laços afetivos, um ambiente não formal de ensino dentro da Universidade, reforçando relações, como um meio para evitar a evasão de alunos. A metodologia prever a exibição de filmes e estimulo ao debate referente as temáticas mencionadas. Espera-se desenvolver o senso crítico e reflexivo no aluno, bem como elaborar uma listagem de filmes com potencial pedagógico para trabalhar a temática sujeito - cultura material.

Objetivo Geral

Apresentar, discutir, debater filmes sobre a temática museu, memória, cultura material, patrimônio e história com a intenção de estimular o senso crítico e reflexivo dos alunos.

Específicos:

Compreender as relações entre coleção e sujeitos
Estimular o campo imaginativo dos alunos em torno da cultura material e da memória
Analisar a importância da cultura material para a construção da nossa memória e identidade
Entender melhor os motivos do colecionismo contemporâneo

Justificativa

A utilização de filmes como ferramentas pedagógicas pode despertar no aluno seu senso crítico e reflexivo sobre a temática que aqui pretendemos estudar (cultura material, colecionismo, história, patrimônio e memória), estimular a busca por novos conhecimentos e o interesse pela pesquisa. Esse projeto tem o potencial de ser um mecanismo de aprendizado para os estudantes, na medida em que ele pode associar o conteúdo dos filmes aos temas abordados em diversas disciplinas, do curso de Museologia e cursos correlatos.
Os filmes são importantes para aguçar e ampliar a visão de mundo dos alunos em suas diversas etapas de formação, além de ser uma rica fonte de entretenimento. Desenvolvendo o gosto pela sétima arte, instigando o aluno a frequentar o cinema, sozinho ou acompanhado de amigos e familiares, contribuindo para o desenvolvimento cultural da cidade.
Além da perspectiva cinematográfica, o projeto trabalha com temáticas relacionadas, direta ou indiretamente, à Museologia, esse espaço de discussão tenta ativar o olhar dos acadêmicos para os museus e o patrimônio local, em suas múltiplas manifestações.
Ao proporcionar um ambiente destinado a trocas e aprendizado de modo lúdico, esse projeto visa contribuir para minimizar a evasão dentro do curso de graduação em Museologia. Uma vez que, alguns acadêmicos não são originários da cidade de Pelotas, ter um ambiente "não formal", dentro da própria Universidade, contribui para a noção de pertencimento e o fortalecimento de relações interpessoais.

Metodologia

Exibições de filmes sobre as temáticas anteriormente mencionadas (cultura material, colecionismo, história, patrimônio e memória). Após apresentarmos a obra, os estudantes serão convidados a debater sobre suas percepções, vinculando o conteúdo ao temas de estudo propostos.
Os debates serão estimulados por um mediador, podendo ser esse o coordenador do projeto ou um de seus colaboradores. O objetivo é que esse seja um facilitador dos conceitos apresentados, decodificando assim suas múltiplas percepções.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com esse projeto, desenvolver o senso crítico e reflexivo do aluno sobre as temáticas apresentadas, tendo como fio condutor as obras cinematográficas.
Pretende-se que, a partir desse projeto, o aluno possa aprofundar seus conhecimentos sobre tais conteúdos, estimulando estudos e pesquisas que correlacionam a interdisciplinaridade da Museologia, uma de suas principais características, a variadas formas de manifestação e representação da relação sujeito-objeto. Observando-a de uma perspectiva que vai além do museu-instituição e adentra outras camadas da sociedade.
Dentre as metas almejadas estão a listagem de obras cinematográficas que possam ser utilizadas enquanto ferramentas pedagógicas para o pensar museal, seja por discentes ou docentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDETE GUILHERME DA ROSA
DAIANE LAGES FERREIRA
HELENA THOMASSIM MEDEIROS
IURI MORAES BRAHM
JOAO CARLOS DE ARAUJO CUNHA
JOSÉ PAULO SIEFERT BRAHM10
LUANA DE AVILA SPAGIARI
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO

Página gerada em 28/04/2024 23:02:15 (consulta levou 0.130944s)