Nome do Projeto
Espaço LEME: Laboratório Experimental de Montagem de Exposições e Eventos Culturais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/08/2023 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O presente projeto oficializa o acordo entre o IFISP e o CA da Universidade Federal de Pelotas, visando a institucionalização do uso compartilhado da sala auditório (sem número) do IFISP (e de possíveis espaços ociosos) como um espaço coletivo para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e educacionais. O objetivo é fomentar a integração entre os dois institutos, e fortalecer a colaboração para a construção de agendas conjuntas ao longo de um período de 1 ano e meio. Assim, uma ação propriamente dita de extensão. Descrição: O espaço da sala auditório (sem número) IFISP será destinado ao uso coletivo e compartilhado, proporcionando oportunidades para que estudantes, docentes e demais membros da comunidade acadêmica do IFISP e do CA possam se encontrar, interagir e desenvolver atividades conjuntas. A sala será um local propício para a realização de workshops, oficinas, exposições, apresentações artísticas, debates, e demais eventos que estimulem a criatividade, a reflexão cultural e a troca de conhecimentos.

Objetivo Geral

Estimular a integração e colaboração entre o IFISP e o CA, buscando fortalecer os laços entre as instituições acadêmicas.
Facilitar a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores de diferentes níveis acadêmicos, promovendo um ambiente de aprendizagem interdisciplinar e enriquecedor.
Promover o desenvolvimento conjunto de atividades artísticas, culturais e educacionais que envolvam tanto os estudantes como os docentes do IFISP e do CA.
Aproveitar espaços ociosos para fomentar atividades artísticas, culturais e educacionais, contribuindo para a dinamização do ambiente acadêmico.
Integrar o IFISP e o CA com a sociedade, abrindo espaços para a troca de experiências sociais, culturais e conhecimento com a comunidade.

Justificativa

O presente projeto justifica-se já que pretende o fortalecimento da colaboração e integração entre o IFISP e o CA, proporcionando um ambiente acadêmico mais enriquecedor e interdisciplinar, bem como visa otimizar e proporcionar vida criativa para espaços ociosos dentro da universidade (em especial, a referida sala), decorrente da falta de recursos financeiros para estruturar espaços viáveis de uso. E finalmente, justifica-se como espaço de integração do IFISP e do CA com a sociedade, possibilitando a participação da comunidade local em eventos e atividades culturais. Atendendo as ações do PDU do IFISP 2023-2024.

Metodologia

O projeto terá a duração de 1 ano e meio, sendo dividido em trimestres. Cada trimestre será destinado a diferentes temas e atividades, buscando abranger uma ampla variedade de vivências artísticas, culturais e educacionais. Ao final de cada trimestre, será realizado um balanço das atividades realizadas e planejamento para o próximo período, considerando o apoio para adequação mínima das instalações para uso da sala auditório (sem número).


Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo do projeto, será realizado um acompanhamento constante das atividades desenvolvidas, com a coleta de feedbacks dos participantes e envolvidos. Ao final do período, será feita uma avaliação geral do projeto, identificando os pontos positivos e áreas de melhoria para futuras edições. A partir dessa avaliação, será possível propor a continuidade ou aprimoramento do projeto de integração IFISP-CA. Espera-se pelo menos 3 amostras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA2
ELAINE DA SILVEIRA LEITE1
GABRIELA DA SILVA CHAVES2
MARINA PILGER FILGUEIRAS

Página gerada em 28/04/2024 08:50:22 (consulta levou 0.160855s)