Nome do Projeto
Paranoias Parasitárias
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/08/2023 - 31/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A Parasitologia é o estudo dos parasitos e de vetores de outros simbiontes para os seres humanos e outros animais como os domésticos e os silvestres. Na atualidade a Parasitologia tem se sobreposto sobremaneira ás aplicações ecológicas de conceitos trabalhados nesta outra disciplina. Neste sentido, os estudos de parasitos e vetores permite integrar a saúde humana e animal em uma abordagem transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa a sustentabilidade dos ecossistemas. Esta visão sistêmica é passada dentro das disciplinas de Parasitologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFPEL para as Ciências Biológicas, tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura com a finalidade de formarmos estudantes críticos com capacidade de associação entre diferentes áreas de conhecimento. Considerando ainda o principio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, definido pelo art. 207 da Constituição Federal de 1988 e a Resolução n° 06 de 03 de março de 2016 do COCEPE (UFPEL), há uma intensa necessidade e capacidade por parte de discentes e docentes para divulgação de informações e aplicação de conhecimentos adquiridos no âmbito da comunidades externas à Universidade Pública. Neste sentido, ações pedagógicas de caráter presencial, prático e virtual ou a distância que sejam realizadas em diferentes realidades cumprem com o papel extensionista da Universidade e preparam os estudantes para o contato com a sociedade a partir de uma visão profissional, baseada em uma praxis cidadã. Se por um lado as redes sociais são capazes de promover a democratização, a educação e propagar o conhecimento por outro pode gerar confusão que deve ser esclarecida por pessoal treinado para esta finalidade. As redes sociais são uma poderosa ferramenta de acesso a um público muito maior do que as salas de convenções, de aula ou mesmo de encontros presenciais. Já os momentos e eventos que dependem da interação pessoal, condicionam os estudantes a uma formação interativa, reflexiva e que enfatiza o contato humano como fundamental no desenvolvimento das politicas públicas relacionada a saúde e meio ambinete. O presente projeto visa a produção de material informativo, bem como tutoriais e cursos, sobre Parasitologia, Parasitologia e Meio Ambiente e Parasitologia Aplicada com linguagem acessível de modo a promover tanto a divulgação científica para públicos não-especializados, quanto a divulgação de conhecimento para pessoas interessadas nestes tópicos. Assim, esta estratégia tanto pode atingir públicos em uma dimensão muito maior do que a local enquanto que as atividades presenciais poderão dar o subsidio para a aplicação in locu dos conhecimento de Parasitologia e áreas afins.

Objetivo Geral

Produzir materiais introdutórios, tutoriais e cursos sobre Parasitologia, Parasitologia e Meio Ambiente e Parasitologia Aplicada, com linguagem acessível, a ser disponibilizado e divulgado em plataformas de redes sociais, blogging e streaming de video, bem como através de cursos, palestras e eventos presenciais e virtuais.

Justificativa

Apesar de diversas iniciativas de popularização da ciência e tecnologia já existirem para atender estas e outras áreas do conhecimento, o acesso ao conhecimento sobre sobre Parasitologia, Parasitologia e Meio Ambiente e Parasitologia Aplicada com enorme carência de materiais em linguagem portuguesa que ilustrem a aplicação destas áreas na solução de problemas pertinentes e casos concretos.

Metodologia

Para a publicação de materiais escritos serão utilizados diferentes “softwares” livres ou não. Os temas a serem abordados nas postagens serão selecionados a partir de reuniões mensais presencial e/ou virtual onde serão escolhidos os tópicos a serem apresentados nas mídias sociais semanalmente. Também será escolhido um relator que trará as demandas elencadas pelos seguidores dos projeto e do engajamento observado no histórico de postagens. Cada “post” terá um editor responsável, que deverá disponibilizar aos demais colaboradores do projeto o texto para análises da publicação.
Também serão utilizados vídeos curtos a serem postados nas plataformas Instagram (Reels) e TikTok, com resumos sobre os principais tópicos abordados nos posts. Vídeos mais longos serão acompanhados de textos também mais longos a partir do desenvolvimento de “scripts”.
Cursos serão ministrados a partir das plataformas Zoom e Sympla na modalidade virtual e de forma presencial a partir de ações elencadas.
Imagens de capa para postagens nas mídias sociais serão com a ferramenta Canva.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
O engajamento do público será a principal métrica utilizada para avaliar o sucesso de projeto. O engajamento nas leituras completas e curtidas em cada post produzido, bem como na contagem total de acessos no blog ao longo do andamento do projeto. Já o engajamento nos vídeos disponibilizados no Youtube será avaliado através das curtidas, enquanto que o Facebook e Instagram serão avaliadas com base nas curtidas, comentários e seguidores. Além disso, a produtividade do próprio projeto também será avaliada.
Número de pessoas que assistem as palestras presenciais e que se inscrevem em cursos presenciais.

Metas:
- Crescimento expressivo nos seguidores nas redes sociais, atingindo-se mais de 1000 no Facebook, Instagram, TikTok e Youtube.
- Leituras diárias acima de 30 no blog.
- 1 post no blog novo a cada 2 semanas.
- 1 vídeo no TikTok / Reels por semana.
- 2 cursos de curta duração / semestre.
- 4 palestras presenciais por semestre.
- 1 curso presencial no ano.

Página gerada em 06/01/2025 04:23:48 (consulta levou 0.111224s)