Nome do Projeto
Paranoias Parasitárias
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/08/2023 - 31/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A Parasitologia é o estudo dos parasitos e de vetores de outros simbiontes para os seres humanos e outros animais como os domésticos e os silvestres. Na atualidade a Parasitologia tem se sobreposto sobremaneira ás aplicações ecológicas de conceitos trabalhados nesta outra disciplina. Neste sentido, os estudos de parasitos e vetores permite integrar a saúde humana e animal em uma abordagem transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa a sustentabilidade dos ecossistemas. Esta visão sistêmica é passada dentro das disciplinas de Parasitologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFPEL para as Ciências Biológicas, tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura com a finalidade de formarmos estudantes críticos com capacidade de associação entre diferentes áreas de conhecimento. Considerando ainda o principio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, definido pelo art. 207 da Constituição Federal de 1988 e a Resolução n° 06 de 03 de março de 2016 do COCEPE (UFPEL), há uma intensa necessidade e capacidade por parte de discentes e docentes para divulgação de informações e aplicação de conhecimentos adquiridos no âmbito da comunidades externas à Universidade Pública. Neste sentido, ações pedagógicas de caráter presencial, prático e virtual ou a distância que sejam realizadas em diferentes realidades cumprem com o papel extensionista da Universidade e preparam os estudantes para o contato com a sociedade a partir de uma visão profissional, baseada em uma praxis cidadã. Se por um lado as redes sociais são capazes de promover a democratização, a educação e propagar o conhecimento por outro pode gerar confusão que deve ser esclarecida por pessoal treinado para esta finalidade. As redes sociais são uma poderosa ferramenta de acesso a um público muito maior do que as salas de convenções, de aula ou mesmo de encontros presenciais. Já os momentos e eventos que dependem da interação pessoal, condicionam os estudantes a uma formação interativa, reflexiva e que enfatiza o contato humano como fundamental no desenvolvimento das politicas públicas relacionada a saúde e meio ambinete. O presente projeto visa a produção de material informativo, bem como tutoriais e cursos, sobre Parasitologia, Parasitologia e Meio Ambiente e Parasitologia Aplicada com linguagem acessível de modo a promover tanto a divulgação científica para públicos não-especializados, quanto a divulgação de conhecimento para pessoas interessadas nestes tópicos. Assim, esta estratégia tanto pode atingir públicos em uma dimensão muito maior do que a local enquanto que as atividades presenciais poderão dar o subsidio para a aplicação in locu dos conhecimento de Parasitologia e áreas afins.

Objetivo Geral

Produzir materiais introdutórios, tutoriais e cursos sobre Parasitologia, Parasitologia e Meio Ambiente e Parasitologia Aplicada, com linguagem acessível, a ser disponibilizado e divulgado em plataformas de redes sociais, blogging e streaming de video, bem como através de cursos, palestras e eventos presenciais e virtuais.

Justificativa

Apesar de diversas iniciativas de popularização da ciência e tecnologia já existirem para atender estas e outras áreas do conhecimento, o acesso ao conhecimento sobre sobre Parasitologia, Parasitologia e Meio Ambiente e Parasitologia Aplicada com enorme carência de materiais em linguagem portuguesa que ilustrem a aplicação destas áreas na solução de problemas pertinentes e casos concretos.

Metodologia

Para a publicação de materiais escritos serão utilizados diferentes “softwares” livres ou não. Os temas a serem abordados nas postagens serão selecionados a partir de reuniões mensais presencial e/ou virtual onde serão escolhidos os tópicos a serem apresentados nas mídias sociais semanalmente. Também será escolhido um relator que trará as demandas elencadas pelos seguidores dos projeto e do engajamento observado no histórico de postagens. Cada “post” terá um editor responsável, que deverá disponibilizar aos demais colaboradores do projeto o texto para análises da publicação.
Também serão utilizados vídeos curtos a serem postados nas plataformas Instagram (Reels) e TikTok, com resumos sobre os principais tópicos abordados nos posts. Vídeos mais longos serão acompanhados de textos também mais longos a partir do desenvolvimento de “scripts”.
Cursos serão ministrados a partir das plataformas Zoom e Sympla na modalidade virtual e de forma presencial a partir de ações elencadas.
Imagens de capa para postagens nas mídias sociais serão com a ferramenta Canva.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:
O engajamento do público será a principal métrica utilizada para avaliar o sucesso de projeto. O engajamento nas leituras completas e curtidas em cada post produzido, bem como na contagem total de acessos no blog ao longo do andamento do projeto. Já o engajamento nos vídeos disponibilizados no Youtube será avaliado através das curtidas, enquanto que o Facebook e Instagram serão avaliadas com base nas curtidas, comentários e seguidores. Além disso, a produtividade do próprio projeto também será avaliada.
Número de pessoas que assistem as palestras presenciais e que se inscrevem em cursos presenciais.

Metas:
- Crescimento expressivo nos seguidores nas redes sociais, atingindo-se mais de 1000 no Facebook, Instagram, TikTok e Youtube.
- Leituras diárias acima de 30 no blog.
- 1 post no blog novo a cada 2 semanas.
- 1 vídeo no TikTok / Reels por semana.
- 2 cursos de curta duração / semestre.
- 4 palestras presenciais por semestre.
- 1 curso presencial no ano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA VITTORIA DARIVA TORMEN
ANNA CLARA BOEIRA MULLER
ANTONIO SERGIO MACHADO DA SILVA FILHO
CARINE ROPKE BUNDE
CARLOS HENRIQUE MACEDO VARGAS
CAROLINA PELLIZZER DI GIACOMO
CAROLINE SCHLESENER
GIULIA FERNANDES DA VEIGA
JESSICA PINHEIRO LETTNINN
JULIA DOS SANTOS CARDOSO
JULIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
JULIANA TRAPP JUNG DE SOUZA
JÚLIA BIRKHAN DE OLIVEIRA
KAILANE FLORES MARTINS
LAURA DOS SANTOS FONSECA
LEONARDO XAVIER MACHADO
LUCAS FERREIRA LIMA
LUIZA OLIVEIRA PIEGAS
MARCOS NEVES REFOSCO
MAYARA SCHNEIDER CAVALHEIRO
PEDRO HENRIQUE ANTUNES CARVALHO
RAFAELA NUNES DEVES
RODRIGO FERREIRA KRUGER4
Thalita Collares Alves
Tiago Battisti Scapini
VICTOR KENZO FERNANDES TANAKA
VINICIUS DA COSTA RODRIGUES

Página gerada em 28/04/2024 19:39:16 (consulta levou 0.149943s)