Nome do Projeto
Curso de Análise Sensorial: arroz e feijão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/07/2017 - 02/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O curso de Análise Sensorial com ênfase para arroz e feijão será realizado devido uma carência de padronização desta análise para esses grãos. Para a realização do curso será elaborado um manual prático e um livro. O curso tem o propósito de aperfeiçoamento de profissionais e técnicos das indústrias que utilização a análise sensorial e a elaboração do manual prático e do livro servirá como um material de apoio para assimilação dos conteúdos. O curso será realizado em 60 horas, dividido em aulas teóricas, práticas e exercícios, abordando as condições necessárias de laboratório, avaliador e amostra, metodologias de cocção de arroz e feijão, métodos dos teste sensoriais descritivos, discriminativos e afetivos, utilizando as normas da ABNT e ISO. Como resultados espera-se a padronização de metodologias de análise, tornando reprodutíveis pelas indústrias; assimilação dos conteúdos e transferência de conhecimentos, através do processo ensino-aprendizagem. Serão inseridos discentes para organizar o curso e os materiais de apoio, desta forma terão oportunidade de interiorização dos conteúdos, uma vez que quando ensinam, aprendem, além de contemplar o PPC dos cursos, utilizando como horas complementares em seus currículos.

Objetivo Geral

Oferecer um curso de Análise Sensorial com ênfase em arroz e feijão e produzir um manual prático e um livro em editora indexada.

Justificativa

O curso é uma necessidade ao setor beneficiador de grãos de arroz e feijão, uma vez que cada empresa utiliza uma forma de avaliação, desta forma serão padronizados as metodologias de cocção e testes sensoriais pelas normas da ABNT e ISO. Assim, trazendo muitas vantagens de operacionalização e análises inter-laboratoriais. Além dos materiais bibliográficos que serão produzidos.

Metodologia

Será realizado um curso de análise sensorial com ênfase para arroz e feijão;
serão elaborados um manual prático e um livro sobre análise sensorial: arroz e feijão.

Indicadores, Metas e Resultados

os indicadores será o interesse pelo curso, a comercialização dos exemplares do manual e do livro, a utilização dos conteúdos ministrados.
Como metas se tem a interiorização do conhecimento, a comercialização dos materiais produzidos e a padronização das técnicas de análise.
Espera-se como resultado a procura pelo curso, a produção do manual e do livro e o aprendizado dos conteúdos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE BIERHALS BAUSCH
ALINE MACHADO PEREIRA
BIANCA PIO AVILA
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA
JOSEANE BRESSIANI
LUCÍLA VICARI
MARCIA AROCHA GULARTE5
MAURO FONTANA
ROBERTA BASCKE SANTOS

Página gerada em 26/01/2021 19:52:35 (consulta levou 0.097845s)