Nome do Projeto
BioArte
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2024 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto BioArte busca apresentar uma nova alternativa de revisão de conteúdo e aprimoramento didático para o Ensino de Ciências e Biologia, buscando, além de aplicar o recurso em sala de aula, ensinar quando e como utilizá-lo de forma construtiva. O referido projeto envolve, basicamente, três ações: (1) Composição, gravação e socialização musical: busca produzir canções e paródias de variados temas que a Biologia pode abordar, desde assuntos trabalhados no Ensino Fundamental I, até o Ensino Médio (com melodias e referentes à faixa etária), além de criar um acervo online e divulgação nas mídias sociais das músicas de forma gravada, produzida e também cifrada, para que professores que possuem habilidades artísticas possam replicá-las e aos que não possuem, terão de forma gravada para sua utilização. (2) Apresentação musical: visa fomentar a colaboração entre os alunos ao envolvê-los na criação coletiva de canções e paródias didáticas, bem como, incentivar a expressão criativa dos alunos ao envolvê-los na criação de suas próprias canções e paródias sobre tópicos biológicos específicos; (3) Audiodescrição: busca proporcionar uma ferramenta aprimorada de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, além de democratizar o acesso de trabalhos acadêmicos; (4) PodCast - "É Pra Copiar"?: visa debater e refletir sobre temas educacionais relevantes; divulgar e compartilhar práticas e iniciativas educacionais bem-sucedidas; estimular a troca de experiências entre os apresentadores e convidados; além de favorecer o aprendizado dos próprios apresentadores através das entrevistas com os convidados.

Objetivo Geral

Favorecer, através de processos artísticos e inovadores, o aprendizado no Ensino de Ciências e de Biologia, envolvendo a comunidade de uma forma geral ou, ainda, efetivamente nos espaços de sala de aula de escolas públicas de Pelotas e região.

Justificativa

As justificativas se complementam de acordo com as ações propostas e podem ser assim pontuadas:
- Composição, gravação, socialização e apresentação musical: a produção de canções didáticas possui um papel crucial na busca de enriquecer recursos didáticos para o ensino de Biologia, ou seja, mais um instrumento didático possível onde professores e alunos podem buscar a facilitação do ensino e da aprendizagem.
- Audiodescrição: a Produção de Audiodescrição é uma forma de favorecer o acesso de trabalhos produzidos a pessoas com deficiências visuais. Atualmente, apesar das tecnologias de acessibilidade, estes recursos acabam por se tornarem frios, sem entonação e robotizados. A audiodescrição por sua vez, ao apresentar características contrárias a isso, deve ser valorizada. Ademais, a audiodescrição também é uma alternativa para os ouvintes contemplarem os trabalhos realizados.
- PodCast - "É Pra Copiar"?: observamos que atualmente na região de Pelotas, Canguçu e região, não conta com nenhum programa de podcast local focado na discussão e divulgação sobre a educação. Portanto, este programa será uma porta aberta para divulgar, discutir e extrapolar acontecimentos, experiências e criações para além da comunidade escolar.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas ao longo do ano de 2024 e contará com uma diversidade metodológica para cada ação prevista. No que se refere à musicalização serão planejados encontros semanais nas escolas participantes do projeto, a fim de proporcionar o encontro entre a música e o Ensino de Ciências/Biologia em sala de aula. Já na Audiodescrição, a equipe do projeto prevê a produção de material que venham a auxiliar pessoas com deficiências visuais, tendo o Ensino de Ciências/Biologia como conteúdo a ser trabalhado. E a criação do PodCast - "É Pra Copiar"? terá como metodologia o uso de um espaço adequado para a transmissão do programa, que terá como tema principal também o Ensino de Ciências/Biologia.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores, metas e resultados esperados são:
- Auxiliar no Ensino de Ciências/Biologia de Pelotas e região;
- Levar informações relevantes e de forma descomplicada sobre o Ensino de Ciências/Biologia;
- Estimular a integração entre música e as ciências da natureza;
- Utilizar espaços e metodologias alternativas de mídia para a socialização do conhecimento científico, o que terá um alcance maior em termos de sociedade;
- Ajudar na formação de um cidadão crítico e reflexivo dentro de uma perspectiva interdisciplinar que envolve a música e as ciências da natureza.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO MADEIRA
RAQUEL LUDTKE3
ROBLEDO LIMA GIL8
THIAGO ESCOUTO DA FONSECA
THOMAS DA LUZ RODRIGUES

Página gerada em 28/04/2024 11:33:51 (consulta levou 0.141927s)