Nome do Projeto
Grupo de Estudos e Pesquisas na Área da Matemática
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/11/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas na Área da Matemática (GEPAM) vem ao encontro das necessidades dos alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática, a distância e/ou presencial, auxiliando na formação de grupos de estudos, promovendo a interação entre os colegas e o envolvimento nas atividades didático acadêmicas. A realização de tais atividades, contribuirá para motivar a permanências dos alunos no curso, diminuindo os índices de evasão.

Objetivo Geral

Promover uma formação docente mais qualificada, com encontros semanais para estudos e discussões de conteúdos de Matemática, bem como, assuntos referentes à educação desta área.

Justificativa

Considerando a necessidade dos alunos do curso na modalidade a distância e/ou presencial, de realizar discussões e estudos para o aprofundamento de seus conhecimentos, propõe-se a criação de grupos sistematizados de estudos, que possibilitará as trocas e reflexões sobre as temáticas por eles elencadas, auxiliando na formação integral do futuro docente.

Metodologia

- Reuniões semanais organizadas pelo líder do grupo e/ou pelos colaboradores do mesmo.
- Construção de material instrucional de Matemática a partir da necessidade dos participantes e das pesquisas realizadas.
- Resolução de atividades, problemas e desafios matemáticos, de acordo com os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas nos quais os participantes encontraram dificuldades de aprendizagem.
- Elaboração, organização e implementação de oficinas didáticas no polo, com a participação dos estudantes e comunidade local.
- Leitura e reflexão de textos relacionados à Matemática e à Educação no geral.
- Construção de um blog, onde os lideres de cada grupo/polo irão registrar semanalmente as aprendizagens construídas em cada encontro.
- Produção de artigo(s) científico(s) sobre a prática do grupo de estudos na formação do acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância e/ou presencial, de temáticas estudadas no grupo, divulgando o trabalho desenvolvido.
- Promover encontro reunindo os grupos, na sede ou por região de proximidade dos polos, para apresentação dos trabalhos produzidos (artigos, relatos de experiência, oficinas, ...).

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o grupo de estudos em Matemática possa auxiliar os alunos dos Cursos de Matemática a distância e presencial em suas dificuldades, servindo de apoio a construção do conhecimento individual de cada estudante e que promova por meio da colaboração, do sentimento de pertença, do aumento do rendimento acadêmico e da iniciação à docência por meio de oficinas didáticas a redução da evasão nos Cursos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HELENA DUARTE VILELA
LUCIANA CHIMENDES CABRERA2
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos2
SILVIA PRIETSCH WENDT3

Página gerada em 29/04/2024 04:51:12 (consulta levou 0.147821s)