Nome do Projeto
RELAÇÃO ENTRE O DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO, ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/09/2023 - 30/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A síndrome do ovário policístico gera inúmeros problemas para as portadoras, tanto em aspectos emocionais como físicos, um exemplo é o hiperandrogenismo, que pela testosterona elevada, pode causar sintomas como pelos em excesso, voz rouca e acne, além de causar interferência no metabolismo normal da ovulação e assim podendo desencadear problemas como obesidade, resistência à insulina, prevalência do desenvolvimento de diabetes tipo 2 e infertilidade. E, tendo em vista todas essas complicações, o estado nutricional da maioria das portadoras de SOP fica comprometido, em sua maioria apresentando sobrepeso ou obesidade. Porém fatores diretamente relacionados a uma dieta equilibrada e acompanhamento nutricional, garantem uma melhora nos sintomas, assim como também podem evitar o desencadeamento dos agravos provocados pela doença. O presente trabalho trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, onde a pesquisa será feita através da leitura de artigos científicos. Este estudo objetiva mostrar a relação entre o diagnóstico de síndrome do ovário policístico, consumo alimentar e estado nutricional, nas bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, com os seguintes descritores Consumo alimentar; Síndrome do ovário policístico; Estado nutricional, nos idiomas, português, inglês e espanhol, nos últimos cinco anos.

Objetivo Geral

Verificar a relação entre o diagnóstico da síndrome do ovário policístico, estado nutricional e consumo alimentar.

Justificativa

verificou-se que o estado nutricional e consumo alimentar possuem relação com a síndrome de ovário policístico, desde a prevenção de seu surgimento até o desenvolvimento de complicações provenientes da doença. Além disto, é fundamental que se faça estudos sobre o tema, buscando evidências cientificas para disponibilizar informações e ressaltar a importância do reconhecimento de sintomas, mas principalmente, conscientizar sobre o acompanhamento nutricional visto que uma alimentação equilibrada é parte fundamental do tratamento.

Metodologia

A revisão bibliográfica será realizada através das bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. Na busca dos artigos foram utilizados os seguintes descritores: Síndrome do Ovário Policístico; Consumo Alimentar; Estados Nutricional. Serão selecionados artigos que atendessem aos seguintes limites: cinco anos de publicação, entre 2019 a 2023, com mulheres, adolescentes e adultas, nas línguas: português, espanhol e inglês. Foram excluídos da revisão bibliográfica artigos que não estavam relacionados com o tema e não atendessem aos critérios de inclusão.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a publicação de um artigo científico em revista qualis B1 Nutrição e participação no Congresso de Iniciação Científica da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO1
BRUNA SOUZA DO NASCIMENTO
MARIA CLARA OLIVEIRA DA SILVA HAERTEL
MORGANA PILICAO DA CRUZ
NÁTALI FONSECA MORAES

Página gerada em 28/04/2024 22:54:35 (consulta levou 0.124972s)