Nome do Projeto
NUCARE- Núcleo de cuidado e atenção à saúde da mulher
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/10/2023 - 10/10/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Diversas condições de saúde acometem mulheres e apresentam alta prevalência, causando grande impacto na qualidade de vida. No Brasil elas são maioria na população,principais usuárias do SUS e representam o maior contingente de cuidadoras na área da saúde. O fisioterapeuta pode atuar da promoção de saúde à recuperação, por meio de intervenções fisioterapêuticas ou estratégias que promovam educação em saúde, gerando impacto positivo para a saúde integral da mulher. Desta forma, o ensino desta disciplina se faz necessário para o que o fisioterapeuta tenha competência para gerenciar sua abordagem.Levando em consideração as competências e atribuições específicas da área, abrangendo a assistência às mulheres, incluindo a obstetrícia e os diversos aspectos ginecológicos, urológicos, mastológicos e sexuais nos três níveis de atenção à saúde. É importante que seus conteúdos sejam aplicados nos âmbitos de atenção e educação em saúde, associados à implantação de medidas de promoção e prevenção de agravos à saúde da mulher e da comunidade de forma individualizada ou coletiva.

Objetivo Geral

Promover educação em saúde, promoção, prevenção e reabilitação visando otimizar a assistência fisioterapêutica e a melhor funcionalidade e qualidade de vida da mulher.

Justificativa

De acordo com a Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRASFIM), o fisioterapeuta é habilitado nesses recursos e tem papel importante durante todo o ciclo vital feminino, seja na promoção e prevenção à saúde como no tratamento e por isso são profissionais de referência no tratamento das disfunções em saúde da mulher. Portanto, a criação de um Projeto de extensão com esta temática, em uma Universidade referência na região, segue os preceitos de humanização inerentes ao sistema, com o objetivo de melhorar o atendimento ao usuário e oferecer ao paciente uma assistência de qualidade, de forma integral e pautada em evidências científicas. Considera-se então relevante a atuação da fisioterapia pélvica através de ações em diferentes ambientes e níveis de atenção à saúde conveniados com a Instituição e os ganhos favoráveis à qualidade de vida do usuário, além da importante vivência acadêmica dos alunos participantes diante de uma nova perspectiva de atuação do fisioterapeuta.

Metodologia

- Avaliação e atendimentos ambulatoriais das usuárias do Ambulatório de ginecologia e obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFPEL pelos alunos extensionistas supervisionados pela professora responsável.
-Realização de atividades de promoção de saúde através da criação de grupos para populações específicas (gestantes, Incontinência urinária, puérperas)
-Educação em saúde através da participação em eventos e ações da Universidade
-Elaboração de materiais educativos em parceria com outros projetos de extensão.

Indicadores, Metas e Resultados

A avaliação do projeto se dará de forma permanente através do controle e acompanhamento do número de pacientes atendidos, permitindo também identificar tempo médio de tratamento e disfunções tratadas. Além disso, espera-se a partir deste acompanhamento obter-se a produção de materiais educativos que serão multiplicados nos diferentes cenários educacionais de saúde (UBS, ambulatório, hospital...) e a produção de trabalhos acadêmicos com a participação de alunos em eventos de Iniciação científica e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARINA FONSECA SELAS
CAROLINE NEVES DA CUNHA
GUILHERME LUCAS DE OLIVEIRA BICCA1
HELEN MOREIRA ROSSALES
MAIARA GONÇALVES DOS SANTOS
MARCELA TEIXEIRA ANTUNES
MARIA TERESA BICCA DODE5
NATALIA DUARTE PAGANO

Página gerada em 27/04/2024 10:07:58 (consulta levou 0.218946s)