Nome do Projeto
Repositório de Dados Geoespaciais do LEAGEF/UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2023 - 01/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Meio ambiente
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
As geotecnologias são ferramentas imprescindíveis nos estudos geográficos e ambientais, visto que o uso, a manipulação e o processamento de informações geoespaciais permitem a realização de uma série de análises dos fenômenos geográficos. Dada sua frequente utilização, muitas informações geoespaciais vêm sendo constantemente produzidas nas pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFPel. No entanto, por não existir um repositório comum de compartilhamento destas informações geoespaciais, cada autor fica responsável pela guarda de seus bancos de dados, não havendo um compartilhamento e uma disseminação das informações para a comunidade. Neste sentido o objetivo da presente proposta é o de Organizar um repositório de informações geoespaciais, no intuito de disponibilizar arquivos e bancos de dados produzidos pelos discentes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFPel junto a página do Laboratório de Estudos Aplicados à Geografia Física (https://wp.ufpel.edu.br/leagef/downloads/), visando maior acessibilidade, divulgação e uso dos resultados de pesquisas para a comunidade.

Objetivo Geral

Organizar um repositório de informações geoespaciais, no intuito de disponibilizar arquivos e bancos de dados produzidos pelos discentes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFPel junto a página do Laboratório de Estudos Aplicados à Geografia Física (https://wp.ufpel.edu.br/leagef/downloads/), visando maior acessibilidade, divulgação e uso dos resultados de pesquisas para a comunidade.

Justificativa

As geotecnologias atualmente são ferramentas imprescindíveis na realização de estudos geográficos, visto que o uso, a manipulação e o processamento de informações geoespaciais permitem a realização de uma série de análises dos fenômenos geográficos. Dada sua frequente utilização, muitas informações geoespaciais vêm sendo constantemente produzidas nas pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFPel. Atualmente, por não existir um repositório comum de compartilhamento destas informações geoespaciais, cada autor fica responsável pela guarda de seus bancos de dados, não havendo um compartilhamento e uma disseminação das informações. A criação de um repositório de dados geoespaciais visa organizar um ambiente virtual de armazenamento destas informações (vetoriais e raster), onde estas possam ser acessadas e baixadas gratuitamente para o uso e manipulação por outros usuários. mantendo os direitos autorais de cada produto.

Metodologia

A metodologia pensada para este projeto abrange quatro dimensões distintas: 1) organização da estrutura do repositório; 2) recepção dos dados; 3) preparação dos dados e; 4) disponibilização dos dados ao público.
1) Organização da Estrutura do repositório
Na sua concepção, o website do LEAGEF (wp.ufpel.edu.br/leagef) já previa uma área para o download de informações, porém esta nunca foi devidamente organizada para esta finalidade. Em uma etapa inicial, o website do LEAGEF deverá passar por uma rápida revisão/atualização, buscando torná-lo novamente funcional e apto para o recebimento do repositório de dados geoespaciais. Nesta etapa, deverão ser pensados os tipos de dados a serem disponibilizados, a forma de armazenamento, as categorias de organização destes dados, etc. Durante esta etapa, serão consultados outros repositórios de dados geoespaciais existentes.

2) Recepção dos Dados
Após estruturado o website e o repositório, passa-se a etapa de recepção dos dados geoespaciais. Para tanto, criou-se uma conta de webmail exclusiva para este fim (basedadosgeoufpel@gmail.com), que deverá ser gerenciada pelo bolsista do projeto. A divulgação do endereço desta conta será feita de maneira progressiva, no intuito de evitar receber um volume muito grande de dados ao mesmo tempo.

3) Preparação dos Dados
Todos os dados recebidos para disponibilização no repositório deverão ser padronizados (nomes de arquivos, metadados, etc.) antes de sua divulgação. Os padrões para tal ainda não foram integralmente definidos, mas serão feitas consultas aos protocolos utilizados pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Espera-se, com isso, definir um conjunto de protocolos simples e aplicável ao caso do repositório proposto, que se alinhe aos padrões já utilizados em nível nacional.
Os dados geoespaciais prontos para a divulgação serão carregados para um drive na nuvem criado para esta finalidade.

4) Disponibilização Pública dos Dados
Todos os dados carregados para o drive na nuvem serão catalogados e disponibilizados no repositório na página do LEAGEF. Este catálogo deverá ser atualizado a cada inserção de dados no drive.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto tem como metas, para o período de um ano de vigência:
- Atualização e reestruturação do website do LEAGEF;
- Estruturação mínima de um repositório para disponibilização dos dados;
- Disponibilização de pelo menos as bases de dados espaciais mais demandadas pelos alunos e pesquisadores do LEAGEF e das pesquisas realizadas no período 2022-2023.

Serão utilizados como indicadores de avaliação do projeto:
- Número de dados geoespaciais recebidos;
- Número de dados geoespaciais disponibilizados;
- Estatísticas de acesso e downloads.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO LUIS HECK SIMON1
EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES4
ERIKA COLLISCHONN1
HAKREN XAVIER MENDES
MAURICIO MEURER5
MOISES ORTEMAR REHBEIN1
RAFAEL RAMON MACHADO DOS SANTOS
ROBERTO LUIZ DOS SANTOS ANTUNES1

Página gerada em 28/04/2024 17:39:29 (consulta levou 0.197764s)