Nome do Projeto
Sono e saúde mental: explorando a associação do curso de vida e mecanismos biossociais em uma coorte brasileira de nascimentos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/09/2023 - 11/09/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Problemas de sono e as adversidades no início da vida durante a infância e a adolescência podem desencadear efeitos deletérios duradouros na saúde mental das pessoas. Há evidências que sustentam que o sono afeta a saúde mental. Poucos estudos investigam esta relação ao longo da vida usando uma perspectiva biossocial. Pretendo investigar a associação entre sono e saúde mental ao longo do desenvolvimento, considerando mecanismos genéticos e potenciais interações entre genética do sono e estresse (avaliados como autorrelato e concentração de cortisol). Pretendo utilizar dados de 4.231 participantes do Estudo de Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004. Adversidades auto-relatadas no início da vida e informações sobre o sono foram coletadas desde os 12 meses de idade. Os transtornos mentais foram avaliados por meio da Avaliação de Desenvolvimento e Bem-Estar (DAWBA) desde os 6 anos de idade, quando também foram coletadas informações de actigrafia do sono e amostras de saliva (para extração de DNA). O cortisol será extraído de amostras de cabelo coletadas aos 15 anos. As próximas avaliações estão previstas para os 18 anos. Pretendo recolher dados de jovens adultos para colmatar a lacuna no nosso conhecimento sobre o sono e a saúde mental ao longo da vida. Informações adicionais sobre causalidade na associação sono-saúde mental, períodos críticos/sensíveis que alteram esses resultados de saúde durante a vida, mecanismos biológicos e componentes poligênicos do sono e interação ambiental que levam à saúde mental serão fornecidas por esta proposta.

Objetivo Geral

investigar a associação entre sono e saúde mental ao longo do desenvolvimento, considerando mecanismos genéticos e potenciais interações entre genética do sono e estresse (avaliados como autorrelato e concentração de cortisol).

Justificativa

Problemas de sono e as adversidades no início da vida durante a infância e a adolescência podem desencadear efeitos deletérios duradouros na saúde mental das pessoas. Há evidências que sustentam que o sono afeta a saúde mental, sobretudo oriundas de países em desenvolvimento como brasil e nenhum estudo local investiga esta relação ao longo da vida usando uma perspectiva biossocial.

Metodologia

Dados de 4.231 participantes do Estudo de Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004 serão utilizados para fazer as analises . Adversidades auto-relatadas no início da vida e informações sobre o sono foram coletadas desde os 12 meses de idade. Os transtornos mentais foram avaliados por meio da Avaliação de Desenvolvimento e Bem-Estar (DAWBA) desde os 6 anos de idade, quando também foram coletadas informações de actigrafia do sono e amostras de saliva (para extração de DNA). O cortisol será extraído de amostras de cabelo coletadas aos 15 anos. As próximas avaliações estão previstas para os 18 anos.

Indicadores, Metas e Resultados

Recolher dados de jovens adultos para colmatar a lacuna no nosso conhecimento sobre o sono e a saúde mental ao longo da vida. Informações adicionais sobre causalidade na associação sono-saúde mental, períodos críticos/sensíveis que alteram esses resultados de saúde durante a vida, mecanismos biológicos e componentes poligênicos do sono e interação ambiental que levam à saúde mental serão fornecidas por esta proposta.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICIA MATIJASEVICH MANITTO
ANNA VICTORIA CAPELATO SPADACCIA
GUSTAVO GOMES ORUGIAN SANTOS
JOSEPH MURRAY
LUCIANA TOVO RODRIGUES8
MARINA XAVIER CARPENA

Página gerada em 29/04/2024 02:24:34 (consulta levou 0.400312s)