Nome do Projeto
Novos Caminhos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/10/2023 - 12/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O projeto de extensão Novos Caminhos partiu (em 2007) de uma demanda da sociedade à procura de alfabetização para seus filhos adultos e que não haviam logrado êxito em escolas regulares à época. Assim, nasce o projeto Novos Caminhos que visa proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual através da inserção, qualificada, em atividades sociais que exijam práticas de leitura e escrita.

Objetivo Geral

O objetivo primordial do Projeto de Extensão Novos Caminhos é proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com Síndrome de Down (SD) E Deficiência Intelectual através da inserção, qualificada, em atividades sociais que exijam práticas de leitura e escrita.
Para que esse objetivo se concretize traçamos alguns específicos, como: inserir os alunos no mundo da escrita, seja através da alfabetização propriamente dita, seja através de oportunidades de reflexões sobre a escrita; desenvolvimento de cálculos; orientação espacial-geográfica, conhecimentos estes que julgamos colaborarem para a efetivação do objetivo maior, que é a alfabetização e letramento desses jovens e adultos.

Justificativa

Partindo da premissa de que todas as pessoas têm direito à educação e acesso à cultura letrada, este projeto está sendo retomado oficialmente com o intuito de proporcionar a uma parcela da população, excluída do ensino regular, a oportunidade de inserção na cultura letrada, formadora de cidadãos. Outro aspecto importante a ser mencionado é a falta de atendimento das escolas regulares especiais com jovens nessa faixa etária.

Metodologia

De um modo geral o projeto funciona da seguinte maneira:
Um grupo de estudantes voluntários reúne-se, na quarta-feira à tardinha, para o preparo das aulas que serão ministradas durante a semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min até 11h30min, nas dependências da Faculdade de Educação.
A cada dia da semana uma dupla, ou trio de acadêmicas, é responsável por ministras as aulas às duas turmas: T1 - Alfabetização e T2 Letramento (pois já estão alfabetizados).
As aulas são registradas em um caderno e fica à disposição de todos os ministrantes.

Indicadores, Metas e Resultados

No tocante às contribuições ao currículo do curso de Pedagogia, almeja-se continuar proporcionando práticas educacionais voltadas a pessoas com deficiência, o que enriquece a formação não só dos ministrantes e bolsistas, mas de todos os alunos.
Dentre as principais contribuições científicas da proposta para os estudantes-ministrantes destacam-se a oportunidade reflexão sobre práticas inclusivas e formação docente para inclusão, área que demonstra fragilidade no Curso. Ter a oportunidade de vivenciar uma sala de aula com alunos com deficiência, já na graduação, colabora para a quebra de mitos e insere o estudante na produção de novas estratégias de ensino.
No que se refere à população-alvo do projeto – na turma de Alfabatização – espera-se que evoluam em suas hipóteses de escrita, atingindo, o mais rápido possível, a fase alfabética de escrita. Para a turma Estudos Avançados, almeja-se que conquistem autonomia na escrita criativa, narrativa e argumentativa; que consigam assimilar conhecimentos nas áreas da ciências, matemática, geografia, história, teatro.
De igual modo, espera-se que todos, de ambas as turmas, possam estreitar laços de amizade e convívio social, possam ter a autoestima elevada e, dessa forma, sintam-se valorizados pela sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AGATHA CAMPOS ALBAINI DA SILVA
ANA MERCEDES ACOSTA LOPEZ HERNANDEZ
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO
CRISTHIELEN BOEIRA RIBEIRO
DIULI ALVES WULFF
ERICA HARTWIG FRANK
ETIANE MESSA VALERIO
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL4
HELENA COLMAN PAIS
JULIA HENRIQUES COSTA
KETHLEN BOHM OLIVEIRA
LUIZA RANGEL MORESCO
MARIA LAURA ROMAN MACHADO DIAS
RAFAEL MENDES
VANESSA RIBEIRO DIOGO

Página gerada em 28/04/2024 16:24:49 (consulta levou 0.143467s)