Nome do Projeto
Novos Caminhos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/10/2023 - 12/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O projeto de extensão Novos Caminhos partiu (em 2007) de uma demanda da sociedade à procura de alfabetização para seus filhos adultos e que não haviam logrado êxito em escolas regulares à época. Assim, nasce o projeto Novos Caminhos que visa proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual através da inserção, qualificada, em atividades sociais que exijam práticas de leitura e escrita.
Objetivo Geral
O objetivo primordial do Projeto de Extensão Novos Caminhos é proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com Síndrome de Down (SD) E Deficiência Intelectual através da inserção, qualificada, em atividades sociais que exijam práticas de leitura e escrita.
Para que esse objetivo se concretize traçamos alguns específicos, como: inserir os alunos no mundo da escrita, seja através da alfabetização propriamente dita, seja através de oportunidades de reflexões sobre a escrita; desenvolvimento de cálculos; orientação espacial-geográfica, conhecimentos estes que julgamos colaborarem para a efetivação do objetivo maior, que é a alfabetização e letramento desses jovens e adultos.
Para que esse objetivo se concretize traçamos alguns específicos, como: inserir os alunos no mundo da escrita, seja através da alfabetização propriamente dita, seja através de oportunidades de reflexões sobre a escrita; desenvolvimento de cálculos; orientação espacial-geográfica, conhecimentos estes que julgamos colaborarem para a efetivação do objetivo maior, que é a alfabetização e letramento desses jovens e adultos.
Justificativa
Partindo da premissa de que todas as pessoas têm direito à educação e acesso à cultura letrada, este projeto está sendo retomado oficialmente com o intuito de proporcionar a uma parcela da população, excluída do ensino regular, a oportunidade de inserção na cultura letrada, formadora de cidadãos. Outro aspecto importante a ser mencionado é a falta de atendimento das escolas regulares especiais com jovens nessa faixa etária.
Metodologia
De um modo geral o projeto funciona da seguinte maneira:
Um grupo de estudantes voluntários reúne-se, na quarta-feira à tardinha, para o preparo das aulas que serão ministradas durante a semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min até 11h30min, nas dependências da Faculdade de Educação.
A cada dia da semana uma dupla, ou trio de acadêmicas, é responsável por ministras as aulas às duas turmas: T1 - Alfabetização e T2 Letramento (pois já estão alfabetizados).
As aulas são registradas em um caderno e fica à disposição de todos os ministrantes.
Um grupo de estudantes voluntários reúne-se, na quarta-feira à tardinha, para o preparo das aulas que serão ministradas durante a semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min até 11h30min, nas dependências da Faculdade de Educação.
A cada dia da semana uma dupla, ou trio de acadêmicas, é responsável por ministras as aulas às duas turmas: T1 - Alfabetização e T2 Letramento (pois já estão alfabetizados).
As aulas são registradas em um caderno e fica à disposição de todos os ministrantes.
Indicadores, Metas e Resultados
No tocante às contribuições ao currículo do curso de Pedagogia, almeja-se continuar proporcionando práticas educacionais voltadas a pessoas com deficiência, o que enriquece a formação não só dos ministrantes e bolsistas, mas de todos os alunos.
Dentre as principais contribuições científicas da proposta para os estudantes-ministrantes destacam-se a oportunidade reflexão sobre práticas inclusivas e formação docente para inclusão, área que demonstra fragilidade no Curso. Ter a oportunidade de vivenciar uma sala de aula com alunos com deficiência, já na graduação, colabora para a quebra de mitos e insere o estudante na produção de novas estratégias de ensino.
No que se refere à população-alvo do projeto – na turma de Alfabatização – espera-se que evoluam em suas hipóteses de escrita, atingindo, o mais rápido possível, a fase alfabética de escrita. Para a turma Estudos Avançados, almeja-se que conquistem autonomia na escrita criativa, narrativa e argumentativa; que consigam assimilar conhecimentos nas áreas da ciências, matemática, geografia, história, teatro.
De igual modo, espera-se que todos, de ambas as turmas, possam estreitar laços de amizade e convívio social, possam ter a autoestima elevada e, dessa forma, sintam-se valorizados pela sociedade.
Dentre as principais contribuições científicas da proposta para os estudantes-ministrantes destacam-se a oportunidade reflexão sobre práticas inclusivas e formação docente para inclusão, área que demonstra fragilidade no Curso. Ter a oportunidade de vivenciar uma sala de aula com alunos com deficiência, já na graduação, colabora para a quebra de mitos e insere o estudante na produção de novas estratégias de ensino.
No que se refere à população-alvo do projeto – na turma de Alfabatização – espera-se que evoluam em suas hipóteses de escrita, atingindo, o mais rápido possível, a fase alfabética de escrita. Para a turma Estudos Avançados, almeja-se que conquistem autonomia na escrita criativa, narrativa e argumentativa; que consigam assimilar conhecimentos nas áreas da ciências, matemática, geografia, história, teatro.
De igual modo, espera-se que todos, de ambas as turmas, possam estreitar laços de amizade e convívio social, possam ter a autoestima elevada e, dessa forma, sintam-se valorizados pela sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AGATHA CAMPOS ALBAINI DA SILVA | |||
ANA MERCEDES ACOSTA LOPEZ HERNANDEZ | |||
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO | |||
CRISTHIELEN BOEIRA RIBEIRO | |||
DIULI ALVES WULFF | |||
ETIANE MESSA VALERIO | |||
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL | 4 | ||
HELENA COLMAN PAIS | |||
JÚLIA HENRIQUES COSTA | |||
KETHLEN BOHM OLIVEIRA | |||
LUIZA RANGEL MORESCO | |||
MARIA LAURA ROMAN MACHADO DIAS | |||
RAFAEL MENDES | |||
VANESSA RIBEIRO DIOGO | |||
ÉRICA HARTWIG FRANK |