Nome do Projeto
Efeito dos protocolos de sinterização rápida no comportamento mecânico de zircônias odontológicas: Uma revisão sistemática.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/12/2023 - 01/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O objetivo deste estudo será avaliar, através de uma revisão sistemática da literatura, o efeito de protocolos de sinterização rápida no comportamento mecânico de cerâmicas a base de óxido de zircônio em comparação com protocolos de queima convencional. Para isso, as buscas serão realizadas nas bases de dados the PubMed/Medline, Scopus, LILACS, Web of Science, Embase, ProQuest e Open Grey por dois revisores de maneira independente. Estudos in vitro que avaliem o comportamento mecânico (resistência flexural, fadiga, carga para falha) de zircônias odontológicas de qualquer geração comparando, pelo menos, um grupo de protocolo que acelere a sinterização e um grupo com sinterização convencional serão incluídos no estudo. Estudos que utilizem espécimes de qualquer geometria, cimentados ou não a dentes ou análogos de dentina poderão ser incluídos. Primeiramente, serão removidas as duplicatas e os revisores incluirão os artigos em potencial identificados apenas por título e resumo. Após, os artigos que passarem pela primeira fase serão lidos na íntegra. Os artigos mantidos após a segunda fase serão avaliados quanto ao risco de viés e dados pertinentes serão extraídos. Serão realizadas análises quantitativas e/ou qualitativas dos dados extraídos.

Objetivo Geral

Avaliar, através de uma revisão sistemática da literatura, o efeito de protocolos de sinterização rápida no comportamento mecânico de cerâmicas a base de óxido de zircônio em comparação com protocolos de queima convencional.

Justificativa

Diante da introdução de novos materiais a base de zircônia no mercado, protocolos de queima que visam diminuir o tempo para confecção de restaurações vem sendo desenvolvidos. No entanto, não é claro se os protocolos de sinterização rápida podem ser prejudiciais às propriedades mecânicas desses materiais.

Metodologia

As buscas serão realizadas nas bases de dados the PubMed/Medline, Scopus, LILACS, Web of Science, Embase, ProQuest e Open Grey por dois revisores de maneira independente. Estudos in vitro que avaliem o comportamento mecânico (resistência flexural, fadiga, carga para falha) de zircônias odontológicas de qualquer geração comparando, pelo menos, um grupo de protocolo que acelere a sinterização e um grupo com sinterização convencional serão incluídos no estudo. Estudos que utilizem espécimes de qualquer geometria, cimentados ou não a dentes ou análogos de dentina poderão ser incluídos. Primeiramente, serão removidas as duplicatas e os revisores incluirão os artigos em potencial identificados apenas por título e resumo. Após, os artigos que passarem pela primeira fase serão lidos na íntegra. Os artigos mantidos após a segunda fase serão avaliados quanto ao risco de viés e dados pertinentes serão extraídos. Serão realizadas análises quantitativas e/ou qualitativas dos dados extraídos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se obter dados quantitativos suficientes para realização de meta-análise. Assim sendo, acredita-se que protocolos rápidos não são prejudiciais, porém, protocolos super rápidos parecem diminuir as propriedades mecânicas das cerâmicas a base de zircônia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA DA SILVA RODRIGUES1
LAURA KROETZ FANG
Liliana Gressler May
MARIA EDUARDA DALMEIDA PAES
RAFAEL RATTO DE MORAES1

Página gerada em 03/12/2024 14:22:40 (consulta levou 0.102449s)