Nome do Projeto
Prevalência de Trichomonas vaginalis em pacientes mulheres do município de Pelotas, RS.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
27/10/2023 - 27/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O objetivo deste estudo clínico e diagnóstico em pacientes mulheres atendidas no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina, UFPel. As coletas serão realizadas no período de agosto de 2023 a dezembro de 2024. As amostras de secreção vaginal serão colhidas de pacientes sintomáticas (coceira, prurido, odor fétido e entre outros) e assintomáticas (corrimento abundante) durante o exame especular de citologia do colo do útero (Papanicolau). As análises serão analisadas pelo método do exame a fresco e também pelo cultivo in vitro no meio TYM associado a antibióticos e antifúngicos. Nas amostras positivas serão realizadas a confirmação da espécie pelo diagnóstico molecular através da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR).

Objetivo Geral

Investigar a prevalência a partir de um diagnóstico clínico e laboratorial de infecções sexualmente transmissíveis (IST), com o intuito de detectar tricomoníase/ Trichomonas vaginalis em pacientes mulheres atendidas no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina, UFPel.

Justificativa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a ocorrência global de tricomoníases é de 170 milhões anualmente, em pessoas de faixa-etária entre 15-49 anos, predominantemente em 92% de mulheres (GERBASE et al, 1998).
Em 2012, constatou-se que havia cerca de 273 milhões de casos prevalentes das quatro IST curáveis entre adultos de 15 a 49 anos: 128 milhões de casos de clamídia, 27 milhões de casos de gonorreia, 101 milhões de casos de tricomoníase e 18 milhões de casos de sífilis. Esses números correspondem a uma incidência estimada de 131 milhões de novos casos de clamídia, 78 milhões de novos casos de gonorréia, 143 milhões de novos casos de tricomoníase e 5,6 milhões de novos casos de sífilis em mulheres e homens de 15 a 49 anos em todo o mundo (NEWMAN et al, 2015). A incidência da infecção depende de vários fatores, incluindo idade, atividade sexual, número de parceiros sexuais, outras ISTs, fase do ciclo menstrual, técnicas de diagnóstico e condições socioeconômicas, entre outros (PETRIN et al, 1998). Diferenças no padrão de vida, nível educacional e higiene pessoal são fatores importantes que influenciam na incidência da infecção. A prevalência é elevada entre os grupos de nível socioeconômico baixo, entre as pacientes de clínicas ginecológicas, pré-natais e em serviços de infecções sexualmente 6 transmissíveis (IST). A frequência de infecção é menor em mulheres casadas (13,6%), quase o dobro em viúvas e solteiras (22,7% a 25,6%) e três vezes maior (37%) em mulheres divorciadas e separadas. O baixo índice da tricomoníase em mulheres casadas é possivelmente devido ao fato de elas usarem contraceptivos com propriedades tricomonicidas. Muitos investigadores encontraram um aumento da incidência da infecção de T. vaginalis em mulheres grávidas (HOGNIBERG; BURGESS, 1994).

Metodologia

As coletas iniciaram no mês de agosto de 2023, no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina, UFPel. As amostras são colhidas semanalmente (segunda, quarta e sexta) no período da manhã. Estima-se abranger (“n” total amostral=264) mulheres com faixa etária entre (15-76), visto que o “n” populacional= 25 pacientes/ por mês, atendidas na Faculdade de Medicina, UFPel. A pesquisa está em andamento e as coletas serão concluídas em dezembro de 2024.
A secreção é colhida durante o exame ginecológico intitulado Papanicolau, sendo assim, a amostra colhida é inserida em uma lâmina com o auxílio de um swab onde é feito um esfregaço sobre a lâmina e em seguida com uma pipeta de pasteur estéril é inserido 1 gota de solução salina isotônica (0,15 M) tépida, para que seja possível a visualização e detecção da presença de trofozoítos e a mobilidade dos flagelos (TASCA; DE CARLI, 2007), imediatamente a lâmina é observada na objetiva 400x após a coleta, visando obter o diagnóstico rápido das amostras positivas por meio da visualização dos trofozoítos móveis. Nesse estudo também são colhidas amostras de muco vaginal das pacientes com um swab de algodão não absorvente estéril, com o auxílio de um espéculo e inseridas em Tubos falcons de 15mL preenchidos por 9mL de meio de cultivo semi-sólido intitulado TYM-Trypticase - Yeast Extract- Maltose contendo antibióticos e antifúngicos para manter integridade da amostra que será acondicionada em uma caixa térmica a 37ºC, para que sejam transportadas ao Laboratório de Protozoologia e Entomologia (LAPEn) para posterior análise.
As amostras positivas serão separadas e com o swab de algodão não absorvente estéril e o auxílio de um espéculo, serão inseridas em microtubos (eppendorfs) em PBS para serem acondicionadas em temperaturas reduzidas, para a confirmação através do diagnóstico molecular pela técnica de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). A extração de DNA será realizada por um kit comercial de extração de DNA, de acordo com as diretrizes do fabricante e mantidos congelados a -20°C para uso posterior. Os produtos de PCR serão analisados por eletroforese em gel de agarose a 1,5% contendo coloração gel-red e visualizados sob iluminação UV. O DNA de referência de T. vaginalis e água duplamente destiladas serão usados como controles positivos e negativos serão utilizados respectivamente para purificação em cada execução e sequenciamento (BAHREINI et al, 2023).
Por fim, as variáveis estatísticas serão computadas e analisadas no programa GraphPad Prism 8.0.1. Inicialmente, será realizado o Teste de χ2 com intervalo de confiança de 95% para avaliar se as características socioepidemiológicas (idade, local de residência, estado civil, aborto, nível de escolaridade e entre outros) correspondem ao diagnóstico clínico de tricomoníase, verificando se as hipóteses estabelecidas no presente estudo são coesas, isto é, se o nível de significância estatística entre as amostras é P<0,05.

Indicadores, Metas e Resultados

- Obter dados epidemiológicos da ocorrência de T. vaginalis e de tricomoníase em mulheres no município de Pelotas;
- Os resultados obtidos serão enviados a Secretária de Saúde do município, atestando os casos positivos, sintomáticos e assintomáticos de tricomoníase, com a finalidade de melhorar o acompanhamento clínico, contribuir na elaboração de programas de prevenção, assistência e controle, nas unidades de saúde do município de Pelotas, auxiliando na identificação de causas e falhas referentes à informação que propiciou o crescimento de casos.
- Corroborar através de ações extensionistas promovendo palestras educativas em instituições de ensino e saúde, assim como na divulgação de informações pertinentes através das mídias sociais;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRAN DE QUEVEDO FERNANDES
ALEXIA BRAUNER DE MELLO
ANDRE LUIS BARTZ VOIGT
ANGELICA DA SILVA MACHADO
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA
CAMILA BELMONTE OLIVEIRA3
FRANCINE RODRIGUES PEDRA
GUILHERME LUCAS DE OLIVEIRA BICCA2
Kellen Crizel da Rocha
MONIQUE GUADALUPE CASANOVA
RONYSSA DOS SANTOS RIBEIRO
YAN WAHAST ISLABÃO
ÍTALO FERREIRA DE LEON

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 4.000,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 4.000,00

Página gerada em 28/04/2024 14:45:23 (consulta levou 0.164294s)