Nome do Projeto
ParasitoPet - Grupo de Estudos em Doenças Parasitárias de Pequenos Animais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/11/2023 - 15/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
As parasitoses de pequenos animais representam uma grande parcela dos atendimentos na rotina da clinica de pequenos animais, sendo responsáveis por uma série de sinais clínicos de acordo com o agente e o órgão acometido pelo parasito. Atualmente, cães e gatos fazem parte da estrutura familiar e o convívio entre ambos pode resultar em uma série de benefícios como uma melhora social, emocional, física e cognitiva. Porém, é necessário ter cuidados com a saúde dos animais, pois quando parasitados podem representar um risco à saúde de outros animais e também do homem, pois alguns parasitos possuem potencial zoonótico. A clínica de pequenos animais é uma área de grande importância dentre as áreas da medicina veterinária. Além do diagnóstico e tratamento de doenças, ela contribui também com a saúde pública, contribuindo com controle de zoonoses. O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove a formação de um profissional generalista, capacitado para se inserir nos mais variados domínios abrangidos pela profissão. Assim, para que o discente possa direcionar sua formação para área de interesse, aprofundar os conhecimentos e vivenciar a realidade profissional, as atividades complementares são parte importante na formação do estudante de Medicina Veterinária estimulando o aprendizado e a atualização do conhecimento. Portanto, o objetivo deste projeto é capacitar o acadêmico de Medicina Veterinária da UFPel, na área de Doenças Parasitárias de Pequenos Animais. Serão realizadas reuniões semanais, direcionadas aos acadêmicos de Medicina Veterinária, com duração aproximada de 2 horas cada encontro. Nas reuniões serão desenvolvidas apresentações orais, discussão de artigos e de casos clínicos. Também serão convidados palestrantes profissionais externos ao grupo, da cidade de Pelotas e de outras regiões, que venham apresentar e compartilhar suas vivências e conhecimentos. No final de cada reunião será disponibilizado um espaço para discussão sobre o tema apresentado, com possibilidade de perguntas para sanar as dúvidas. Os temas abordados serão escolhidos de acordo com o interesse do grupo e pertinentes a área de doenças parasitárias de cães e gatos. Portanto espera-se, a partir deste projeto, contribuir na formação complementar do acadêmico do curso de Medicina Veterinária da UFPel, contribuindo com o conhecimento e aperfeiçoamento na área de Doenças Parasitárias de Pequenos Animais.

Objetivo Geral

Promover a formação de estudantes de Medicina Veterinária, com interesse na área de Doenças Parasitárias de Pequenos Animais, bem como a de Clinica Médica de Animais de Companhia (cães e gatos) através do desenvolvimento de atividades complementares de ensino, com o intuito de capacitar os discentes ao conhecimento técnico, prático, social e científico.

Justificativa

Considerando que a área de Clínica Médica de Animais de Companhia vem crescendo muito nos últimos anos, sendo a principal área de estágio dos acadêmicos em conclusão do curso de Medicina Veterinária da UFPel, o conhecimento acerca das diferentes etiologias que podem acometer os cães e os gatos são imprescindíveis. Dentre estas, destacam-se as doenças parasitárias, que são bastante prevalentes na rotina da clinica de pequenos animais, porém, muitas vezes acabam sendo subdiagnosticadas. Desta forma, existe há necessidade de atividades complementares para a formação dos acadêmicos interessados nesta área profissional. Este projeto oportunizará ao graduando um conhecimento técnico e científico, sobre a área de Doenças Parasitárias de pequenos animais. Através de discussões, apresentações de palestras e confecção de material científico, o acadêmico terá oportunidade de agregar conhecimento teórico e prático sobre a área de doenças parasitárias, o que é fundamental para a capacitação do profissional.

Metodologia

Serão realizadas reuniões semanais, direcionadas aos acadêmicos de Medicina Veterinária, com duração aproximada de 2 horas. As reuniões serão realizadas em grupos menores e também aberta a toda a comunidade interessada da Medicina Veterinária. Haverá o convite divulgado em rede social para a participação dos interessados. Nas reuniões serão desenvolvidas apresentações orais, discussão de artigos e de casos clínicos. Também serão convidados para palestrar, profissionais da área de Doenças Parasitárias e Clínica de Pequenos Animais, que venham apresentar e compartilhar suas vivências e conhecimentos. No final de cada reunião será disponibilizado um tempo para perguntas e discussão sobre o assunto apresentado. Os temas abordados serão escolhidos de acordo com as sugestões da equipe envolvida baseados no interesse para a formação técnica, acadêmica e social dos integrantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se contribuir na formação complementar do discente em Medicina Veterinária da UFPel. Agregando conhecimentos na área Doenças Parasitárias de Pequenos Animais, além daquelas ofertadas pelo currículo, aproximando o acadêmico da realidade na área de Doenças Parasitárias, bem como a de clínica de pequenos animais. Os participantes serão estimulados a publicações em revistas e congressos da área, desta forma facilitando a interação de conhecimento com troca de experiências e vivência com outros acadêmicos e profissionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDER FERRAZ
ANA CAROLINA AQUINO BRAGA
ANA CLARA DORNELLES REICHOW
CAMILA MOURA DE LIMA
CLAUDIO LEME DE ARAUJO JUNIOR
EDUARDA DO PRADO SZCZEPANIAK
EDUARDA SANTOS BIERHALS
FRANCINE OLIVEIRA MEIRELES
GABRIELA DE ALMEIDA CAPELLA
IARA BETTIN FOSTER
JOANA DE BAIRROS NERIS
JULIA VICTORIA SANTOS DE SOUZA
LEANDRO QUINTANA NIZOLI4
LETICIA DE JESUS SANTOS
LUCIELE SANTA BARBARA SOARES
LUISA SAALFELD WETZEL
MARIANA MARTINS DE ALMEIDA
MATHEUS AGUIRRES GHELLER
MAYARA DA SILVA GARCIA
PAULA LAYNI BARROS BARBOSA
PÉTER DE LIMA WACHHOLZ
RAIANI BARBOSA DA ROCHA
RENATA FONTES ONGARATTO6
RODRIGO LEITE DOS SANTOS
TAISE VENCATO ISQUIERDO
THAIS BANDIERA
THAÍS CEZIMBRA REICHOW
TIAGO FELIPE BARBOSA MOREIRA
UDILEINE BRUM PINTO OLIVEIRA
VICTORIA DA PORCIUNCULA DOS SANTOS

Página gerada em 28/04/2024 18:49:37 (consulta levou 0.170421s)