Nome do Projeto
"Boia, Música e Ciência"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2023 - 30/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
“Boia, Música e Ciência” é um projeto para a realização de eventos técnicos, científicos e culturais, proposto pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande do Sul, Brasil. O projeto caracteriza-se pela promoção de eventos locais, cujo objetivo é divulgar dados de pesquisa e inovação tecnológica de trabalhos realizados pelo NUPEEC e participação de profissionais do agronegócio, abordando assuntos técnicos e atualizados de diferentes setores, como produção de leite e carne. Durante os eventos, haverá a gravação dos eventos para posterior divulgação, promovendo assim maior disseminação das informações. O NUPEEC é um grupo multidisciplinar constituído por professores, pesquisadores, pós-graduandos, residentes e graduandos, envolvendo os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biotecnologia, Biologia e Farmácia. O proponente Professor Dr. Marcio Nunes Corrêa é Médico Veterinário, com mestrado em Zootecnia e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente é Professor Titular de Clínica Médica de Grandes Animais I e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desenvolvendo atividades direcionadas ao estudo do metabolismo de ruminantes. Atua como orientador nos Programas de Pós-Graduação em Veterinária (PPGV) e Biotecnologia (PPGB), além de coorientar no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da UFPEL. O projeto busca integralizar a cultura com a divulgação de ciência através da participação de músicos tradicionalistas gaúchos. O público-alvo inclui técnicos de empresas públicas e privadas, do setor do agronegócio, buscando contribuir cientificamente com a formação desses profissionais, bem como, divulgar os trabalhos científicos realizados na UFPEL.

Objetivo Geral

Levar o conhecimento de dados de pesquisa científica e inovação tecnológica, de trabalhos realizados pelo grupo NUPEEC, para profissionais do agronegócio.

Justificativa

O projeto Boia, Música e Ciência possui caráter inovador no que tange a divulgação de dados de pesquisa e inovação nas áreas de pecuária de leite e de corte no Brasil, proposto pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande do Sul, Brasil. O projeto caracteriza-se por ser um evento presencial, disponibilizado para empresas, cooperativas e associações mediante as suas demandas. Durante a sua realização, professores e pós-graduandos abordarão dados de pesquisa e inovação tecnológica realizadas no grupo NUPEEC, de acordo com as necessidades das empresas, cooperativas ou associações. Também haverá participação de profissionais do agronegócio, abordando assuntos técnicos de relevância para a comunidade acadêmica. Os eventos serão gravados e divulgados para maior disseminação das informações, possibilitando que um público maior seja atingido.

Metodologia

O evento será proporcionado para empresas, cooperativas e associações de acordo com as suas demandas, com local a ser definido de acordo com a edição. Durante a sua realização, os temas abordados serão ajustados de acordo com a necessidade do setor do agronegócio. Ocorrerá em formato de entrevista com professores, pós-graduandos e profissionais do agronegócio que estejam trabalhando ou tenham trabalhado com a temática a ser discutida, de modo a proporcionar uma troca efetiva de ideias a respeito de temas atuais e relevantes que podem ser aplicados no meio rural.
A data, duração e horário de realização do evento serão pontos a serem ajustados entre empresa/cooperativa/associação, músicos e palestrantes. No entanto, o formato do projeto envolve primeiramente a realização da entrevista e posteriormente a participação dos músicos tradicionalistas, que complementarão o evento com a fabricação e degustação de comidas e música ao vivo.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é realizar um evento que atenda às necessidades de empresas, cooperativas e associações envolvidas no agronegócio brasileiro, por meio da abordagem de temas relevantes ao setor. Espera-se que o projeto “Boia, Música e Ciência”, seja uma ferramenta de divulgação dos trabalhos realizados no grupo NUPEEC, com o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Além de proporcionar o contato entre as empresas, cooperativas e associações com os acadêmicos do grupo de pesquisa, o que é interessante para a formação e aumento da visibilidade visando a futura inserção destes profissionais no mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA AUGUSTA SASSI DA COSTA GARCIA
CLAUDIA FLAVIA SOARES JAKS
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO6
LAURA VALADÃO VIEIRA
MARCIO NUNES CORREA1
MARIA CAROLINA NARVAL DE ARAUJO
NOELITON FREITAS DOS SANTOS
VIVIANE ROHRIG RABASSA6

Página gerada em 29/04/2024 04:41:07 (consulta levou 0.145700s)