Nome do Projeto
Efeitos da doença celíaca em diferentes sistemas orgânicos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/11/2023 - 11/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A prevalência global da doença celíaca é estimada em cerca de 1,4%, e os sintomas variam de acordo com a faixa etária. O único tratamento conhecido para essa patologia é a adesão rigorosa a uma dieta completamente livre de glúten, uma vez que a ingestão dessa proteína pode levar a deficiências nutricionais. Portanto, a suplementação nutricional pode ser necessária para corrigir essas deficiências. A doença celíaca pode gerar inúmeras complicações, que podem manifestar-se de forma assintomática ou sintomática, sendo a manifestação clínica mais frequente, no trato gastrointestinal, com sintomas como diarreia crônica, distensão abdominal e vômitos. Além disso, sintomas extraintestinais, podem surgir afetando áreas como a saúde óssea, reprodutiva, cardiovascular, mental e até mesmo neurológica. A ocorrência desses sintomas está, muitas vezes, associada ao diagnóstico tardio ou à ausência do mesmo. Sabe-se que a doença celíaca é uma doença autoimune desencadeada pela exposição ao glúten, encontrado em cereais como trigo, centeio, cevada e malte. Essa condição prejudica a mucosa do intestino delgado, resultando em sintomas gastrointestinais e afetando negativamente sistemas como a saúde óssea, reprodutiva, cardiovascular, mental e neurológica. Este estudo objetiva mostrar os efeitos da doença celíaca em diferentes sistemas orgânicos. Será feita uma revisão bibliográfica, onde a pesquisa será feita através da leitura de artigos científicos. A revisão será feita nas bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, com os seguintes descritores doença celíaca, enteropatia glúten induzida, dieta livre de glúten, nos idiomas, português, inglês e espanhol, nos últimos dez anos.

Objetivo Geral

- Revisar os efeitos da DC em diferentes sistemas orgânicos.

Justificativa

É evidente que a Doença Celíaca pode acarretar diversas complicações. Nesse sentido, fazer uma revisão, é relevante, pois amplia o conhecimento sobre a doença, ao mesmo tempo que auxilia na identificação de sintomas extraintestinais. Ademais, essa abordagem pode facilitar o diagnóstico precoce e a implementação de um tratamento adequado, fornecendo informações fundamentais para a suplementação nutricional.

Metodologia

A revisão bibliográfica será realizada através das bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. Na busca dos artigos foram utilizados os seguintes descritores: doença celíaca, enteropatia glúten induzida, dieta isenta de glúten. Serão selecionados artigos que atendessem aos seguintes limites: dez anos de publicação, considerando estudos com adultos, crianças e idosos nas línguas: português, espanhol e inglês. Foram excluídos da revisão bibliográfica artigos que não estavam relacionados com o tema e não atendessem aos critérios de inclusão.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a publicação de artigo científico em revista de qualis B1 na área da Nutrição e participação do CIC da Ufpel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO2
BRUNA VANESSA SILVA DAMASCENO
MORGANA PILICAO DA CRUZ
NÁTALI FONSECA MORAES

Página gerada em 28/04/2024 21:53:05 (consulta levou 0.132545s)