Nome do Projeto
Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2023 - 21/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais – PPG DTSA, atualmente registrado na área interdisciplinar de Meio Ambiente e Agrárias da CAPES, possui uma trajetória de 8 anos de envolvimento com a temática. O corpo discente e docente produz uma série de investigações nacionais e internacionais que contribuem a entender a dinâmica da agricultura, sob uma perspectiva interdisciplinar. Dessa forma, é salutar que esses avanços e reflexões sejam compartilhadas com a comunidade, para que possam ser retroalimentadas e atualizadas em suas referências teóricas e conceituais. A partir disso, propõe-se a organização de um seminário, objeto deste projeto, que visa dialogar com a comunidade sobre as temáticas de pesquisa, bem como apresentar avanços e inovações das áreas do Desenvolvimento Territorial e acerca dos sistemas agroalimentares, de forma anual e contando com a presença de pesquisadores, profissionais, acadêmicos e da sociedade civil. O seminário será organizado pelos discentes e docentes do PPG DTSA, a fim de estimular a construção colaborativa e dialógica das suas atividades, assumindo a cada edição uma temática central e um formato singular. Espera-se que o evento possa contribuir para o debate atual em relação às temáticas apresentadas em cada edição e possa mobilizar os atores a construir e refletir sobre o seu entorno, valorizando, especialmente as relações acadêmicas e institucionais que se estabeleçam a partir dos encontros.

Objetivo Geral

O seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPG DTSA) objetiva dialogar com a comunidade acadêmica e sociedade civil sobre as temáticas relacionadas com o Desenvolvimento Territorial e a dinâmica dos Sistemas Agroalimentares a partir de uma visão interdisciplinar da ciência.

Justificativa

O projeto será desenvolvido a partir de uma demanda interna do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais – PPG DTSA, a partir da necessidade de dialogar sobre os temas investigados pelo seu corpo docente e discente. Nesta perspectiva de diálogo, encontra-se a possibilidade de apresentar os avanços científicos desenvolvidos nas pesquisas de mestrado e também em projetos institucionais e interinstitucionais. Igualmente, o espaço de um seminário possibilita a aproximação com novos enfoques teóricos e conceituais que estimulam reflexões e novas abordagens, que ocorrem a partir da aproximação com diferentes públicos.

Metodologia

A proposta do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais é ser realizado de forma presencial e anual, sendo organizado pelos professores e estudantes de forma participativa, estimulando que haja um grande envolvimento com a produção e socialização do conhecimento. As temáticas de cada edição serão escolhidas a partir da equipe de organização, bem como o seu formato e método de abordagem. Essa flexibilidade metodológica acontece devido à fluidez de atores envolvidos na organização do evento, que se renova a cada ano letivo. Considerando este panorama, não é possível prever as datas de realização dos seminários a cada ano, sendo, portanto, pertinente a criação das ações específicas a cada edição, com tempo hábil para que sejam aprovadas pelos órgãos competentes na Ufpel. Espera-se construir um espaço de divulgação científica de forma oral e escrita no Seminário, condicionada a uma avaliação por pares, que posteriormente será compilada e disponibilizada para a comunidade na forma escrita.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é garantir que anualmente seja realizada uma edição do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, contemplando temas e formatos conforme a equipe de organização assim decidir.
Espera-se, como resultados deste projeto, envolver os estudantes e professores do PPGDTSA na construção dos Seminários; promover a participação efetiva dos professores e estudantes nas edições do Seminário, seja na condição de ouvinte como apresentadores de trabalhos científicos; aproximar os diferentes atores, quer sejam estudantes, professores, técnicos, pesquisadores, entre outros, que dialogam com o tema do Desenvolvimento Territorial e Sistemas agroalimentares em contexto regional e nacional; elaborar um material de sistematização escrito, em forma de imagens e/ou vídeos contendo as reflexões do Seminário , especialmente, compilando os trabalhos apresentados; por fim, espera-se fortalecer as parcerias existentes com instituições de pesquisa, extensão, universidades, ONGs e sociedade civil e estabelecer novas relações institucionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAIN HERNANDEZ SANTOYO9
ALEXANDER JOSE DE SENA
ALEXIA NIZOLI BETIATTO
ALINE SOARES PEREIRA8
AMANDA CARDOSO NOVO
ANDREI NUNES RODRIGUES
ANDRÉIA LEÃO DA FONSECA MOREIRA
ANTÔNIO DE AZEVEDO PERLEBERG
ANTÔNIO RENATO VASCONCELOS DA CUNHA
ARTHUR EMILIO SCHMIDT
AUGUSTO HAUBER GAMEIRO24
Adriele de Azambuja Fagundes
Alessandra Kerstner Storch
Antonio Marcio Buainain
CAMILE LARISSA DA LUZ GASPERIM
CAROLINE ZALAMENA
CHARLENE SANTANA FERREIRA
CLÁUDIO BECKER8
Caroline Souza de Quadros
Clenio Nailto Pillon
DANILO DOS SANTOS LEITE
DECIO SOUZA COTRIM8
DIONI DA SILVA COELHO
EDGARDO ANTONIO BAZERGA GONZALEZ JUNIOR
EDUARDA GULARTE GOULARTE
EDUARDO ZACA COSTA
EMERSON MEIRELES DE FARIAS
FABIANA FALLEIRO VINCIPROVA
FELIPE AIRES THOFEHRN
FELIPE FEHLBERG HERRMANN8
FERNANDO DANTAS ASSUMPÇÃO SILVEIRA
FILIPE CORREA TORINO
GABRIELE BENATTO DELGADO
GABRIELITO RAUTER MENEZES8
GIAN DE AGUIAR FERNANDES
GIOVANA MILECH ROBE
GUSTAVO DA SILVA GASTAL
GUSTAVO LUAN HUBNER
Gabriela Coelho-de-Souza
HENRIQUE ANDRADE FURTADO DE MENDONCA8
HENRIQUE ARANHA SILVEIRA DE CARVALHO
JAIME ROQUE MONTEIRO CARVALHO
JANAÍNA SILVA DA ROSA
JEFERSON DOMINGUES PRATES
JOSE COSTA FROES
JOÉLIO FARIAS MAIA
JULIA WULFF MULLER
JULIANA GOULART NOGUEIRA
John Wilkinson
KARIN PEGLOW
KATIUSCIA DA SILVA BUENO
KETHLEN BEATRIZ DE OLIVEIRA KURTZ
LADISLAU SEUS SILVEIRA
LARISSA JACOBSEN DA ROCHA
LAURA MACHADO CRESPO
LAVINIA BUBOLZ HOLZ
LAZARO HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA
LEONARDO DUARTE PORTO
LETICIA RUTZ DEWANTIER
LIDIANE PERLEBERG KRUGER
LUANA VAHL COUSEN
LUCAS FONSECA MÜLLER
LUCAS SERPA BRUM
LUCCA NOSCHANG FERNANDES
LUCI NARA LIMA PEREIRA
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES8
LUIZA EHLERT BIERHALS
MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS9
MARCIANO CUSTODIO FERREIRA
MARCOS FERNANDES VENCATO
MARIA REGINA CAETANO COSTA8
MARIANE D´AVILA ROSENTHAL8
MARIELEN PRISCILA KAUFMANN10
MARIO DUARTE CANEVER
MATHEUS FERREIRA BLANK
MAURO LILLES PEDROTTI DREWS
MORGAN YURI OLIVEIRA TELES MACHADO
NEWTON SOARES MOTA
OTAVIO MADUREIRA SCHVANTS
PATRÍCIA MARTINS DA SILVA8
PAULO RIGATTO8
PEDRO MADRUGA ITURRIET
PEDRO NIZOLLI DA ROSA
PÂMELA INCHAUSPE CORRÊA ALVES
QUELE ALMEIDA DA CONCEICAO
RAFAEL GASTAL PORTO
RAFAELA SANTOS DA SILVA
RODRIGO OTÁVIO MENDONÇA DA SILVA
SAYMON DIAS ACOSTA
SHAINELLI RODRIGUES AGUERO
STHEFANI VICTORIA RITTER PEGLOW
Sérgio da Silva Leão
TAMIRES PÔRTO LIMA
VINÍCIUS TUCHTENHAGEN GOLDAS
VOLNEI KRAUSE KOHLS

Página gerada em 28/04/2024 04:23:54 (consulta levou 1.005818s)