Nome do Projeto
Construindo uma gestão cidadã e participativa do Programa de Crédito Fundiário no Estado do Rio Grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/12/2023 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A inovação gerencial desempenha um papel crucial na Administração Pública, uma vez que é fundamental para a adaptação e aprimoramento contínuo das instituições governamentais. As demandas dos cidadãos e a complexidade dos desafios enfrentados estão em constante mudança. Portanto, a capacidade de inovar em termos de gestão é vital para garantir que os recursos públicos sejam alocados de forma eficiente, os serviços sejam prestados com qualidade e transparência e a confiança dos cidadãos nas instituições pública seja elevada (MENDES, 2001). Este projeto tem como objetivo avaliar, descrever e propor melhorias nos processos administrativos, de modo a consolidar uma gestão cidadã e participativa do Programa de Crédito Fundiário no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa adota como orientação metodológica a perspectiva dos métodos mistos, permitindo a união das vantagens das abordagens qualitativa e quantitativa, minimizando vieses e fragilidades. Além disso, a metodologia operacional também se apoiará na abordagem dos "momentos" do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Será desenvolvido no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário, descrevendo e propondo melhorias nos processos administrativos.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo avaliar, descrever e propor melhorias nos processos administrativos, de modo a consolidar uma gestão cidadã e participativa do Programa de Crédito Fundiário no Estado do Rio Grande do Sul.
Justificativa
A implementação de um projeto de inovação gerencial e construção de uma gestão cidadã e participativa, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário, justifica-se por ser uma estratégia essencial para melhorar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços públicos, bem como para fortalecer a confiança dos cidadãos nas instituições governamentais. Isso não apenas atende às necessidades emergentes da sociedade, mas também fortalece a capacidade do governo de cumprir seu papel fundamental na promoção do bem-estar e do progresso social. Segundo BROSE (2014), a mudança por meio da incorporação de novos elementos da gestão pública ou de uma nova combinação dos mecanismos existentes, que produzam resultados positivos para o serviço público e para a sociedade são fundamentais, pois inovar é o ato de conceber e implementar meios de alcançar um resultado, envolvendo incorporação de novos elementos, uma nova combinação de elementos existentes ou mudança significativa quanto ao afastamento da forma tradicional de fazer as coisas: refere-se a produtos, políticas e programas, abordagens e processos (PLONSKI, 2017). Assim, Devido à escassez de verba para investimentos, a gestão eficiente de serviços públicos deveria maximizar os resultados obtidos com um dado nível de recursos ou minimizar os recursos necessários para obter determinado resultado. A implantação de serviços de tecnologia para controle dos custos e organização das informações são essenciais para que o gestor tenha recursos suficientes para uma tomada de decisão satisfatória ( DERMINDO, 2019). Nesse sentido, este projeto poderá contribuir com uma nova forma de trabalho cooperativo, construído a partir do mapeamento dos processos existentes, fazendo uma análise de fluxos, gargalos, formas de controle e avaliação da efetividade e eficiência; propondo melhorias e adequações, que poderão impactar na prestação de serviços por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para a Universidade a relevância se dá no contexto de poder trazer para a universidade os conhecimentos adquiridos e transportar aos discentes através de ações no ensino, pesquisa e extensão, onde poderão ser expandidos e disseminados para a população.
Nesse sentido, este projeto poderá contribuir com uma nova forma de trabalho cooperativo, construído a partir do mapeamento dos processos existentes, fazendo uma análises de fluxos, gargalos, formas de controle e avaliação da efetividade e eficiência; propondo melhorias e adequações, que poderão impactar na prestação de serviços no Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Para a Universidade a relevância se dá no contexto de poder trazer para a universidade os conhecimentos adquiridos e transportar aos discentes através de ações no ensino, pesquisa e extensão, onde poderão ser expandidos e disseminados para a população.
Nesse sentido, este projeto poderá contribuir com uma nova forma de trabalho cooperativo, construído a partir do mapeamento dos processos existentes, fazendo uma análises de fluxos, gargalos, formas de controle e avaliação da efetividade e eficiência; propondo melhorias e adequações, que poderão impactar na prestação de serviços no Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Para a Universidade a relevância se dá no contexto de poder trazer para a universidade os conhecimentos adquiridos e transportar aos discentes através de ações no ensino, pesquisa e extensão, onde poderão ser expandidos e disseminados para a população.
Metodologia
Considerando a concepção deste projeto, a orientação metodológica adotada será baseada na perspectiva dos métodos mistos. Como enfatizado por Creswell (2010), a fusão das abordagens qualitativas e quantitativas, viabilizada pela metodologia dos métodos mistos, tem vindo a ganhar crescente aceitação na pesquisa das ciências sociais, incluindo a área da administração. Conforme destacado pelo autor, a metodologia dos métodos mistos permite a união das vantagens das abordagens qualitativa e quantitativa, minimizando vieses e fragilidades.
Neste projeto, a aplicação personalizada dos procedimentos metodológicos será guiada pela natureza da ação, pelo contexto organizacional, pelo problema gerencial e pela metodologia de gestão a ser empregada. Como estratégia de pesquisa, o projeto adotará elementos do Estudo de Caso e da Pesquisa-Ação, de acordo com as características de cada organização e situação. A metodologia pode ser aplicada em organizações tanto do setor público quanto privado, com o objetivo de compreender, descrever e propor melhorias nos processos administrativos, na gestão e nos resultados.
Além disso, a metodologia operacional também se apoiará na abordagem dos "momentos" do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Esses momentos compreendem a identificação do problema, a formulação do problema, a definição da estratégia de ação e a fase de operação da equipe de trabalho (TONDOLO, et al, 2023).
Neste projeto, a aplicação personalizada dos procedimentos metodológicos será guiada pela natureza da ação, pelo contexto organizacional, pelo problema gerencial e pela metodologia de gestão a ser empregada. Como estratégia de pesquisa, o projeto adotará elementos do Estudo de Caso e da Pesquisa-Ação, de acordo com as características de cada organização e situação. A metodologia pode ser aplicada em organizações tanto do setor público quanto privado, com o objetivo de compreender, descrever e propor melhorias nos processos administrativos, na gestão e nos resultados.
Além disso, a metodologia operacional também se apoiará na abordagem dos "momentos" do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Esses momentos compreendem a identificação do problema, a formulação do problema, a definição da estratégia de ação e a fase de operação da equipe de trabalho (TONDOLO, et al, 2023).
Indicadores, Metas e Resultados
a) Contribuir com a melhoria dos processos administrativos;
b) Redução de custos operacionais e desperdícios de recursos públicos;
c) Aumento da satisfação dos cidadãos devido a serviços públicos de melhor qualidade e acessibilidade;
d) Otimizar os fluxos de trabalho administrativos;
e) Proporcionar rapidez, agilidade e eficiência aos serviços;
f) Fortalecimento da confiança nas instituições públicas por meio da transparência e agilidade;
g) Disponibilizar informações rápidas e ágeis aos tomadores de decisão.
h) Reestabelecer as rede de apoio;
i) Fortalecimento da governança.
b) Redução de custos operacionais e desperdícios de recursos públicos;
c) Aumento da satisfação dos cidadãos devido a serviços públicos de melhor qualidade e acessibilidade;
d) Otimizar os fluxos de trabalho administrativos;
e) Proporcionar rapidez, agilidade e eficiência aos serviços;
f) Fortalecimento da confiança nas instituições públicas por meio da transparência e agilidade;
g) Disponibilizar informações rápidas e ágeis aos tomadores de decisão.
h) Reestabelecer as rede de apoio;
i) Fortalecimento da governança.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADEMIR RIBEIRO DO AMARAL | |||
ANDERSON ORESTES CAVALCANTE LOBATO | |||
Alvaro Antonio Tubino Lucho Junior | |||
CECILIA OLIVEIRA KRAMER | |||
Charlei Mantelli | |||
Cristiane Tonezer | |||
DANIEL LENA MARCHIORI NETO | 13 | ||
Fabio André Mayer | |||
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA | 8 | ||
JOANA CECY BRANCO MICHAELLO | |||
JÉSSICA FISHER VERLY DE MORAES | |||
KAYAN GARCEZ GABRIEL | |||
LUCIANA FLORENTINO NOVO | 2 | ||
MARIA EDUARDA PRATES MACHADO | |||
Magali Machado Cheiran | |||
Mauricio Kasper | |||
Michel Rodrigo Silveira dos Passos | |||
PEDRO HENRIQUE GOMES MONTEIRO | |||
RAPHAELA LEITE DA SILVA | |||
ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLO | 7 | ||
Rodrigo Santos Godoi | |||
Rogério Machado | |||
Sirlei Magali Skolaude Back | |||
VILMAR ANTONIO GONCALVES TONDOLO | 7 | ||
VITOR ALEXANDRE DO AMARAL ASTONI | |||
Wandoir Sehn |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Prestação de Serviço | R$ 600.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339020 - Auxílio Financeiro a Pesquisador | R$ 216.000,00 |
339018 - Auxílio Financeiro a Estudantes | R$ 19.200,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 364.800,00 |