Nome do Projeto
IV Encontro Estadual História, Imagem e Cultura Visual - ANPUHRS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/06/2017 - 10/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Mídia-artes
Resumo
Nos últimos anos os historiadores têm demonstrado interesse por outros documentos que não apenas os textuais. Assim, as imagens – as fotografias, os monumentos, as caricaturas, as pinturas, as esculturas, as gravuras, o cinema e outras manifestações visuais – receberam um tratamento especial consideradas também como documentos passíveis da análise do historiador na compreensão do passado. O projeto de extensão ora proposto busca trazer as discussões atualizadas da área para a Ufpel por meio da realização do IV Encontro do grupo de pesquisadores. Em julho de 2010, durante a realização do VIII Encontro Estadual de História, promovido pela Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História, ocorrido na Universidade Federal de Santa Maria, um grupo de historiadores se reuniu e iniciou a formalização de um Grupo de Trabalho da ANPUH-RS com o objetivo de agrupar os interessados nos estudos das imagens. Dando seguimento a essa primeira iniciativa, o grupo se encontrou novamente em outubro e oficializou o GT História, Imagem e Cultural Visual. Desde novembro de 2011 o grupo de pesquisadores vem se reunindo bienalmente para apresentar seus resultados de pesquisa. Os três Encontros anteriores são apresentados a seguir. I Encontro do GT História, Imagem e Cultura Visual da ANPUH/RS, dias 24 e 25 de novembro de 2011, na UFPel, em Pelotas, RS. II Encontro História, Imagem e Cultura Visual, dias 8 e 9 de agosto de 2013, na PUC-RS, em Porto Alegre, RS. III Encontro História, Imagem e Cultura Visual, de 22 a 24 de abril de 2015, na FABICO UFRGS, em Porto Alegre, RS. O evento ora proposto teve sua primeira edição na UFPel em 2011 e, agora, em sua IV edição, retorna à Universidade em Pelotas.

Objetivo Geral

O evento proposto é um espaço para divulgar as atividades desenvolvidas pelo GT, indicar quem são seus membros e suas instituições, disponibilizar a produção acadêmica desenvolvida por seus pesquisadores e estabelecer um canal de trocas de informações com outros pesquisadores interessados nas relações entre a história e as manifestações visuais.

Justificativa

É muito significativo que o IV Encontro Estadual História, Imagem e Cultura Visual - ANPUHRS ocorra na UFPel em setembro de 2017. A Universidade possui diversos curso de graduação que tem a imagem como objeto ou que tangenciam o tema. Salienta-se que os cursos de História, Artes Visuais, Desing, Cinema, Museologia, Arquitetura, Antropologia/Arqueologia e Arquitetura poderiam se beneficiar com a realização do evento ora proposto. Destaca-se também que o curso de Mestrado em História da UFPel possui uma Linha de Pesquisa chamada Imagem: entre Iconografia, Cultura Visual e Intermidialidade, demonstrando a maturidade do tema Imagem.

Metodologia

O evento é organizado pelos membros do GT e por uma coordenação geral proveniente da Universidade proponente. Nesta edição o evento será coordenado pela Proponente deste projeto, Prof. Elisabete Leal, e realizado pelo Laboratório de Política e Imagem - LAPI -, lotado no ICH/UFPel.
Sua organização procura atender diferentes níveis acadêmicos, interligando-os, visto que toda sua programação é disposta de modo a não haver atividades sobrepostas. Com isso, alunos de graduação, pós-graduação e professores podem participar conjuntamente de todo o programa do evento. A seguir listamos as modalidade de ações que serão realizadas durante o evento.
Conferência
Mesa-redonda
Painel
Simpósio Temático
Simpósio Temático - Iniciação Científica
Visita guiada
Minicurso

Indicadores, Metas e Resultados

Apresentamos a seguir um quadro comparativo e prognóstico do evento ocorrido em 2015 na Fabico/Ufrgs e o Evento ora proposto no ICH/Ufpel. Destacamos que o evento proposto para se realizar na UFPel prioriza o aluno da graduação. A programação possui atividades voltadas para os mesmos como Minicursos e Simpósios Temáticos onde este podem apresentar suas monografias e TCCs.

Evento em 2015 Fabico/Ufrgs
2 Conferencia
1 Mesa-redonda
1 Painel
3 Simpósios Temático
Cerca de 100 inscritos

Evento em 2017 ICH/Ufpel (prognóstico)
1 Conferencias
2 Mesas-redonda
2 Painéis
2 Minicurso
2 Visita-guiada
4 Simpósios Temáticos
2 Simpósio Temático - Iniciação Científica
Cerca de 200 inscritos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA BASILIO SANTOS
ANA CRISTINA BOTELHO MAURENTE
CAROLINE ATENCIO MEDEIROS NUNES
ELISABETE DA COSTA LEAL16
LAURA GIORDANI
MAIRA EVELINE SCHMITZ
MARIA CLARA LYSAKOWSKI HALLAL
THAÍS DE FREITAS CARVALHO

Página gerada em 20/04/2024 09:12:07 (consulta levou 0.169187s)