Nome do Projeto
As condições ambientais do trabalho e sua influência na saúde e perfil nutricional de trabalhadores de Unidades de Alimentação e Nutrição
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
27/10/2023 - 17/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As Unidades de Alimentação e Nutrição tem como característica um trabalho exigente, desgastante, sendo marcado por movimentos repetitivos e levantamento de peso, além das limitadas condições de iluminação, temperatura e ruídos excessivos. Assim sendo, é importante que haja uma preocupação com esses trabalhadores, observando se essas condições influenciam na saúde, no consumo alimentar e no estado nutricional dos mesmos. Este estudo tem como objetivo analisar o consumo alimentar, o estado nutricional e as condições de trabalho em relação aos aspectos ergonômicos de trabalhadores de Unidades de Alimentação e Nutrição da cidade de Pelotas. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo com trabalhadores de três unidades de alimentação e nutrição da cidade de Pelotas, RS. Serão aplicados questionários para avaliar o consumo alimentar e as condições ambientais, posteriormente será realizada a avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência da cintura) para classificar o estado nutricional (IMC). Os resultados serão tabulados e discutidos comparativamente entre as três unidades de alimentação e nutrição da amostra e apresentados no formato de artigo em volume final de trabalho de conclusão de curso.

Objetivo Geral

Analisar o consumo alimentar, o estado nutricional e as condições de trabalho em relação aos aspectos ergonômicos de trabalhadores de Unidades de Alimentação e Nutrição da cidade de Pelotas.

Justificativa

A relação da ergonomia e do estado nutricional dos trabalhadores de UAN é de extrema relevância e deve ser discutida, pois, as condições a que estes trabalhadores são submetidos impactam diretamente a sua saúde. A natureza do trabalho demanda intenso esforço físico e também mental, afetando e influenciando as escolhas alimentares e consequentemente o estado nutricional e bem estar destes colaboradores. Portanto cabe às empresas certificar-se de que as condições estão apropriadas para a execução das tarefas, garantindo que o local de trabalho esteja de acordo com os aspectos ergonômicos, a fim de não prejudicar a saúde e promovendo a qualidade de vida para os trabalhadores. Diante do escasso número de estudos relacionados a este tema, é importante que sejam realizadas novas pesquisas para que haja benefícios aos trabalhadores desta área.

Metodologia

Delineamento
Trata-se de um estudo transversal, com caráter quantitativo, com análise de consumo alimentar, estado nutricional e aspectos ergonômicos de colaboradores de três unidades de alimentação e nutrição da cidade de Pelotas. Os dados serão coletados após a aprovação do projeto pelo comitê de ética, com previsão para início na segunda quinzena de novembro de 2023.

Amostra:
A amostra será composta por aproximadamente 21 trabalhadores de três Unidades de Alimentação e Nutrição da cidade de Pelotas: Refeições Norte Sul, responsável pelos restaurantes universitários da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Refeitório Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) e Restaurante Popular, unidade Pelotas. Ao entrar em contato com as três unidades será apresentado o projeto e o objetivo da pesquisa para a nutricionista responsável de cada UAN para obtenção da autorização de realização da pesquisa, após a autorização, será agendada uma data para um diálogo com os trabalhadores. No dia marcado, serão repassados aos colaboradores, os objetivos e a importância do estudo. O estudo será realizado com aqueles colaboradores que aceitarem participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme a Resolução nº 466 – 2012 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Os dados serão coletados em dois dias, no primeiro dia será aplicado o questionário sobre os alimentos protetores e de risco para DCNTs e será também, realizada a aferição das medidas antropométricas e no segundo dia serão obtidas as respostas sobre os aspectos ergonômicos.

Critérios de elegibilidade da amostra:
Quanto aos critérios de elegibilidade da amostra, serão selecionados aqueles trabalhadores que trabalhem na manipulação dos alimentos e que assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Serão excluídos da amostra aqueles colaboradores que não tem como função a manipulação do alimento e o nutricionista do local.

Coleta de dados e variáveis do estudo:
Procedimento amostral:
Em cada unidade os trabalhadores serão esclarecidos sobre a pesquisa e seus objetivos, serão instruídos de que deverão responder a três questionários, sendo todos aplicados pela acadêmica de nutrição e, que serão pesados e medidos, e realizada a medida da circunferência da cintura com fita inextensível sobre a pele do participante. Todos os procedimentos higiênicos serão seguidos adequadamente, antes do uso em cada equipamento será passado algodão com álcool 70%. Ao término da pesquisa será repassado uma avaliação individual para cada participante (apêndice 1), com orientações de alimentação saudável de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, assim como a orientação de serviços de atendimento nutricional.

Consumo alimentar:
O consumo alimentar será estudado com base em um questionário (APÊNDICE 2), elaborado pelas pesquisadoras para este estudo a partir do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014), que contém perguntas sobre a frequência de consumo de alimentos protetores (frutas, legumes e verduras) e de risco (óleos, gorduras e industrializados) para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).

Estado nutricional:
Com relação a avaliação antropométrica, o peso será aferido através de uma balança digital, o participante será instruído estar com roupas leves e descalço. A estatura será medida por meio de um estadiômetro vertical, com o indivíduo em pé, com os braços paralelos ao corpo, a cabeça no plano de Frankfurt (margem inferior da abertura do orbital e a margem superior do meato auditivo externo deverão ficar em uma mesma linha horizontal) e olhando para um ponto fixo (SISVAN, 2011). A Circunferência da cintura será aferida com fita métrica inextensível, medindo-se o ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca (SISVAN, 2011) e classificada conforme os pontos de corte da OMS para risco de complicações metabólicas (medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres indica risco de doenças metabólicas) (OMS, 2007).
Após a aferição de peso e estatura, o estado nutricional será avaliado com base no IMC (peso (kg)/altura m²), e nos critérios de classificação para adultos da OMS (2007) (valores de IMC abaixo de 18,5: adulto com baixo peso; valores de IMC maior ou igual a 18,5 e menor que 25.0: adulto com peso adequado (eutrófico); valores de IMC maior ou igual a 25,0 e menor que 30,0: adulto com sobrepeso; valores de IMC maior ou igual a 30,0: adulto com obesidade) (OMS, 2007).

Aspectos ergonômicos:
A ergonomia será analisada através das respostas dos colaboradores a dois questionários. O primeiro o questionário a ser aplicado (ANEXO 1), o Nórdico (Bridge, 2003), que contém perguntas dicotômicas (sim ou não) referentes aos sintomas musculoesqueléticos, ele é dividido em perguntas sobre a frequência de problemas sentidos em determinadas partes do corpo entre elas: (1) Pescoço, (2) Ombros, (3) Cotovelos, (4) Punhos e mãos, (5) Coluna dorsal, (6) Coluna lombar, (7) Quadril ou coxas, (8) Joelhos e (9) Tornozelo e pés. E uma pergunta sobre se em algum dia tiveram que deixar de trabalhar em decorrência desses problemas. O outro questionário (ANEXO, 2) se refere às questões de iluminação, ruído e bem-estar do funcionário (Bridger, 2003), aplicado após o anterior, onde os funcionários devem classificar suas sensações em relação ao ambiente naquele dia; a classificação ocorre por meio de uma escala que varia de um (1) a sete (7), a qual é dividida em dois extremos (muito frio, muito quente), sendo que conforme o aumento dos números, mais forte é a sensação ou sentimento.

Processamento e Análise estatística dos dados:
Ao final da pesquisa de campo e coleta de dados, os mesmos serão transferidos para uma planilha de dados elaborada em excel, para limpeza e avaliação de possíveis inconsistências. Posteriormente serão transferidos e analisados utilizando-se o software STATA® versão 15.
Para análise dos resultados obtidos e comparação entre as três unidades de estudo, será utilizada a análise de variância ANOVA, seguido do teste estatístico de Fisher, considerando como nível de significância estatística, o limite de 5%.

Aspectos éticos:
O presente projeto será submetido para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFPel e a pesquisa ocorrerá somente após sua aprovação. Os participantes somente serão incluídos na presente pesquisa mediante assinatura em TCLE (Anexo V), permanecendo com uma cópia e a outra com as responsáveis pela pesquisa, com esclarecimento dos procedimentos e objetivos de pesquisa, participação voluntária, sem benefícios financeiros e garantia de confidencialidade das respostas e informações pessoais, assim como a garantia da desistência em qualquer etapa da pesquisa sem nenhum tipo de prejuízo. Ainda, haverá um Termo de Anuência (Anexo IV) para Pesquisa, a ser assinado pelos responsáveis de cada UAN.
O participante será informado de que a pesquisa oferece riscos mínimos, pois ao responder algumas perguntas, pode sentir-se desconfortável, por exemplo, considerar alguma pergunta invasiva, neste caso poderá não responder à questão, sem nenhum ônus para si, bem como retirar-se da pesquisa a qualquer momento.
A participação nesta pesquisa apresenta benefícios indiretos, uma vez que ao acompanhar os manipuladores de alimentos destas três unidades de Pelotas pode-se conhecer e comparar suas características sociais, demográficas, perfil nutricional e as condições ergonômicas a que estão exposto e, diante desta realidade estimular o planejamento de ações de promoção e de prevenção em saúde, assim como repassar os dados com informações atualizadas para cada população de estudo mediante apresentação dos resultados da pesquisa para o local e relatório individual para cada participante.
Os dados obtidos serão divulgados apenas para fins acadêmicos e de pesquisa, e ainda, os dados serão tratados em grupos nas publicações em revistas científicas e eventos. Toda e qualquer informação será acessada apenas por pesquisadores envolvidos para controle de dados e jamais com intenção de qualquer tipo de uso indevido, bem como em toda e qualquer etapa de pesquisa, serão considerados os preceitos da Resolução nº 466 – 2012, respeitando a ética, visando a integridade, a autonomia e a liberdade do participante. Por fim, todas as informações coletadas serão armazenadas em um pen drive específico para este fim, por um período de até cinco anos, sob responsabilidade dos pesquisadores, sendo descartadas posteriormente.


Indicadores, Metas e Resultados

- Elaboração e defesa de um TCC.
- Elaboração e submissão de um manuscrito para revista científica.
- Retorno ao participante de pesquisa: Elaboração de relatório da pesquisa com dados individuais dos participantes e folder com orientação para uma alimentação saudável e balanceada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELI MEIRELES OLIVEIRA ADAMI
ELIZABETE HELBIG1
EMILI DOS SANTOS OLIVEIRA
MYLLENE FERREIRA QUIROGA
NÁTALI FONSECA MORAES
PAOLA RIBEIRO
VITORIA LUDTKE WIEGAND

Página gerada em 28/04/2024 02:12:18 (consulta levou 0.381102s)