Nome do Projeto
Platinosomose em felinos domésticos com alterações hepatobiliares no município de Pelotas/RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/02/2024 - 11/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Platynosomum spp. (família Dicrocoelidae) é o parasito hepático mais comum em felinos domésticos (Felis catus) e geralmente está localizado nos ductos biliares e vesícula biliar (DANIEL et al; 2012). Entretanto, pode acometer intestino delgado, ductos pancreáticos, pulmões e outros tecidos, sendo comumente associado à colangite e colangiohepatite (LIMA et al., 2009). O ciclo do Platynosomum spp. exige a presença de dois a três hospedeiros intermediários, sendo os isópodos e moluscos terrestres, os primeiros e Lagartixas e sapos, os segundos hospedeiros intermediários. A principal via de infecção nos gatos ocorre pela ingestão de lagartixas, contendo as metacercárias (forma infectante) (BASU e CHARLES, 2014; PINTO et al., 2014). Os gatos domésticos diagnosticados com platinosomose, geralmente possuem acima de dois anos de idade, histórico de ingerir lagartixas e costumam ter acesso à rua ou quintais (RODRIGUEZ-VIVAS et al., 2004). A gravidade dos sinais clínicos é proporcional ao número de parasitos adultos no hospedeiro e a duração deste parasitismo. O diagnóstico definitivo pode ser feito através do exame coproparasitológico, pela detecção de ovos operculados nas fezes, presumindo que os parasitas não obstruíram por completo o ducto biliar. Desta forma, o exame fecal pode ser dificultado pela pequena quantidade de ovos que passam para as fezes diariamente, como também pela presença de ovo imaturos e maduros, que possuem morfologia diferente, além do pequeno tamanho dos ovos (SOUZA-DANTAS et al., 2007).

Objetivo Geral

Investigar a prevalência de Platynosomum spp em gatos com alterações hepatobiliares no município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Justificativa

A platinosomose deve sempre ser incluída na lista de diagnóstico diferencial em casos de felinos com aumento da atividade sérica das enzimas hepáticas e colestásicas, e deve ser investigada, sendo o exame coproparasitológico e o molecular, formas de diagnosticá-la. O diagnóstico precoce é de suma importância para o prognóstico do paciente, pois quanto mais cedo o início do tratamento, maior será a chance de sucesso do mesmo.

Metodologia

Coleta de amostras de fezes
Serão coletadas e analisadas amostras de fezes de gatos, atendidos em Hospital Veterinário e clinicas particulares da cidade, apresentando sinais clínicos e laboratoriais compatíveis com distúrbios hepatobiliares. As amostras serão recolhidas diretamente da caixa de areia ou das baias, acondicionadas em pote plástico e mantidas sob refrigeração até o momento da análise parasitológica.

Processamento das amostras de fezes
As amostras de fezes serão processadas e analisadas através da técnica de Hoffmann, Pons e Janer (1938), uma técnica de sedimentação espontânea, indicada para pesquisa de ovos pesados, como dos cestódeos e trematódeos. Serão usados cerca de 5 gramas de fezes de cada animal. A amostra será diluída e homogeneizada com água. Após esse processo, essa solução será transferida através de um coador para um cálice de sedimentação e o volume será completado com água. A solução permanecerá em repouso por 20 minutos, favorecendo a precipitação dos resíduos. O líquido sobrenadante será descartado e substituído por água limpa promovendo a ressuspensão do precipitado. Esta operação será repetida até que o sobrenadante fique límpido. Após esta etapa, com uma pipeta de Pasteur, se realizará a coleta de uma alíquota do sedimento, a qual será depositada em uma lâmina de microscopia e coberta com uma lamínula, sendo posteriormente analisada em microscopia ótica com aumento de 100 e 400x.

Análise estatística
Após a conclusão das análises coproparasitológicas, os resultados serão expressos por estatística descritiva, descrevendo os valores em frequência (valor observado - n), sendo tabulados e analisados no Programa Microsoft Excel e Software OpenEpi versão 3.01.

Indicadores, Metas e Resultados

- Através de análise coproparasitológica, pretende-se determinar a prevalência de Platinosomose em felinos doméstico com afecções hepatobiliares no município de Pelotas e região.
- Mensurar os parâmetros hematológicos e bioquímico dos animais positivos e correlacionar com as principais alterações observadas nestes animais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDER FERRAZ
ANA CLARA DORNELLES REICHOW
CLAUDIO LEME DE ARAUJO JUNIOR
EDUARDA DO PRADO SZCZEPANIAK
EUGÊNIA TAVARES BARWALDT
FRANCINE OLIVEIRA MEIRELES
GABRIELA DE ALMEIDA CAPELLA
IARA BETTIN FOSTER
JOANA DE BAIRROS NERIS
JULIA VICTORIA SANTOS DE SOUZA
LEANDRO QUINTANA NIZOLI4
LETICIA DE JESUS SANTOS
LUISA SAALFELD WETZEL
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH1
MARIANA MARTINS DE ALMEIDA
MATHEUS AGUIRRES GHELLER
MAYARA DA SILVA GARCIA
PAULA LAYNI BARROS BARBOSA
RAIANI BARBOSA DA ROCHA
RENATA FONTES ONGARATTO1
RODRIGO LEITE DOS SANTOS
TAISE VENCATO ISQUIERDO
THAIS BANDIERA
THAÍS CEZIMBRA REICHOW
TIAGO FELIPE BARBOSA MOREIRA
UDILEINE BRUM PINTO OLIVEIRA
VICTORIA DA PORCIUNCULA DOS SANTOS

Página gerada em 27/04/2024 17:14:45 (consulta levou 0.186533s)