Nome do Projeto
Elos e laços na formação docente : inter-relações com o Programa Escolas Protagonistas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/12/2023 - 02/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Este projeto faz parte do Programa Escolas Protagonistas, proposto pela Pró-Reitoria de Ensino e sob coordenação geral da profa. Dra. Analisa Zorzi, o qual tem como objetivo "estabelecer e consolidar parcerias com escolas da rede pública de ensino de Pelotas, Capão do Leão e Canguçu, através de ações conjuntas de pesquisa, ensino e extensão [...]". A fim de efetivar tal objetivo, o projeto Elos e Laços na formação docente, estreita a relação entre universidade e educação básica e proporciona aos acadêmicos das distintas licenciaturas e da pedagogia que residem em Canguçu-RS, uma maior vivência no cotidiano da escola fortalecendo a formação dos futuros educadores. A Escola João de Deus Nunes desenvolve suas atividades desde os anos iniciais até o ensino médio e, portanto, foi o lócus escolhido para ser parceira nesta ação. Com este projeto espera-se estabelecer um diálogo crítico e reflexivo com a escola e os acadêmicos a fim de estabelecer uma maior compreensão frente a novas práticas que atendam às necessidades tanto da escola quanto da formação dos estudantes universitários, seja no âmbito das aprendizagens, da gestão, das relações sociais, entre outros aspectos que são vivenciados no dia a dia da escola. Entende-se que o compromisso com a formação docente engloba esta relação contínua, duradoura e responsável entre todos os sujeitos coautores deste processo de tornar-se um profissional da educação. O projeto Elos e Laços na formação docente quer ser essa ponte, ou seja, estabelecer este vínculo como um laço que não prende e amarra os sujeitos, mas que une as partes para consolidar parcerias sendo um elo dentro deste emaranhado de relações sociais que perfazem o mundo da vida.
Objetivo Geral
- Proporcionar experiências formativas de inter-relação entre acadêmicos da UFPel e sujeitos da educação básica (gestores, professores, alunos e comunidade escolar em geral) vivenciando aspectos teórico-práticos que circundam as questões do cotidiano escolar tanto no âmbito do ensino-aprendizagem, como da gestão, quanto das relações sociais, interpessoais e interculturais que fazem parte deste contexto.
Justificativa
A partir da proposta do Programa Escolas Protagonistas, iniciei um processo de consulta aos acadêmicos da UFPel que residem em Canguçu para saber se haveria interessados em vivenciar uma formação educacional mais articulada entre universidade e educação básica. Percebendo a demanda dos alunos como algo importante e significativa, estabeleci o contato com a escola João de Deus Nunes para ser parceira nesta atividade. Tendo o apoio da coordenação geral do Programa e o aceite em inserir a cidade de Canguçu nesta atividade, construo o presente projeto.
Compreendendo as demandas de todos os envolvidos, o projeto Elos e Laços na formação docente justifica sua existência para concretizar esse movimento de interlocução e inter-relação entre as partes, já que entende e assume o compromisso com a formação docente de qualidade arraigada com o espaço de vivência dessa profissão: a escola.
Outro aspecto que justifica este projeto é a necessidade de atender aos acadêmicos da UFPel com projetos fora da cidade de Pelotas, ou seja, na cidade de Canguçu, de onde inúmeros estudantes se deslocam dia a dia para estudar na UFPel. Contar com uma atividade institucionalizada na cidade onde os acadêmicos residem, proporciona mais conforto, tranquilidade, segurança, menor custo financeiro e otimiza o tempo para os alunos; são horas complementares aos seus estudos acadêmicos que podem ser aproveitadas.
Do ponto de vista das instituições envolvidas, justifica-se que é compromisso da UFPel como instituição pública, atender a sociedade para além do seu campus. Expandir suas relações faz parte da sua responsabilidade social e política de assumir o diálogo com outras instituições, princialmente quando o objetivo é fortalecer a qualidade da educação por via da formação docente.
Compreendendo as demandas de todos os envolvidos, o projeto Elos e Laços na formação docente justifica sua existência para concretizar esse movimento de interlocução e inter-relação entre as partes, já que entende e assume o compromisso com a formação docente de qualidade arraigada com o espaço de vivência dessa profissão: a escola.
Outro aspecto que justifica este projeto é a necessidade de atender aos acadêmicos da UFPel com projetos fora da cidade de Pelotas, ou seja, na cidade de Canguçu, de onde inúmeros estudantes se deslocam dia a dia para estudar na UFPel. Contar com uma atividade institucionalizada na cidade onde os acadêmicos residem, proporciona mais conforto, tranquilidade, segurança, menor custo financeiro e otimiza o tempo para os alunos; são horas complementares aos seus estudos acadêmicos que podem ser aproveitadas.
Do ponto de vista das instituições envolvidas, justifica-se que é compromisso da UFPel como instituição pública, atender a sociedade para além do seu campus. Expandir suas relações faz parte da sua responsabilidade social e política de assumir o diálogo com outras instituições, princialmente quando o objetivo é fortalecer a qualidade da educação por via da formação docente.
Metodologia
A partir da ideia de diagnóstico e prognóstico das situações que envolvem o cotidiano da escola, será estabelecido uma rotina de encontros alternando entre o grupo escolar e os acadêmicos. Os encontros com a equipe da escola ocorrerão conforme as demandas da mesma. Os encontros com os acadêmicos serão para construção das ações e atividades solicitadas pela escola. Os alunos também se reunirão em grupos menores para planejarem as atividades e posteriormente para aplicação destas na escola. Importante destacar que todos estes encontros (com a escola ou com os acadêmicos) sempre devem ocorrer com a presença da coordenação deste projeto.
Além de participar desta metodologia, convém destacar, que, ao estar articulado com o Programa Escolas Protagonistas, os acadêmicos também participarão de formações on line com a coordenadora geral, o que qualifica o processo das ações de diagnóstico e intervenção no espaço educacional e na formação dos acadêmicos.
Além de participar desta metodologia, convém destacar, que, ao estar articulado com o Programa Escolas Protagonistas, os acadêmicos também participarão de formações on line com a coordenadora geral, o que qualifica o processo das ações de diagnóstico e intervenção no espaço educacional e na formação dos acadêmicos.
Indicadores, Metas e Resultados
Será realizado o registro de todos os encontros e atividades conforme forem ocorrendo, citando o assunto tratado e os encaminhamentos tomados por todos da equipe.
Será feito um acompanhamento da presença dos acadêmicos nas atividades para manter assiduidade e comprometimento com o projeto.
A meta principal do projeto é estabelecer esse vínculo entre universidade e educação básica fortalecendo e qualificando os processos de desenvolvimento humano e profissional que são entrelaçados a partir da inter-relação dos sujeitos envolvidos.
Será feito um acompanhamento da presença dos acadêmicos nas atividades para manter assiduidade e comprometimento com o projeto.
A meta principal do projeto é estabelecer esse vínculo entre universidade e educação básica fortalecendo e qualificando os processos de desenvolvimento humano e profissional que são entrelaçados a partir da inter-relação dos sujeitos envolvidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE NEUTZLING THUROW | |||
ALINE DE SOUZA MUNIZ | |||
AMANDA DE OLIVEIRA BEHLING | |||
BIANCA WOLTER DA SILVA | |||
DIULIA HELLVIG DIETRICH | |||
ELIZA JANKE HARTER | |||
ERIKA DOS SANTOS GILLMEISTER BONOW | |||
JEAN CARLOS RAMOS PORTO | |||
LARISSA RODRIGUES PUREZA | |||
LAÍZE AMARAL DA COSTA | |||
LUANA PERES GULARTE | |||
MARIANA SOARES DA FONSECA | |||
MELINA NEUGEBAUER LEDEBUHR | |||
NATANI BIERHALS WITH | |||
RAFAELA ELERT STRELOW | |||
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA | 2 | ||
Raila Graciela Ferraz Saraiva | |||
SACHA DETTMANN ZARNOTT | |||
STEFANE CASTRO SOARES DE OLIVEIRA |