Nome do Projeto
Direitos linguísticos, Universidade e Políticas Públicas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/02/2024 - 07/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
Desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que os chamados "direitos linguísticos" começaram a ganhar importância. Neste projeto, pretende-se explorar o lugar da Universidade na concretização dos direitos linguísticos em diferentes situações e com diferentes sujeitos que circulam no espaço universitário (pessoas migrantes, pessoas indígenas, pessoas quilombolas, pessoas LGBTQIA+, pessoas surdas, pessoas cegas, ...). O foco, portanto, é a criação de políticas públicas de linguagem que podem ser concebida a partir do diálogo da Universidade com seu entorno, considerando seu papel de agente de transformação social. Sendo uma das premissas estruturantes da extensão é o diálogo com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, de participação e do contato com as questões complexas contemporâneas, o projeto busca colocar a Universidade em uma posição de escuta diante de demandas sociais relacionadas aos direitos linguísticos e, também refletir sobre o lugar que as instituições universitárias tem ocupado na concretização de direitos linguísticos em diferentes contextos.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo promover ações voltadas à concretização de direitos linguísticos por meio de políticas públicas e refletir sobre o lugar central que tem sido destinado à Universidade nessa temática.

Justificativa

São inúmeras as previsões legislativas que criam direitos linguísticos. No entanto, apesar de toda a proliferação normativa, não se verifica a efetividade de tais direitos na prestação de diferentes serviços públicos, inclusive na prestação da educação superior pública. Por isso, este projeto é voltado para incentivar e criar medidas práticas para a concretização desses direitos, por meio de uma posição ao mesmo tempo reflexiva sobre o lugar da Universidade na concretização dos direitos linguísticos no Brasil.

Metodologia

Para o alcance dos objetivos, serão realizados, com a participação necessária da comunidade externa:
- rodas de conversa;
- material instrutivo sobre direitos linguísticos;
- cursos de extensão;
- outros recursos metodológicos coletivamente concebidos alinhados ao objetivo do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo do projeto, serão realizados, pelo menos:
1 roda de conversa
1 curso de extensão
1 material instrutivo
1 publicação científica em periódico/chamada voltado à extensão universitária
1 participação em evento voltado à extensão universitária

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUSTAVO GABRIEL COELHO
GUSTAVO LUCAS AGUILAR
Jael Sânera Sigales Gonçalves20

Página gerada em 28/04/2024 22:29:19 (consulta levou 0.127821s)