Nome do Projeto
Percursos Educativos em Conservação e Restauração e Museologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
18/12/2023 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O presente projeto tem como objetivo central elaborar e promover atividades educativas voltadas para o ensino dos cursos de Conservação e Restauração e Museologia da Universidade Federal de Pelotas. Assim, a sua relevância ancora-se na integração entre os referidos cursos e na construção coletiva do conhecimento e da aprendizagem. O conhecimento adquirido pelos alunos poderá estimular a valorização e difusão interna dos cursos, como também, na própria divulgação das ações desenvolvidas dentro da universidade, ampliando a visão de mundo da sociedade sobre a função social que ela ocupa. A metodologia será baseada em ações colaborativas, ou seja, contará com a participação efetiva de alunos dos cursos de Conservação e Restauração e Museologia em sua elaboração e execução. Portanto, espera-se diminuir a evasão dos cursos, estimular a criação de projetos vinculados a temática, bem como, criar uma cartilha com as informações essenciais sobre os cursos e a universidade.

Objetivo Geral

Elaborar e promover atividade educativas voltadas para o ensino dos cursos de Conservação e Restauração e Museologia.
Colaborar na integração entre alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração.
Aprofundar estudos relacionados às áreas mencionadas.
Desenvolver o conhecimento sobre assuntos técnicos relacionados aos dois cursos.
Contribuir na divulgação dos cursos.

Justificativa

A relevância deste projeto baseia-se em construir de forma colaborativa uma integração dos cursos de Conservação e Restauração e Museologia, na medida em que ambos os cursos estão inteiramente interligados. O projeto ao ser um mecanismo de integração pode contribuir para a valorização mútua dos alunos envolvidos em relação aos cursos. Os alunos podem, desse modo, a partir da divulgação interna, extroverter as barreiras da universidade. Além disso, a construção desse projeto, baseou-se na necessidade de inserir os alunos em projetos que visem o ensino, uma vez que, percebeu-se por parte do proponente uma certa dificuldade em assuntos relacionados às questões técnicas dos cursos e da universidade de modo geral.

Metodologia

A metodologia será definida conforme a elaboração da atividade em questão. As atividades pensadas são as seguintes:
Elaboração de oficinas, palestras, cursos, seminários e grupos de estudos.
Pensa-se em realizar algumas atividades que sejam de maneira colaborativa, podendo contar com a participação de alunos para ministrá-las.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Reduzir a evasão dos alunos nos referidos cursos.
2. Integrar os alunos de ambos os cursos.
3. Proporcionar acolhimento aos novos alunos.
4. Contribuir na construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos e professores.
5. Estimular a criação de outros projetos vinculados à temática do projeto
6. Proporcionar uma maior visibilidade das ações desenvolvidas pelos projetos dos cursos, bem como, da própria universidade.
7. Desenvolver uma cartilha com informações essenciais sobre os cursos e a universidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIA JERONIMO ROCHA DA SILVA
Andreia Salvadori
CAROLINE ROSAS D AVILA
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO
JOSÉ PAULO SIEFERT BRAHM5
JULLIEINNY MACHADO SEDREZ
KETLIN VITORIA MENEGUSSE
Letícia Quintana Lopes
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO
MIRELLA MORAES DE BORBA6
NATHALIA DA SILVA BENITO
VITORIA DE OLIVEIRA SOARES

Página gerada em 28/04/2024 20:11:42 (consulta levou 0.157549s)