Nome do Projeto
Percursos Educativos em Conservação e Restauração e Museologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
18/12/2023 - 18/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O presente projeto tem como objetivo central elaborar e promover atividades educativas voltadas para o ensino dos cursos de Conservação e Restauração e Museologia da Universidade Federal de Pelotas. Assim, a sua relevância ancora-se na integração entre os referidos cursos e na construção coletiva do conhecimento e da aprendizagem. O conhecimento adquirido pelos alunos poderá estimular a valorização e difusão interna dos cursos, como também, na própria divulgação das ações desenvolvidas dentro da universidade, ampliando a visão de mundo da sociedade sobre a função social que ela ocupa. A metodologia será baseada em ações colaborativas, ou seja, contará com a participação efetiva de alunos dos cursos de Conservação e Restauração e Museologia em sua elaboração e execução. Portanto, espera-se diminuir a evasão dos cursos, estimular a criação de projetos vinculados a temática, bem como, criar uma cartilha com as informações essenciais sobre os cursos e a universidade.
Objetivo Geral
Elaborar e promover atividade educativas voltadas para o ensino dos cursos de Conservação e Restauração e Museologia.
Colaborar na integração entre alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração.
Aprofundar estudos relacionados às áreas mencionadas.
Desenvolver o conhecimento sobre assuntos técnicos relacionados aos dois cursos.
Contribuir na divulgação dos cursos.
Colaborar na integração entre alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração.
Aprofundar estudos relacionados às áreas mencionadas.
Desenvolver o conhecimento sobre assuntos técnicos relacionados aos dois cursos.
Contribuir na divulgação dos cursos.
Justificativa
A relevância deste projeto baseia-se em construir de forma colaborativa uma integração dos cursos de Conservação e Restauração e Museologia, na medida em que ambos os cursos estão inteiramente interligados. O projeto ao ser um mecanismo de integração pode contribuir para a valorização mútua dos alunos envolvidos em relação aos cursos. Os alunos podem, desse modo, a partir da divulgação interna, extroverter as barreiras da universidade. Além disso, a construção desse projeto, baseou-se na necessidade de inserir os alunos em projetos que visem o ensino, uma vez que, percebeu-se por parte do proponente uma certa dificuldade em assuntos relacionados às questões técnicas dos cursos e da universidade de modo geral.
Metodologia
A metodologia será definida conforme a elaboração da atividade em questão. As atividades pensadas são as seguintes:
Elaboração de oficinas, palestras, cursos, seminários e grupos de estudos.
Pensa-se em realizar algumas atividades que sejam de maneira colaborativa, podendo contar com a participação de alunos para ministrá-las.
Elaboração de oficinas, palestras, cursos, seminários e grupos de estudos.
Pensa-se em realizar algumas atividades que sejam de maneira colaborativa, podendo contar com a participação de alunos para ministrá-las.
Indicadores, Metas e Resultados
1. Reduzir a evasão dos alunos nos referidos cursos.
2. Integrar os alunos de ambos os cursos.
3. Proporcionar acolhimento aos novos alunos.
4. Contribuir na construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos e professores.
5. Estimular a criação de outros projetos vinculados à temática do projeto
6. Proporcionar uma maior visibilidade das ações desenvolvidas pelos projetos dos cursos, bem como, da própria universidade.
7. Desenvolver uma cartilha com informações essenciais sobre os cursos e a universidade.
2. Integrar os alunos de ambos os cursos.
3. Proporcionar acolhimento aos novos alunos.
4. Contribuir na construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos e professores.
5. Estimular a criação de outros projetos vinculados à temática do projeto
6. Proporcionar uma maior visibilidade das ações desenvolvidas pelos projetos dos cursos, bem como, da própria universidade.
7. Desenvolver uma cartilha com informações essenciais sobre os cursos e a universidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA SAMARA BERNARDINO DOS SANTOS | |||
ANTONIA JERONIMO ROCHA DA SILVA | |||
Andreia Salvadori | |||
CAROLINE ROSAS D AVILA | |||
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY | |||
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO | |||
JOSÉ PAULO SIEFERT BRAHM | 5 | ||
JULLIEINNY MACHADO SEDREZ | |||
KETLIN VITORIA MENEGUSSE | |||
Leticia Quintana Lopes | |||
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO | |||
MIRELLA MORAES DE BORBA | 6 | ||
NATHALIA DA SILVA BENITO | |||
VITORIA DE OLIVEIRA SOARES |