Nome do Projeto
Corredores Iluminados: dos corredores da Universidade até os muros da cidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/08/2024 - 25/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
A Universidade Federal de Pelotas - UFPel é considerada um território acadêmico de mobilidade e de transitoriedade de indivíduos advindos de diversos lugares do Brasil. Cada sujeito que chega traz consigo e compartilha suas experiências pessoais, sua visão de mundo, suas crenças e costumes. Nesse sentido, os corredores da UFPel podem contribuir para a disseminação do conhecimento e da diversidade cultural que convive no espaço da Universidade, transformando-se em espaços de inovação, de sustentabilidade e de preservação histórica da sua identidade, com criações artísticas e culturais, através da reutilização de quadros brancos de sala de aula e outros painéis. Desse modo, esta proposta objetiva, em um primeiro momento, transformar esses quadros em murais de arte, com o propósito de integrar a comunidade acadêmica e a comunidade externa, na construção de novas simbologias culturais, de conexão entre as pessoas e de sensação de pertencimento, transformando os corredores da Universidade em lugares democráticos de socialização, de identidade, de história e de reflexão. Na etapa seguinte o projeto propõe que a arte ultrapasse os limites físicos internos da Universidade, invadindo as fachadas da UFPel, a rua, o espaço público, mediante a manifestação artística do graffiti nos muros e paredes do entorno da Universidade, de Pelotas e da região, de forma que a arte seja democrática e acessível para todas (os). Com o propósito de ampliação e de divulgação das ações realizadas, projeta-se a realização de oficinas e de saraus e a elaboração de exposições, de um catálogo (nos formatos impresso e/ou digital), de podcasts e/ou um documentário e produção científica com apresentações em eventos/palestras, os quais permitirão difundir o movimento de Muralismo, a arte de rua e pública, o museu de rua e o graffiti contemporâneo. Será desenvolvido, também, um roteiro turístico da Universidade até os muros da cidade, onde será possível contar a história do graffiti e a sua relação com a cidade, além de apreciar as obras criadas através do projeto. Estas ações e materiais produzidos a partir da extensão universitária poderão promover a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação em um processo interdisciplinar, educativo, empreendedor, cultural, científico, histórico e político.

Objetivo Geral

Promover a integração da comunidade local e da Universidade por meio de ações culturais sustentáveis e inovadoras.

Justificativa

O presente projeto justifica-se pela proposta de integração cultural que ocorrerá, primeiramente, nas instalações internas da Universidade, prevendo a reutilização dos quadros brancos que anteriormente ocupavam as salas de aula, mas que foram substituídos em função do desgaste e, atualmente, não possuem destino para descarte ou reciclagem. Estes quadros, antes sem utilidade, serão transformados em murais para expressão cultural e artística de artistas locais (discentes da UFPel e da comunidade), motivando, assim, a comunidade acadêmica e da cidade a compartilharem a riqueza de suas experiências.
O projeto justifica-se, ainda, pelo papel importante assumido frente à integração da Universidade com a comunidade e da importância da preservação histórica da identidade de uma unidade acadêmica da UFPEL.
Especificamente, objetiva-se: possibilitar a integração cultural e a interação dialógica; promover o empreendedorismo cultural, artístico e criativo e a experiência à comunidade acadêmica a criar trabalhos plásticos e visuais resultantes do diálogo integrador; estimular o trânsito da comunidade externa à UFPel, bem como o olhar contemplativo e crítico do público para com a arte exposta; impactar na formação da (o) estudante e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da sustentabilidade, a partir da reciclagem de materiais; reutilizar os quadros brancos que não possuem destino para descarte; valorizar o espaço e o patrimônio público da cidade de Pelotas e região mediante a manifestação artística; estimular a percepção do espaço urbano e cultural das ruas como espaços turísticos, integrado à cultura local, na ótica da responsabilidade social, de forma a gerar impacto e transformação social.

Metodologia

A proposta parte da ideia de transformar os corredores da Universidade em um lugar de experimentação da expressão artística e cultural, de modo a reafirmar a condição vivenciada pelos atores sociais desta Universidade, por assimilar que tais lugares sejam locais de trânsito da comunidade acadêmica e que proporcionam condições adequadas à contemplação de obras de arte e de preservação histórica.
Para tanto, está prevista a reutilização dos quadros brancos que foram substituídos nas salas de aula. Estes quadros servirão de murais para expressão artística.
Espera-se gerar interesse pontual com eventos de inauguração sequenciados. Desse modo, prevê-se uma interlocução da Universidade, artistas e comunidade externa, o que será ainda mais reforçado na etapa seguinte do projeto, em que está prevista a intervenção artística no espaço público da cidade, por meio da arte graffiti nos muros da Universidade, da cidade de Pelotas e da região.
A concessão e a autorização para a intervenção artística no espaço urbano deverão estar em acordo com os regulamentos das cidades, os quais visam à valorização do patrimônio público, histórico e cultural. No projeto da rua estima-se uma obra de autoria livre e pública, justamente pelo princípio da liberdade, com todo tipo de manifestação/sobreposição. Concomitantemente as obras da rua, os muros e/ou fachadas da Universidade também poderão ser contempladas com uma obra de arte.
A etapa final do projeto contará com a elaboração de exposições, de um catálogo (nos formatos impresso e/ou digital), de podcasts e/ou um documentários, de palestras e apresentações em eventos, os quais permitirão difundir o movimento de Muralismo, a arte de rua e pública, o museu de rua e o graffiti contemporâneo, além de ampliação e de divulgação das ações do projeto.
O catálogo poderá ter o formato impresso, do tipo portfólio colorido, contendo capa com grampo niquelado e/ou no formato digital. Os materiais para a produção do catálogo, dos podcasts e dos documentários serão coletados desde o início da produção dos graffitis nos murais da Universidade até o momento da arte nos muros da cidade.
Sua divulgação será compartilhada com parceiros, tais como: fotógrafos, músicos, atores, designers, produtores culturais, pintores, escultores, poetas, bailarinos, cineastas, videoatas, youtubers, bem como professoras (es) e alunas (os) das redes de ensino.
Ademais, será criado um roteiro turístico literário, onde será possível contar a história do graffiti e sua relação com a cidade, além de apreciar as obras criadas através do projeto.

Resumidamente, o projeto contará com doze principais ações propostas, quais sejam:

1) pesquisa, mapeamento e curadoria de artistas e de obras;
2) condução de saraus;
3) realização de oficinas;
4) intervenção artística na Universidade e no espaço público;
5) inauguração da Galeria dos Diretores do CCSO;
6) criação da Linha do Tempo do CCSO;
7) elaboração de exposições;
8) elaboração de catálogo;
9) elaboração de podcasts;
10) produção científica e apresentações em eventos/palestras;
11) criação de documentário;
12) criação de roteiro turístico.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICADORES:
- número de pessoas atingidas (internas e externas à UFPel);
- número de artistas envolvidos;
- número de obras de arte produzidas a partir do projeto;
- número de quadros de sala de aula reutilizados;
- m² de arte pintados em muros e paredes;
- número de alunas (os) envolvidas (os) diretamente no planejamento, execução e avaliação do projeto;
- número de horas de participação dos alunas (os) envolvidas (os) diretamente no planejamento, execução e avaliação do projeto;
- quantidade de cursos e instituições envolvidos;
- número de palestras e de publicações (científicas e de redes sociais) que façam citações ao projeto;
- número de pessoas envolvidas no total entre professoras (es), alunas (os), servidoras (es) técnicas (os) e terceirizadas (os), organizadoras (es), etc.

METAS:
- possibilitar a integração cultural;
- promover a experiência à comunidade acadêmica a criar trabalhos plásticos e visuais resultantes do diálogo integrador;
- estimular o trânsito da comunidade externa à UFPel, bem como o olhar contemplativo e crítico do público para com a arte exposta;
- conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da reciclagem de materiais;
- reutilizar os quadros brancos que não possuem destino para descarte;
- valorizar o patrimônio público mediante a manifestação artística;
- valorizar o espaço público e histórico da cidade de Pelotas e região;
- estimular a percepção do espaço urbano e cultural das ruas como espaços turísticos, integrado à cultura local, na ótica da responsabilidade social.

RESULTADOS ESPERADOS:
- Realização de obras artísticas na UFPEL e nos muros da cidade;
- Divulgação do projeto e dos cursos do CCSO nas mídias e redes sociais;
- Aumento da visibilidade dos cursos do CCSO para a comunidade externa e interna à UFPEL;
- Integração entre professoras (es), alunas (os), servidoras (es) técnicas (os) e terceirizadas (os);
- Envolvimento de artistas da comunidade externa em geral;
- Difundir a arte de rua, o museu de rua e o graffiti contemporâneo;
- Para os indivíduos, os benefícios podem ser vistos na saúde, no desenvolvimento cognitivo e psicológico e, também, nos laços interpessoais;
- Para a comunidade, a arte pública promove o desenvolvimento econômico, cultural e social.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE LEOTI SILVA
ANGELA MARA BENTO RIBEIRO
Anelize Carriconde
CRISTINA PUREZA DUARTE BOESSIO
DEISY JAQUES RIBEIRO
FRANCIELE GONCALVES SOARES
Giane Rodrigues dos Santos
HELENA ARRIADA MORRONE
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA3
JOAO PEDRO PARDO VIEIRA
JULIANA PORTO MACHADO
JULIANA ROSE JASPER
LARISSA BITAR DUARTE
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES9
MARIA DE FATIMA BENTO RIBEIRO10
Maria do Socorro de Almeida Farias-Marques
PATRICIA SCHNEIDER SEVERO24
RACKEL ZARETTI MACHADO DE OLIVEIRA
SIDNEY DANIEL BATISTA16
YURI DA SILVA SERAFIN6

Página gerada em 19/01/2025 08:23:19 (consulta levou 0.163365s)