Nome do Projeto
II Workshop em Química Bioanalítica - " 2nd Workshop on Bioanalytical Chemistry"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/11/2023 - 05/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O evento é organizado no âmbito da Universidade Federal de Pelotas, a partir da interação acadêmica/científica entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estes convidados a ministrar palestras para a comunidade de docentes pesquisadores e discentes, especialmente dos Programas de Pós-Graduação em Química, Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da instituição e Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPel, bem como dos Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM e Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental da FURG. O evento é voltado para discussões sobre química analítica e bioanalítica, especialmente para a determinação elementar, bem como outros tópicos emergentes na área de química analítica.

Objetivo Geral

Promover discussões acerca dos avanços na área da química analítica, especialmente a respeito de tópicos de relacionados à determinação elementar em amostras biológicas e de alimentos, a partir do contato com pesquisadores estrangeiros renomados que ministrarão palestras e apresentarão as principais tendências e inovações de suas pesquisas.

Justificativa

A interdisciplinaridade tem ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas realizadas no Brasil, à medida que projetos com essa característica são amplamente realizados no exterior. Tendo em vista o sucesso da primeira edição deste evento, I Workshop on Bioanalytical Chemistry, a realização de uma segunda edição se justifica pela necessidade da atualização das pesquisas realizadas localmente entre os campos da química analítica e bioquímica, por exemplo. O “II Workshop on Bioanalytical Chemistry”, portanto, foi pensado visando oportunizar a obtenção de conhecimentos atualizados sobre o tema a partir de perspectivas de pesquisadores estrangeiros de renomados, assim como possibilitar o crescimento da área de maneira local, seguindo padrões de excelência e de acordo com as tendências mundiais.

Metodologia

O evento ocorrerá no dia 02 de dezembro de 2023. O cronograma proposto conta com seis palestras ministradas por pesquisadores estrangeiros, de instituições da Alemanha, Inglaterra, Polônia e República Tcheca, que possuem grande renome na área, liderando pesquisas em temas emergentes na área de química analítica. Além disso, estão previstos momentos de discussão entre os palestrantes e os participantes do evento, visando elucidações sobre os temas abordados e promovendo avanços na pesquisa realizada nos Programas de Pós-Graduação em Química, Bioquímica e Bioprospecção, Ciência Tecnologia de Alimentos, e demais áreas correlatas da UFPel.
Cronograma:
Abertura: Profa. Dra. Márcia Foster Mesko
Palestrante 1 (título da palestra a definir): Dra. Ewa Bulska - University of Warsaw, Polônia
Palestrante 2 (título da palestra a definir): Dr. Björn Meerman – Federal Institute of Hydrology (BfG), Alemanha
Palestrante 3 (título da palestra a definir): Dra. Heidi Goenaga-Infante – LCG, Inglaterra
Intervalo
Palestrante 4 (título da palestra a definir): Dr. Jan Kratzer – Czech Academy of Sciences, República Tcheca
Palestrante 5 (título da palestra a definir): Dr. Jiří Dědina - Czech Academy of Sciences, República Tcheca
Palestrante 6 (título da palestra a definir): Dr. Josef Kaiser – Brno University of Technology, República Tcheca

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que este evento proporcione a discussão sobre os mais inovadores tópicos a respeito de química analítica voltada a determinação de elementos e suas espécies em amostras biológicas e de alimentos que vêm sendo estudados a nível mundial, impactando nas linhas de pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da Universidade com linhas de pesquisa correlacionadas, proporcionando o contato interinstitucional entre pesquisadores, professores e estudantes, estreitando laços sociais, acadêmicos, científicos e tecnológicos. Além disso, espera-se estabelecer novas colaborações entre os grupos de pesquisa locais com os grupos liderados pelos pesquisadores palestrantes, além de divulgar as atividades e impactos alcançados para a comunidade científica e externa, demonstrando a potencialidade dessas interações, bem como aumentar a visibilidade e relevância dos tópicos abordados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Andressa Cunha Lemos
Bruno Meira Soares
ETHEL ANTUNES WILHELM14
FERNANDA PITT BALBINOT
FILIPE SOARES RONDAN18
GRACIELA VÖLZ LOPES6
MARCIA FOSTER MESKO18
MARIANNE MOREIRA SANTOS DE MELO
MÁRCIO SANTOS DA SILVA6
Paola de Azevedo Mello
ROSELIA MARIA SPANEVELLO14
THAUANA HEBERLE
THIAGO IOOST CALDEIRA

Página gerada em 25/05/2024 20:23:59 (consulta levou 0.202372s)