Nome do Projeto
Acessibilidade na Praça Coronel Pedro Osório
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/08/2017 - 31/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Turismo
Resumo
O direito ao uso do espaço público possui caráter universal, é de direito do cidadão o acesso aos diferentes espaços da cidade. Partindo desta premissa, este projeto prevê conscientizar, através de ações práticas, a comunidade em relação ao uso destes espaços por pessoas com necessidades especiais. Membros da comunidade, gestores públicos e acadêmicos serão convidados a experienciarem as condições de uso da praça Coronel Pedro Osório, centro histórico de Pelotas, nas mesmas condições de um deficiente visual ou de um cadeirante.

Objetivo Geral

Conscientizar a comunidade em geral sobre as condições de uso da Praça Coronel Pedro Osório por pessoas com deficiência.

Justificativa

Atualmente, cerca de 40% da população pelotense (Dados do IBGE, 2015) possui algum tipo de limitação física, desde as mais simples até a mas mais complexas. Para pessoas que possuem deficiência visual grave, cegueira, ou para pessoas com dificuldades de locomoção, cadeirantes por exemplo, se utilizar do espaço público é uma tarefa bastante complicada. O que a maioria das pessoas faz naturalmente no seu dia a dia, como atravessar a Praça Coronel Pedro Osório, é, para este grupo de cidadãos, uma tarefa que requer um grande esforço.
Sabendo do direito universal de acesso ao espaço público, espera-se conscientizar a comunidade e os agentes públicos em relação à estas dificuldades e riscos, para que mais ações possam ser feitas no sentido de fornecer um melhor acesso a todos os grupos.

Metodologia

Serão convidados membros do poder público, acadêmicos e pessoas da comunidade em geral a experienciarem uma atividade de privação sensorial, na qual terão que realizar um percurso de olhos vendados, ou utilizando cadeira de rodas. Estes percursos, e eventuais atividades propostas, terão lugar na Praça Coronel Pedro Osório

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se atingir um número não inferior a 30 participantes, incluindo membros da prefeitura, da secretaria de desenvolvimento econômico e turismo e de outros setores da administração local. Bem como serão convidados membros da comunidade e passantes da Praça para vivenciarem tal atividade.
Busca-se uma maior conscientização sobre as dificuldades vivenciadas por estes públicos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA OSÓRIO DUTRA
LILIANE DA CRUZ CALDAS
PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO2
TIAGO RODRIGUES BASTOS

Página gerada em 26/04/2024 08:08:57 (consulta levou 0.127274s)