Nome do Projeto
Análises Ambientais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/12/2023 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
A Análise ambiental de ambientes contaminados, bem como antropizados têm sido procurado durante os anos. Assim, a caracterização das mais variadas atividades antrópicas, como mineração, industrialização, tratamento de água e efluentes, tem sido exigida dentro dos órgão públicos e privados e pela comunidade em si. Assim, as mais variadas análises sobre a contaminação ambiental são necessárias para que se possa caracterizar o problema ambiental, e ou até mesmo se qualificar o processo de recuperação e disposição final de resíduos e efluentes. Há uma ampla gama de abrangência de análises e tratamentos para que se possa obter um ambiente seguro e até mesmo equilibrado.

Objetivo Geral

Realizar a caracterização físico, química, e biológica de efluentes, resíduos, águas e solos para as comunidades, órgãos públicos, e privados, bem como para projetos de pesquisa, ensino e extensão, que podem auxiliar a análise ambiental adequada para os seus determinados fins.

Justificativa

A necessidade de um laboratório e de uma equipe multidisciplinar para atendimento aos estudantes, aos órgãos públicos e privados, e também pela comunidade para que se saiba qual é o tipo de contaminante e ou qualidade ambiental adequada para determinada situação, é eminente dentro da sociedade para se ter sustentabilidade em qualquer atividade. Os problemas ambientais são os mais variáveis e fazem com que os metais pesados, nutrientes, contaminantes emergentes entre outros contaminem o ambiente e assim contaminem a população em geral, alternativas de remediação e recuperação destes ambientes contaminados existem, mas a caracterização de efluentes, resíduos, água, solo e ambiente são necessários.

Metodologia

As amostras podem ser coletadas, armazenadas e processadas dentro do laboratório. Cada tipo de caracterização será realizada conforme sua metodologia específica como o Standard Methods, Tedesco et al. (1995), e o Quadro et al. (2018).

Indicadores, Metas e Resultados

Analisar as características químicas, físicas e biológicas de solos, águas, efluentes e resíduos oriundos das mais diversas atividades naturais e antrópicas como área de mineração, matas nativas, áreas de tratamento de efluentes e disposição de resíduos, análise de metais pesados, compostos tóxicos, entre outros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Cátia Fernandes Leite10
MARCOS ANTONIO DA SILVA
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO2
ROBSON ANDREAZZA5

Página gerada em 29/04/2024 00:38:23 (consulta levou 0.139408s)