Nome do Projeto
O fenômeno da evasão em cursos de licenciatura: um estudo de caso a partir de dois cursos de formação de professores de matemática
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
28/11/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Esta proposta de pesquisa se origina e faz parte da mobilização que vem ocorrendo no Instituto de Física e Matemática, no intuito de compreender a conjuntura atual relacionada a evasão. Assim, este projeto busca estudar, problematizar e compreender o fenômeno da evasão acadêmica em cursos de formação de professores. A investigação repercute do cenário de dois cursos de licenciatura em Matemática da UFPel, com recorte temporal de 2013 a 2022. A partir de dados institucionais, se buscará identificar os percentuais de evasão e os períodos/semestres considerados críticos para a permanência dos estudantes. Com o objetivo de identificar os cenários mais recorrentes, a pesquisa pretende incluir a voz de estudantes que ingressaram nos respectivos cursos, mas não permaneceram nos mesmos até a diplomação. Este estudo poderá, eventualmente, contribuir para que a unidade possa propor novas e efetivas ações voltadas para a permanência e progresso acadêmico dos estudantes.

Objetivo Geral

Este estudo busca problematizar e compreender o fenômeno da evasão acadêmica em cursos de formação de professores. A investigação repercute do cenário de dois cursos de licenciatura em matemática da UFPel, com recorte temporal de 2013 a 2022. A partir de dados institucionais, se buscará identificar os percentuais de evasão e os períodos/semestres considerados críticos para a permanência dos estudantes. Com o objetivo de identificar os cenários mais recorrentes, a pesquisa pretende incluir a voz de estudantes que ingressaram nos respectivos cursos, mas não permaneceram nos mesmos até a diplomação.

Justificativa

Entendemos que a realização desta pesquisa se mostra relevante e poderá contribuir para melhor compreender o fenômeno da evasão acadêmica em cursos de licenciatura em matemática sob diversos prismas, mas duas perspectivas emergem inicialmente e justificam a realização da mesma.
Primeiramente, observamos que os cursos de licenciatura em matemática do Instituto de Física e Matemática da UFPel foram severamente alcançados pelo fenômeno da evasão acadêmica ao longo da última década. Um levantamento exploratório realizado junto a secretaria dos cursos de Licenciatura em Matemática (3800) e Licenciatura em Matemática – Noturno (3820) indicam cenários preocupantes.
No curso de Licenciatura em Matemática, os levantamentos preliminares revelam que, no período que de 2013 a 2022, ingressaram 391 estudantes, dos quais 52 (13,30%) se diplomaram professores de matemática, outros 44 (11,25%) permanecem no curso e 295 (75,45%) evadiram. O curso de Licenciatura em Matemática – Noturno, a situação é similar. Embora o cenário reflita um número maior de estudantes ingressantes, se observa que a taxa de evasão se encontra bastante acentuada. No mesmo período, ingressaram no curso noturno 587 estudantes, dos quais 49 (8,35%) se diplomaram professores de matemática, outros 98 (16,7%) permanecem no curso e 440 (74,95%) evadiram.
Nesta perspectiva, entendemos que a investigação em tela poderá descortinar e compreender os motivos mais recorrentes pelos quais o fenômeno da evasão tem alcançados um número tão significativo de estudantes nos cursos de licenciatura em matemática. Consequentemente, os resultados deste estudo poderão, eventualmente, subsidiar o IFM na tomada de decisões e proposição de novas e efetivas ações voltadas para a permanência e progresso acadêmico dos estudantes.
A segunda dimensão que justifica a realização reside na potencial contribuição que a mesma poderá oferecer ao campo teórico das pesquisas que se dedicam a compreender o fenômeno da evasão acadêmica. A complexidade e dinamicidade das múltiplas dimensões que compõe este processo exigem que o tema seja constantemente abordado, sob diversas perspectivas e em contextos variados. A intencionalidade de socializar esta investigação por meio de artigos científicos configura, igualmente, uma alternativa potente para fomentar o debate acerca de um contexto possivelmente compartilhado por diversas instituições formadoras de professores de matemática.

Metodologia

A pesquisa em tela será desenvolvida em sete momentos que, embora distintos em sua intencionalidade, não estão isentos de eventuais sobreposições. Primeiramente, a pesquisa será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa. Após a apreciação e aprovação das questões éticas envolvidas no estudo, pretendemos fazer contato com a direção da unidade, a qual será convidada a assinar a autorização de uso de dados de pesquisa.
A partir da ciência e consentimento da unidade, pretende-se realizar os levantamentos dos dados quantitativos junto às secretarias dos cursos e os contatos com os ex-alunos que se desligaram do curso no período de 2013 a 2022, por meio de questionário e entrevistas. Nesta etapa, os participantes serão convidados a assinarem o respectivo termo de consentimento livre e esclarecido. Em caso de impossibilidade de reunião presencial para a aplicação dos questionários e realização das entrevistas, as mesmas poderão ser realizadas à distância, por meio de questionários e/ou reuniões online. Os participantes poderão optar em responder apenas o questionário, caso não tenham interesse de participar da entrevista.
As entrevistas serão no formato não estruturado, permitindo ao participante se manifestar livremente acerca do seu período como estudante do curso de Licenciatura em Matemática, bem como sobre os principais desafios e dificuldades encontradas e os motivos pelos quais, na sua percepção, a evasão ocorreu. Os participantes, bem como a instituição, terão suas identidades preservadas em eventuais publicações dos resultados da pesquisa em tela.
Os momentos que completam a investigação consistem na organização e análise dos dados. Cabe salientar que, a revisão da literatura ocorrerá concomitantemente às demais etapas, podendo se estender até a conclusão do estudo, prevista para o segundo semestre de 2025.
A análise das respostas dos questionários e entrevistas será realizada por meio da técnica Análise do Conteúdo. Ao combinar abordagens quantitativas e qualitativas, o estudo de caso em tela permite evidenciar um cenário preocupante e possivelmente compartilhado por outras instituições brasileiras.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao combinar abordagens quantitativas e qualitativas, o estudo de caso em tela pretende aprofundar a compreensão do fenômeno da evasão acadêmica em dois cursos presenciais de licenciatura em matemática da UFPel. Entendemos que a pesquisa poderá evidenciar um cenário preocupante e possivelmente compartilhado por outras instituições brasileiras.
Espera-se que a pesquisa possa subsidiar ações institucionais que visam oportunizar melhores condições de permanência aos estudantes dos dois cursos em tela.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA DENIZE OTT FELCHER4
CÍCERO NACHTIGALL4
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIOR4
GLAUCIA POTENZA SOARES8
MATHEUS NOGUEIRA LOPES

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