Nome do Projeto
Patrimônio, Silêncio e Resistência
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/03/2024 - 20/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A pesquisa sobre Patrimônio, Silêncio e Resistência pretende analisar os processos discursivos e memoriais que elegem determinados patrimônios como aqueles que devem ser salvaguardados para as gerações futuras, pois é por meio dos discursos que as políticas de memórias são instauradas. Assim, pressentindo o silenciamento dos patrimônio representativos das camadas politicamente menos favorecidas, busca-se estabelecer as conexões de poder que determinam aquilo que pode e deve ser preservado, daquilo que resiste apesar do abandono programado por parte do poder público. Para isso, será aplicado o dispositivo analítico da Análise do Discurso Materialista, o corpus da pesquisa será constituído por textos acadêmicos, textos publicitários e entrevistas
Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo investigar os processos discursivos e memoriais que elegem determinados patrimônios em detrimento de outros, busca-se analisar sob a perspectiva analítica materialista como a resistência se instala e produz efeitos para o não esquecimento de patrimônios que representam os sujeitos colocados à margem da sociedade. Assim, enseja-se compreender como as memórias, desses grupos sociais, se manifestam nos discursos e rompem com os espaços de silenciamento impostos socialmente e colocam-se na posição de confrontamento com a ideologias dominantes, caracterizando, portanto, uma prática de resistência.
Dessa forma, será possível estabelecer conexões de poder que determinam aquilo que será ou não preservado para as próximas gerações.
Dessa forma, será possível estabelecer conexões de poder que determinam aquilo que será ou não preservado para as próximas gerações.