Nome do Projeto
Metodologia de Apoio ao Processo de Tomada de Decisão no Estágio Inicial do Processo de Projeto de Construções Sustentáveis
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
07/12/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O presente Projeto de Pesquisa está vinculado ao Curso de Doutorado em andamento no Programa De Pós-Graduação Em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI/UFRGS) sob orientação da Profa. Dra. Ângela de Moura Ferreira Danilevicz (UFRGS) e do Prof Eduardo Grala da Cunha (UFPEL). O objetivo geral é o desenvolvimento de “Metodologia de Apoio ao Processo de Tomada de Decisão no Estágio Inicial do Processo de Projeto de Construções Sustentáveis”.

Objetivo Geral

O objetivo geral é o desenvolvimento de “Metodologia de Apoio ao Processo de Tomada de Decisão no Estágio Inicial do Processo de Projeto de Construções Sustentáveis” fundamentada na sinergia entre aspectos de desempenho das edificações; conforto ambiental; consumo de energia; eficiência energética; e impactos ambientais no ciclo de vida das edificações.

Justificativa

O processo de tomada de decisão no estágio inicial do projeto é essencial para otimizar o desempenho de sustentabilidade dos edifícios. Nesse sentido, as decisões iniciais (técnicas; funcionais; e estéticas) são interdependentes e refletem diretamente no processo de projeto; custos de construção e operação; consumo de energia; e impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos edifícios. Diante desse contexto, é justificada a necessidade de reinvenção metodológica do processo de projeto de construções para simultaneamente otimizar o desempenho; minimizar consumo de energia e minimizar o impacto ambiental.

Metodologia

A metodologia da pesquisa foi definida simultaneamente com o objetivo principal da pesquisa. Desse modo, a presente pesquisa foi classificada aplicada segundo a sua finalidade. Pesquisas aplicadas são voltadas à aquisição de conhecimentos com vistas à aplicação numa situação específica (GIL, 2017, p.26). Segundo seus propósitos mais gerais a pesquisa foi classificada descritiva e, conforme Gil (2017, p.26-27) as pesquisas descritivas podem ser elaboradas com a finalidade de identificar possíveis relações entre variáveis. Adicionalmente, a presente pesquisa pretende determinar a natureza dessa relação e, por isso, tem-se uma pesquisa descritiva que se aproxima da explicativa. As pesquisas explicativas têm como propósito identificar fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos (GIL, 2017, p.27). Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação dos fatores que determinam um fenômeno exige que esteja suficientemente descrito e detalhado (GIL, 2017, p.27). Por fim, para que se possa avaliar a qualidade dos resultados é necessário saber como os dados foram obtidos, bem como os procedimentos adotados em sua análise e interpretação (GIL, 2017, p.27). Desse modo, a presente pesquisa foi considerada experimental. Segundo Gil (2017, p.30) a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis capazes de influenciá-lo e definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação em que o pesquisador é um agente ativo, e não um observador passivo. GIL, ANTONIO CARLOS. 2017. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª. São Paulo : Editora Atlas, 2017. p. 174. ISBN 978-85-97-01261-3.

Em síntese, o delineamento do Projeto de Pesquisa é composto pelas etapas:
> Revisões Sistemáticas de Literatura
> Publicações em periódicos A1
> Concepção da Metodologia
> Desenvolvimento da Metodologia
> Publicações em periódicos A1
> Validação da Metodologia
> Publicações em periódicos A1


Indicadores, Metas e Resultados

Metodologia de Apoio ao Processo de Tomada de Decisão no Estágio Inicial do Processo de Projeto de Construções Sustentáveis.
Publicação de artigos em periódicos A1.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO GRALA DA CUNHA12
GUSTAVO GARCIA DE OLIVEIRA98

Página gerada em 29/04/2024 00:59:31 (consulta levou 0.132057s)