Nome do Projeto
Industrialização da Construção & Pré-fabricação no Projeto de Arquitetura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/12/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto busca constituir um Grupo de Estudos, para discutir e aprofundar a abordagem da Industrialização da Construção e Pré-fabricação no Projeto de Arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e promover a qualificação do processo ensino-aprendizagem decorrente do desenvolvimento de ações de ensino e extensão.

Objetivo Geral

O objetivo geral é contribuir para o aprimoramento do Curso de Arquitetura e Urbanismo, especificamente na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem do Projeto de Arquitetura com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.

Objetivos específicos
- No âmbito dos Aspectos Pedagógicos:
> Estimular práticas para ampliar o universo do Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
> Demonstrar o potencial pedagógico do uso de Modelos Reduzidos e Maquetes de Projeto de Arquitetura com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
> Elaborar materiais didáticos de apoio ao processo ensino-aprendizagem do Projeto de Arquitetura (Atelier Vertical – Pré-fabricação).
> Idear o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.
> Proporcionar novas oportunidades acadêmicas curriculares.

No âmbito da temática Industrialização da Construção e Pré-fabricação:
> Pesquisar e categorizar sistemas construtivos com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
> Conhecer as potencialidades expressivas, compositivas e técnicas dos materiais e sistemas construtivos pré-fabricados.
> Reconhecer a interdependência entre o Projeto de Arquitetura e as soluções construtivas (sistemas, subsistemas, componentes e materiais).

No âmbito dos Modelos Reduzidos:
> Identificar, compreender e aplicar técnicas para construção de Modelos Reduzidos e Maquetes de Projeto de Arquitetura com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
> Compreender a concepção do sistema estrutural e detalhamento de Projeto de Arquitetura e Projeto Estrutural, por meio de Modelos Reduzidos e Maquetes.
> Compreender o uso do modelo reduzido como meio para aprimorar o aprendizado da arquitetura e estimular a percepção visual.

No âmbito da Representação e Linguagem Gráfica:
> Pesquisar e sistematizar repertório de linguagens de representação técnica e gráfica para apresentação bi e tridimensional com ênfase no detalhamento do Projeto de Arquitetura e Projetos Complementares;
> Representar soluções e processos construtivos (sistemas, subsistemas, componentes e materiais) através do desenho de detalhamento com ênfase na Coordenação Modular, Racionalização, Compatibilização e Construtibilidade.
> Sistematizar a representação 2D e 3D integradas com ênfase na compatibilização do Projeto de Arquitetura e Projetos Complementares (por exemplo, PPCI; climatização artificial - AC; iluminação artificial; iluminação natural).

Justificativa

Colaborar pedagogicamente para o aprimoramento do Curso de Arquitetura e Urbanismo, especificamente na melhoria do processo ensino-aprendizagem, e na qualidade da solução, representação e elaboração do projeto. A qualidade da representação do projeto se dá por meio do desenho de detalhamento com ênfase na Coordenação Modular, Racionalização, Compatibilização e Construtibilidade. A qualidade da elaboração do projeto se dá com uso do modelo reduzido como meio para aprimorar o aprendizado da arquitetura; estimular a percepção visual; o raciocínio espacial; capacidade de transposição da representação bidimensional para soluções tridimensionais. Adicionalmente, o uso e construção de modelos reduzidos corrobora e instrumentaliza o processo para desenvolvimento integrado (formal, técnico e compositivo) de Projeto de Arquitetura.

Metodologia

A metodologia é baseada na prática da pesquisa-ação onde o eixo orientador da investigação é a experiência do professor com o ensino e na intervenção pedagógica. Neste projeto, a pesquisa-ação se insere na prática pedagógica, de forma que as ações coletivas dos alunos, e a ação do professor contribuam para efetivação dos resultados. A metodologia a ser desenvolvida visa promover a interação, cooperação e a reflexão entre alunos e professor. Para tal é composta por:
> Grupo de Estudos: para discutir e aprofundar conteúdos acerca da temática escolhida, visando qualificar o processo de ensino-aprendizagem do Projeto de Arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo.
> Publicação: para produzir e desenvolver a divulgação tecnológica junto à comunidade acadêmica e comunidade em geral.
> Evento: desenvolver atividades de curta duração que visam à difusão de conhecimento com envolvimento prioritário da comunidade acadêmica interna.
> Propriamente dita de ensino: intervenções de caráter pedagógico para promover a qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
> Avaliação e divulgação dos resultados.

Indicadores, Metas e Resultados

Valorização e apropriação nas práticas pedagógicas no processo ensino-aprendizagem de Projeto de Arquitetura.
Qualificação do aluno inserido num contexto prático de Projeto de Arquitetura;
Melhoria da qualidade da solução, representação e elaboração do Projeto de Arquitetura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA VIERA BETANCURT
GABRIELA DE MEDEIROS CARRIQUIRY CAJARVILLE
GUSTAVO GARCIA DE OLIVEIRA248
JAMES SILVA COUTO
LEONARDO PERACHI POLESE
MILENA RHEINHEIMER VIEIRA

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