Nome do Projeto
Industrialização da Construção & Pré-fabricação no Projeto de Arquitetura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/12/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto busca constituir um Grupo de Estudos, para discutir e aprofundar a abordagem da Industrialização da Construção e Pré-fabricação no Projeto de Arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e promover a qualificação do processo ensino-aprendizagem decorrente do desenvolvimento de ações de ensino e extensão.
Objetivo Geral
O objetivo geral é contribuir para o aprimoramento do Curso de Arquitetura e Urbanismo, especificamente na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem do Projeto de Arquitetura com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
Objetivos específicos
- No âmbito dos Aspectos Pedagógicos:
> Estimular práticas para ampliar o universo do Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
> Demonstrar o potencial pedagógico do uso de Modelos Reduzidos e Maquetes de Projeto de Arquitetura com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
> Elaborar materiais didáticos de apoio ao processo ensino-aprendizagem do Projeto de Arquitetura (Atelier Vertical – Pré-fabricação).
> Idear o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.
> Proporcionar novas oportunidades acadêmicas curriculares.
No âmbito da temática Industrialização da Construção e Pré-fabricação:
> Pesquisar e categorizar sistemas construtivos com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
> Conhecer as potencialidades expressivas, compositivas e técnicas dos materiais e sistemas construtivos pré-fabricados.
> Reconhecer a interdependência entre o Projeto de Arquitetura e as soluções construtivas (sistemas, subsistemas, componentes e materiais).
No âmbito dos Modelos Reduzidos:
> Identificar, compreender e aplicar técnicas para construção de Modelos Reduzidos e Maquetes de Projeto de Arquitetura com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
> Compreender a concepção do sistema estrutural e detalhamento de Projeto de Arquitetura e Projeto Estrutural, por meio de Modelos Reduzidos e Maquetes.
> Compreender o uso do modelo reduzido como meio para aprimorar o aprendizado da arquitetura e estimular a percepção visual.
No âmbito da Representação e Linguagem Gráfica:
> Pesquisar e sistematizar repertório de linguagens de representação técnica e gráfica para apresentação bi e tridimensional com ênfase no detalhamento do Projeto de Arquitetura e Projetos Complementares;
> Representar soluções e processos construtivos (sistemas, subsistemas, componentes e materiais) através do desenho de detalhamento com ênfase na Coordenação Modular, Racionalização, Compatibilização e Construtibilidade.
> Sistematizar a representação 2D e 3D integradas com ênfase na compatibilização do Projeto de Arquitetura e Projetos Complementares (por exemplo, PPCI; climatização artificial - AC; iluminação artificial; iluminação natural).
Objetivos específicos
- No âmbito dos Aspectos Pedagógicos:
> Estimular práticas para ampliar o universo do Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
> Demonstrar o potencial pedagógico do uso de Modelos Reduzidos e Maquetes de Projeto de Arquitetura com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
> Elaborar materiais didáticos de apoio ao processo ensino-aprendizagem do Projeto de Arquitetura (Atelier Vertical – Pré-fabricação).
> Idear o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.
> Proporcionar novas oportunidades acadêmicas curriculares.
No âmbito da temática Industrialização da Construção e Pré-fabricação:
> Pesquisar e categorizar sistemas construtivos com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
> Conhecer as potencialidades expressivas, compositivas e técnicas dos materiais e sistemas construtivos pré-fabricados.
> Reconhecer a interdependência entre o Projeto de Arquitetura e as soluções construtivas (sistemas, subsistemas, componentes e materiais).
No âmbito dos Modelos Reduzidos:
> Identificar, compreender e aplicar técnicas para construção de Modelos Reduzidos e Maquetes de Projeto de Arquitetura com ênfase na Industrialização da Construção e Pré-fabricação.
> Compreender a concepção do sistema estrutural e detalhamento de Projeto de Arquitetura e Projeto Estrutural, por meio de Modelos Reduzidos e Maquetes.
> Compreender o uso do modelo reduzido como meio para aprimorar o aprendizado da arquitetura e estimular a percepção visual.
No âmbito da Representação e Linguagem Gráfica:
> Pesquisar e sistematizar repertório de linguagens de representação técnica e gráfica para apresentação bi e tridimensional com ênfase no detalhamento do Projeto de Arquitetura e Projetos Complementares;
> Representar soluções e processos construtivos (sistemas, subsistemas, componentes e materiais) através do desenho de detalhamento com ênfase na Coordenação Modular, Racionalização, Compatibilização e Construtibilidade.
> Sistematizar a representação 2D e 3D integradas com ênfase na compatibilização do Projeto de Arquitetura e Projetos Complementares (por exemplo, PPCI; climatização artificial - AC; iluminação artificial; iluminação natural).
Justificativa
Colaborar pedagogicamente para o aprimoramento do Curso de Arquitetura e Urbanismo, especificamente na melhoria do processo ensino-aprendizagem, e na qualidade da solução, representação e elaboração do projeto. A qualidade da representação do projeto se dá por meio do desenho de detalhamento com ênfase na Coordenação Modular, Racionalização, Compatibilização e Construtibilidade. A qualidade da elaboração do projeto se dá com uso do modelo reduzido como meio para aprimorar o aprendizado da arquitetura; estimular a percepção visual; o raciocínio espacial; capacidade de transposição da representação bidimensional para soluções tridimensionais. Adicionalmente, o uso e construção de modelos reduzidos corrobora e instrumentaliza o processo para desenvolvimento integrado (formal, técnico e compositivo) de Projeto de Arquitetura.
Metodologia
A metodologia é baseada na prática da pesquisa-ação onde o eixo orientador da investigação é a experiência do professor com o ensino e na intervenção pedagógica. Neste projeto, a pesquisa-ação se insere na prática pedagógica, de forma que as ações coletivas dos alunos, e a ação do professor contribuam para efetivação dos resultados. A metodologia a ser desenvolvida visa promover a interação, cooperação e a reflexão entre alunos e professor. Para tal é composta por:
> Grupo de Estudos: para discutir e aprofundar conteúdos acerca da temática escolhida, visando qualificar o processo de ensino-aprendizagem do Projeto de Arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo.
> Publicação: para produzir e desenvolver a divulgação tecnológica junto à comunidade acadêmica e comunidade em geral.
> Evento: desenvolver atividades de curta duração que visam à difusão de conhecimento com envolvimento prioritário da comunidade acadêmica interna.
> Propriamente dita de ensino: intervenções de caráter pedagógico para promover a qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
> Avaliação e divulgação dos resultados.
> Grupo de Estudos: para discutir e aprofundar conteúdos acerca da temática escolhida, visando qualificar o processo de ensino-aprendizagem do Projeto de Arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo.
> Publicação: para produzir e desenvolver a divulgação tecnológica junto à comunidade acadêmica e comunidade em geral.
> Evento: desenvolver atividades de curta duração que visam à difusão de conhecimento com envolvimento prioritário da comunidade acadêmica interna.
> Propriamente dita de ensino: intervenções de caráter pedagógico para promover a qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
> Avaliação e divulgação dos resultados.
Indicadores, Metas e Resultados
Valorização e apropriação nas práticas pedagógicas no processo ensino-aprendizagem de Projeto de Arquitetura.
Qualificação do aluno inserido num contexto prático de Projeto de Arquitetura;
Melhoria da qualidade da solução, representação e elaboração do Projeto de Arquitetura.
Qualificação do aluno inserido num contexto prático de Projeto de Arquitetura;
Melhoria da qualidade da solução, representação e elaboração do Projeto de Arquitetura.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINA VIERA BETANCURT | |||
GABRIELA DE MEDEIROS CARRIQUIRY CAJARVILLE | |||
GUSTAVO GARCIA DE OLIVEIRA | 248 | ||
JAMES SILVA COUTO | |||
LEONARDO PERACHI POLESE | |||
MILENA RHEINHEIMER VIEIRA |