Nome do Projeto
Influência da saúde de vacas leiteiras sobre o desempenho reprodutivo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/12/2023 - 10/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Para que a criação de animais de produção seja economicamente viável, sustentável, com condições éticas e profissionais de bem-estar animal, são necessários avanços constantes em determinadas áreas. Nesse sentido, na pecuária bovina de corte e leite, destacam-se as conquistas obtidas pela ciência nas áreas de manejo zootécnico, nutrição, genética, reprodução e sanidade.
Destes pilares da produção animal sustentável os quatro primeiros podem ser considerados perenes. Ou seja, após conquistá-los, dificilmente há retrocesso nessas conquistas. Entretanto, infelizmente o mesmo pode não ser verdade quando analisamos a saúde animal. Essa é uma conquista que, diferentemente das anteriores, é solúvel e pode apresentar volatilidade. A condição de criação de animais de produção em sistemas saudáveis, mesmo após a sua conquista, pode ser perdida da noite para o dia. Com isso, a sanidade animal exige constante vigilância sanitária e epidemiológica tanto para as infecções de caráter epidêmico quanto para aquelas consideradas endêmicas, assim como para as infecções emergentes e reemergentes e também aquelas consideradas exóticas em uma região geográfica ou em um país (Alfieri et al., 2013a).
Identificar e estudar as principais causas que influenciam os índices reprodutivos de um rebanho na questão sanitária ajuda a entender como elas se comportam e as maneiras para controlá-las, dessa forma, conseguirmos ser mais eficientes e aumentar a lucratividade dentro do setor reprodução e consequentemente na atividade leiteira como um todo. Um programa de manejo sanitário sólido e bem planejado, aliado a um controle eficiente dos dados dos animais da fazenda, é de grande importância para o sucesso do controle das falhas reprodutivas. Portanto, este trabalho tem como objetivo elucidar a influência do complexo tristeza parasitária, neosporose, leptospirose, diarreia viral (BVD) e rinotraqueite infecciosa bovina (IBR) na reprodução de bovinos de leite no norte do Rio Grande do Sul. Dessa forma conseguiremos compreender melhor essa problemática e agir eficientemente a cerca dessas doenças.
Objetivo Geral
Avaliar o efeito da ocorrência de doenças, parâmetros metabólicos e hematológicos sobre a taxa de concepção de vacas leiteiras da raça Holandês na região norte do RS