Nome do Projeto
Biruta: Ação Educativa do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/03/2024 - 11/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto “Biruta: Ação Educativa do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo” é uma iniciativa que visa a organização do Núcleo Educativo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), um museu universitário que está vinculado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aberto à comunidade, sem fins lucrativos e de acesso gratuito, localizado no centro da cidade de Pelotas (RS). O foco do projeto é oferecer as e aos visitantes do museu, uma proposta de mediação cultural a partir da interrelação dos saberes da universidade, com os conhecimentos das comunidades, por meio de ações investigativas que visam o fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão. Deste modo, este projeto constitui-se como um espaço experimental, pois visa que estudantes dos cursos de graduação em Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-graduação em Artes se vinculem as ações para o entendimento dos processos educativos que permeiam a mediação de exposições em/com/sobre as artes visuais. Assim somos mobilizados pelo interesse de expandir no tempo e no espaço as propostas curatoriais elaboradas pelo Núcleo de Programação e Curadoria do Museu, alargando as práticas artísticas e pedagógicas que são desenvolvidas no âmbito das exposições promovidas ao longo do biênio 2024-2026. As ações previstas para o projeto estão fundamentadas nas ideias de Fransoiçe Vergès, Grada Kilomba, Jessica Gogan, Mirian Celeste Martins, Mônica Hoff, Saidiya Hartman, Cayo Honorato, Luis Camnitzer, Luiz Guilherme Vergara, e Pablo Helguera, Irit Rogoff, e Glória Jové Monclús. Espera-se que a realização deste projeto permita: a organização de um pressuposto poético-político-pedagógico para o museu; a estruturação de uma ação educativa de continuidade; a democratização do acesso ao acervo; a aproximação com as escolas das redes públicas de ensino da cidade de Pelotas (RS); a documentação das atividades educativas realizadas. Palavras-chave: Mediação Cultural. Educação. Arte. Museu. Formação.

Objetivo Geral

Construir um projeto poético-político-educativo que subsidie a estruturação do Núcleo Educativo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e leve ao desenvolvimento de ações de mediação cultural que possibilitem as e aos visitantes do museu uma vivência que favoreça possíveis experiências estéticas sem a fixação de narrativas, fazendo do espaço expositivo, um espaço para deslocamentos até então imprevisíveis com base nas exposições que serão realizadas ao longo do biênio 2024-2026.

Justificativa

A “Biruta: Ação Educativa do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo” é um projeto de ênfase extensionista para apoio ao Núcleo Didático-Pedagógico do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), que estará integrada as ações de pesquisa e ensino voltadas aos processos educativos em/com/sobre arte nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O MALG é um museu universitário que está vinculado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aberto à comunidade, de acesso gratuito, sem fins lucrativos, localizado no centro da cidade de Pelotas (RS). Com o projeto, pretende instituir um território em que seja possível agenciar ações voltadas à: organização de um pressuposto poético-político-pedagógico para fundamentação das práticas de mediação no museu; estruturação de uma ação educativa de continuidade; democratização do acesso ao acervo; aproximação do museu com as escolas das redes públicas de ensino da cidade de Pelotas (RS); e documentação das atividades educativas realizadas no biênio 2024-2026 com vistas a reflexão dos desafios e possibilidades da instituição para sua atuação em longo prazo.

A “Biruta” é um mecanismo que indica o sentido de deslocamento do vento e fornece uma informação subjetiva sobre a velocidade. Nas atividades que envolvem veículos aéreos, ela é utilizada para orientar decolagens e aterrissagens, pois as aeronaves realizam tais procedimentos na posição contrária ao deslocamento do vento. Seu uso também é feito na meteorologia e também na área da segurança para fazer a leitura do comportamento do vento. Pelotas é uma cidade localizada no polo austral do país e por aqui atravessam ventos distintos, sendo o mais conhecido deles, o minuano. Por estas terras os ventos chegam a um mínimo no outono - período que inicia o repouso da vida na preparação para a chegada do inverno-, e atinge o máximo durante a primavera – período das brotações e do florescer que prepara a chegada do verão, tempo das colheitas e celebrações¹. Em Pelotas, o vento é presença e na elaboração de uma proposta educativa para o museu, buscamos na imagem da biruta os elementos para movimentar práticas de mediação que sejam nômades, sem o interesse a fixação de um sentido único para a experiência que pode vir a ser produzida no diálogo entre o patrimônio (o prédio onde está sediado o museu e as suas coleções), a arte (os objetos colocados em estado de exposição pela instituição) e o público.
A mediação também busca o inapreensível e pauta-se naquilo que foge a objetividade dos sentidos e por isso, encontramos nos usos de uma biruta, um sentido ético-político-poético e pedagógico para movimentar ações que não tornem a mediação uma prática sedentária. Na articulação das atividades a partir do eixo da extensão envolveremos estudantes e docentes da UFPel, para que sejamos capazes de alçar voos e realizar sobrevoos, fazer aterrisagens e flutuarmos no espaço, guiados pelos ventos que sopram nestas que são conhecidas como as terras baixas do Rio Grande do Sul.
A organização das práticas é baseada na ideia de mediação cultural “enquanto facilitadora do encontro entre arte e fruidor [que] precisa ser pensada como uma ação específica, como uma área de estudo singular” (Martins e Picosque, 2012, p.25). Sendo assim, busca-se construção de uma plataforma que permita expandir no tempo e no espaço as propostas curatoriais elaboradas pelo Núcleo de Programação e Curadoria do Museu, alargando as práticas artísticas e pedagógicas que serão desenvolvidas no âmbito das exposições promovidas ao longo dos próximos dois anos.

Com a organização do Núcleo Educativo espera-se contribuir com a formação do público que visita o MALG. O público não é algo estático ou fixo. Conforme Sheik (2009, p.74), “o público é algo produzido, uma construção”. Tal entendimento demanda distintas possibilidades comunicativas para que as pessoas que frequentam os espaços expositivos estabeleçam algum tipo de vínculo com a instituição para que tornem a visitar o espaço ao mesmo tempo, em que, contribuam no compartilhamento das atividades realizadas pela instituição. É neste sentido que enquanto uma ação extensionista, este projeto visa envolver, inicialmente, estudantes dos cursos de graduação de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-graduação em Artes. Pois, os saberes das e dos estudantes da universidade articulados com suas experiências de vida, podem permitir o desenvolvimento de proposições que dialoguem com os distintos públicos que chegam ao museu. Ao mesmo tempo, a participação das e dos estudantes permite um processo formativo baseado no envolvimento com a comunidade.
As ações vão buscar a inclusão: fazendo do museu um lugar para todas as pessoas por meio de ações que busquem a acessibilidade universal em seus mais variados aspectos; hospitalidade: por meio de ações acolhedoras para que as pessoas se sintam bem-vindas, queiram permanecer e retornar à instituição; educação : fazendo do museu um espaço de construção de conhecimentos, formação e reflexão sobre o passado, o presente e o futuro; pluralidade: afirmando a instituição como um lugar de diálogo entre diferentes vozes e formas de expressão; experimentação: entendendo que enquanto um museu universitário ele também é um laboratório, um território vivo, criativo e em constante transformação.

Notas de texto
1 – As informações sobre a modelagem do vento na região de Pelotas, foram obtidas em um estudo denominado “modelagem do vento diário em pelotas, RS: resultados preliminares”. Para mais informações ver:
SILVA, João Baptista da et alii. Modelagem do vento diário em pelotas, RS: resultados preliminares. Disponível em: < https://show.scientificsociety.net/2020/01/modelagem-do-vento-diario-em-pelotas-rs-resultados-preliminares/ > Acesso em 21/02/2024.

Referências
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos da cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

SHEIK, Saimon. Sobre a produção de públicos ou: arte e política em um mundo fragmentado. In_CAMNITZER, Luiz; PÉREZ-BARREIRO, Gabriel . Arte para a educação / educação para a arte. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2009.

Metodologia

O gesto metodológico para este projeto foi ensaiado a partir das noções de “pedagogias do campo expandido” de Pablo Helguera, “arte como plataforma de pensamento” de Néstor Garcia Canclini e “museu sem objetos” de Françoise Vergès. O encontro destas proposições nos possibilitará movimentar um conjunto de ações que não buscam a sacralização dos objetos, nem a fixação de significados para aquilo que for vivido na interação do público com a programação do museu.
A organização da ação educativa também envolverá projetos que serão cadastrados nas áreas de ensino e de pesquisa, na perspectiva de integração e inter-relação dos fazeres docentes da universidade. Assim, os voos que se pretendem alçar com esta proposta serão realizados a partir dos ventos que se movimentam por três direções, à saber:

1 - Organização de um pressuposto poético-político-pedagógico para fundamentação das práticas de mediação no museu com vistas à estruturação de uma ação educativa de continuidade, a partir do estudo de autoras e autores de distintas nacionalidades, com ênfase em estudos brasileiros, latino-americanos e africanos como: Fransoise Vergès, Grada Kilomba, Jessica Gogan, Mirian Celeste Martins, Mônica Hoff, Saidiya Hartman, Cayo Honorato, Luis Camnitzer, Luiz Guilherme Vergara, e Pablo Helguera em diálogo com estudos desenvolvidos no continente europeu, tais como os de Irit Rogoff, e Glória Jové Monclús. Neste eixo buscaremos realizar também parcerias em nível nacional e internacional para ampliar os debates sobre o campo da mediação cultural e da mediação extrainstitucional

2 – Elaboração de um programa educativo que possa estreitar os laços entre o museu e as escolas das redes públicas de ensino da cidade de Pelotas (RS) enquanto uma estratégia de democratização do acesso ao acervo, com ações que envolvam os territórios do entorno do MALG: o território da história (da cidade e do prédio), o território cultural (a partir das distintas práticas realizadas em locais como o Mercado Público, a Biblioteca Municipal, o Paço Municipal, o Museu Carlos Ritter e o Museu do Doce e as distintas ações empreendidas por movimentos populares e sociais), o território educativo (as escolas, as universidades e o instituto federal).

3 - Documentação das atividades educativas realizadas no biênio 2024-2026 com vistas a reflexão dos desafios e possibilidades da instituição para sua atuação em longo prazo por meio de metodologias artísticas de investigação cuja abordagem será baseada na Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), em especial sobre a A/r/tografia, pois tal proposta encontra-se fundamentada na perspectiva da investigação-ação e nos permite borrar as fronteiras que delimitam os lugares da arte, da educação, da mediação, bem como os limites entre escola, universidade e museu.

Estes eixos complementam-se e interpenetram-se, constituindo os elementos que serão necessários para a elaboração e implementação da ação educativa do MALG. As ações propostas são pensadas para um interstício de 24 (vinte e quatro) meses. Ao final do projeto espera-se entregar ao museu um Projeto Pedagógico que permita a continuidade das ações institucionais para fortalecimento de sua ação com o público e a cidade, bem como a consolidação de uma parceria institucional entre o MALG, a SMED e a 5ª CRE.

Indicadores, Metas e Resultados

1- Metas
• Construção do Projeto Poético-Político-Pedagógico do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e estruturação do Núcleo Educativo.
• Elaboração de um programa educativo que envolva ações de formação, mediação e oficinas com base em uma epistemologia anticolonialista com base no pensamento advindo do movimento feminista, do movimento negro, do movimento indígena e do movimento LGBTQIAPN+ e de intelectualidade latinoamericana e africana.
• Desenvolvimento de proposições educativas em/com/sobre arte para as ações de mediação com públicos diversos.
• Realização de parcerias com as redes públicas de ensino de Pelotas.
• Construir um memorial com a documentação das atividades educativas realizadas no biênio 2024-2026.
• Ampliar as parcerias do Núcleo Educativo, ao final do biênio, com os demais cursos de graduação das áreas de Artes (Dança, Música e Teatro), Educação (Pedagogia), Ciências Humanas (História, Geografia, Antropologia, Arqueologia, Museologia, Conservação, Bens e Restauro) e com programas de pós-graduação das áreas afins.
• Oferecer à Rede de Museus da UFPel subsídios que possam fortalecer as políticas de mediação nos diversos espaços da instituição.

2- Indicadores
• Organizar um pressuposto poético-político-pedagógico a partir do estudo de Françoise Vergès, Grada Kilomba, Jessica Gogan, Mirian Celeste Martins, Mônica Hoff, Saidiya Hartman, Cayo Honorato, Luis Camnitzer, Luiz Guilherme Vergara, e Pablo Helguera, Irit Rogoff, e Glória Jové Monclús.
• Realizar um estudo investigativo sobre estratégias didático-poético-pedagógicas que visem a articulação de ações de formação, propostas de mediação e realização de oficinas.
• Estruturar uma metodologia de trabalho com públicos diversos.
• Investigar materiais educativos que possam subsidiar o desenvolvimento de proposições educativas.
• Estabelecer a parceria com a rede municipal de educação de Pelotas e com a Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul por meio da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
• Construir um Relatório ao final de 2024 e um Relatório ao final de 2025 para documentação das atividades desenvolvidas ao longo do biênio.

3- Resultados Esperados
Ao final deste projeto espera-se entregar ao museu um Programa Pedagógico que possa subsidiar as ações das instituições ao longo dos próximos anos com vistas a democratização do acervo e popularização do MALG. Além disso, almeja-se a integração entre o museu e os cursos de graduação em Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-graduação em Artes. Também é esperada a realização de um protocolo de cooperação com a Rede Municipal de Educação de Pelotas e com a Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Assim, busca-se produzir ao longo do biênio um conjunto de elementos que assegurem a continuidade das ações educativas no MALG, tais como, dispositivos de mediação, percursos educativos e materiais didáticos que sejam utilizados como referência pela Rede de Museus da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE LEAL BONILHA5
DANIEL BRUNO MOMOLI5
KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA
LEAN D OLIVEIRA GONCALVES PINTO

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