Nome do Projeto
PLA Vida Pública - Ensino de Português como Língua Adicional e de Acolhimento com foco no acesso a direitos e a serviços públicos por migrantes no Brasil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2024 - 24/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
Este projeto de extensão consiste na oferta cursos de curta e média duração de Português como Língua Adicional e como Língua de Acolhimento no Brasil. Está voltado, principalmente, a migrantes de crise. Tem como foco cursos de PLA e PLAc que tenham como temas transversais o acesso a direitos humanos e a serviços públicos no Brasil, por isso o nome "PLA Vida Pública". Está, portanto, diretamente relacionado à garantia de direitos linguísticos de migrantes no Brasil. Assim, ao longo do projeto, serão ofertados cursos com temas transversais específicos. Por exemplo:
- Curso de Português como Língua Adicional voltado ao acesso ao trabalho no Brasil
- Curso de Português como Língua Adicional voltado ao acesso aos serviços migratórios no Brasil
- Curso de Português com Língua Adicional voltado ao acesso à educação no Brasil
- Curso de Português como Língua Adicional voltado ao acesso à saúde no Brasil
Objetivo Geral
Ofertar cursos de Português como Língua Adicional e de Acolhimento para migrantes de crise no Brasil
Justificativa
O projeto de extensão "PLA Vida Pública" se justifica por sua relevância social e por sua relevância acadêmica. Do ponto de vista social, destaca-se que o público-alvo do projeto são migrantes de crise, com potencial vulnerabilidade social. A literatura no campo do Direito Linguístico e da Política Linguística (Diniz e Bizon, 2019) tem revelado o quanto a barreira linguística prejudica a efetivação de direitos humanos e o acesso a serviços públicos por migrantes no Brasil. Nesse sentido, é também acadêmica a contribuição do projeto, na medida em que a oferta de cursos de português voltados à atuação na vida pública, sobretudo acesso a direitos humanos e a serviços públicos, contribuirá também para a formação inicial e continuada na área de PLA/PLAc e na produção de materiais didáticos para esse fim.
Metodologia
As ações do PLA Vida Pública - ensino de Português como Língua Adicional e de Acolhimento com foco no acesso a direitos humanos e a serviços públicos pauta-se em uma perspectiva pós-colonial de ensino (Diniz; Bizon, 2019). Para o planejamento e concepção dos cursos, serão utilizadas metodologias afinadas com essa perspectiva teórica. Prevê-se a utilização da coleção Vamos Juntos e, complementarmente, a produção de outros materiais didáticos.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que, ao final do projeto, tenham sido entregues os seguintes produtos:
1 curso de PLA por semestre acadêmico, com público-alvo formado por migrantes
1 workshop sobre PLA voltado à vida, com público-alvo formado por professores na área de PLA/PLAC
1 curso de PLA por semestre acadêmico, com público-alvo formado por migrantes
1 workshop sobre PLA voltado à vida, com público-alvo formado por professores na área de PLA/PLAC
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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EMANUELY HOLZ DA SILVA | |||
Evelin Nascimento Lima | |||
GUSTAVO GABRIEL COELHO | |||
Jael Sânera Sigales Gonçalves | 5 | ||
THAMYRIS FERREIRA OYARZABAL QUADROS |