Nome do Projeto
Espanhol para crianças: aulas práticas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 10/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Dando continuidade ao projeto de extensão: Espanhol para criança: Da Teoria à Prática, a coordenadora propõe um novo projeto "Espanhol para crianças: aulas práticas" para que os alunos que participaram do projeto supra citado anteriormente, tenham a oportunidade de aplicar e vivenciar seus conhecimentos, agora, em uma sala de aula . Num primeiro momento os alunos do Curso de Letras Licenciatura Português /Espanhol vão ministrar aulas na Escola Municipal Ferreira Viana.

Objetivo Geral

Oportunizar aos alunos do Colégio Municipal Ferreira Viana, do bairro da Balsa, aprimorar seus conhecimentos de Espanhol de forma lúdica , prazerosa e divertida, já que a grande maioria dos alunos se enquadram entre famílias de baixa renda que não têm condicões de pagar um curso particular de língua espanhola
Oferecer aos alunos do Curso de Letras Português/ Espanhol uma conjuntura, um contexto real de aprendizagem para que os mesmos possam pôr em prática os conhecimentos recebidos no seu curso de origem e nos projetos de extensão, visto que existe muita demanda nas escolas de Pelotas e região, de professor com experiência no ensino de Espanhol para criança.

Justificativa

Preparar os alunos do colégio Ferreira Viana a se comunicar melhor em espanhol desde as primeiras séries do Ensino Fundamental, visto que os professores das escolas , os pais e os próprios alunos reconhecem que pelo método estrtuturalista, usado na maioria das escolas, os alunos não saem preparados para se comunicar e conquistar uma vaga de trabalho que seja exigido uma boa competência linguística em Língua Espanhola.

Metodologia

O método que será utilizado será principalmente o Método Comunicativo e o enfoque por tarefa, onde o aluno aprende realizando diálogos, tarefas, atividades muito próximas a vida real. O aluno vai aprender espanhol falando, interagindo como defendem, estudiosos da linguagem como: BaKhtin, (2024), Canale, 1995, Chomsky, Ellis e Larsen-Freman (2009, Hymes ((1971), Krashen (1981), entre outros.

Indicadores, Metas e Resultados

Poder contribuir com os alunos dos Colégios Municipais de Pelotas e Região de modo que eles possam adquirir e aprender o espanhol a nível básico de forma eficiente e produtiva.
Enriquecer a experiência docente de nossos alunos, que futuramente terão que estagiar em escolas públicas.
Motivar os alunos a estudarem línguas estrangeiras, serem bilíngues e aspirarem uma vida melhor, próspera e justa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON BORGES
AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ4
CAMILA DA FONSECA LEMOS
CHAIANA LETICIA ELEUTERIO
EDUARDA SILVEIRA VEBER
FABIANO OTERO VAZ
JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES2
JULIANA GARCIA LOPES
SAMIRA ANGEL SILVEIRA CAVALHEIRO
SIMONE MARQUES PEREIRA
STEPHANIE FEIJO CARDOSO
Vanessa Rocha Teixeira
ZANI FURTADO DE BORBA

Página gerada em 29/04/2024 04:03:25 (consulta levou 0.146374s)