Nome do Projeto
Entendendo Doenças: Explicações Simples para Todos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/03/2024 - 20/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Projeto "Entendendo Doenças: Explicações Simples para Todos" é uma iniciativa extensionista que propõe a produção de um podcast educativo voltado para a comunidade externa à UFPel, abordando diversas doenças de maneira acessível e compreensível. Nesse sentido, almeja-se oferecer informações de qualidade sobre condições médicas específicas, utilizando uma linguagem descomplicada que permita a inclusão de qualquer pessoa, independentemente do seu conhecimento sobre o processo saúde-doença. O processo de produção de cada episódio inicia-se com a escolha cuidadosa da condição a ser esclarecida, seguida de uma pesquisa sobre a fisiologia normal e as alterações patológicas associadas. A equipe trabalhará na construção de narrativas, histórias e metáforas que facilitem a compreensão do público leigo em medicina, integrando conceitos médicos de maneira clara e concisa. Nessa linha, um dos diferenciais do projeto é a ênfase na análise pré-produção, na qual a qualidade da explicação será avaliada para verificar a facilidade de entendimento, a explicação eficaz de conceitos médicos e a identificação de possíveis riscos de interpretações equivocadas. Portanto, essa abordagem crítica visa garantir que as informações transmitidas sejam precisas, compreensíveis e não propensas a mal-entendidos por parte do público. O público-alvo do podcast são indivíduos com determinada doença ou seus familiares, que buscam compreender de maneira mais acessível a condição de saúde-doença em questão. Logo, o projeto visa preencher uma lacuna existente na comunicação entre médicos e a população, reconhecendo a necessidade de traduzir informações médicas complexas para termos compreensíveis. Ao abordar diversas patologias, no longo prazo, o podcast visa democratizar o acesso ao conhecimento médico, principalmente para o público que não tem contato algum com termos médicos em seu cotidiano e, ao se ver em uma situação de enfermidade, carece de explicações mais abrangentes sobre o que está acontecendo com seu corpo.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Fornecer informações acessíveis e compreensíveis sobre diversas patologias, visando preencher a lacuna da comunicação entre médicos e a comunidade externa leiga em termos e conhecimentos clínicos.
Objetivos Específicos:
Produzir um podcast regular, abordando diferentes doenças em cada episódio.
Utilizar linguagem acessível, narrativas, analogias e metáforas para explicar as doenças para o público leigo.
Avaliar a eficácia das explicações fornecidas, analisando a facilidade de entendimento, incorporação de terminologias médicas em uma linguagem acessível e identificação de possíveis interpretações errôneas.
Fornecer informações acessíveis e compreensíveis sobre diversas patologias, visando preencher a lacuna da comunicação entre médicos e a comunidade externa leiga em termos e conhecimentos clínicos.
Objetivos Específicos:
Produzir um podcast regular, abordando diferentes doenças em cada episódio.
Utilizar linguagem acessível, narrativas, analogias e metáforas para explicar as doenças para o público leigo.
Avaliar a eficácia das explicações fornecidas, analisando a facilidade de entendimento, incorporação de terminologias médicas em uma linguagem acessível e identificação de possíveis interpretações errôneas.
Justificativa
A execução do projeto "Entendendo Doenças: Explicações Simples para Todos" é motivada pela identificação de uma significativa lacuna na comunicação entre médicos e a população em um geral, pois observa-se que a complexidade técnica da linguagem médica muitas vezes impede uma compreensão clara e acessível das informações acerca das enfermidades que acometem a sociedade.
Nesse sentido, o projeto está alinhado às Diretrizes Extensionistas presentes na Resolução n°07/2015 do Conselho Nacional de Educação uma vez que:
1) O projeto constrói uma relação dialógica com a comunidade durante o processo de escolhe temática e análise de impacto, promovendo uma interação aberta e colaborativa de troca de conhecimento entre estudantes, professores e público-alvo;
2) Adota uma abordagem interdisciplinar e interprofissional por envolver diversas áreas do conhecimento na produção de informações acessíveis sobres as doenças;
3) É marcado pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão uma vez que depende do ensino e da pesquisa para a construção das explicações;
4) Incentiva a formação cidadã do estudante de medicina por meio da reflexão e compreensão da necessidade de desenvolver uma comunicação médica mais acessível;
5) Visa impactar positivamente a sociedade, promovendo uma transformação social ao preencher lacunas da comunicação médica.
Nesse sentido, o projeto está alinhado às Diretrizes Extensionistas presentes na Resolução n°07/2015 do Conselho Nacional de Educação uma vez que:
1) O projeto constrói uma relação dialógica com a comunidade durante o processo de escolhe temática e análise de impacto, promovendo uma interação aberta e colaborativa de troca de conhecimento entre estudantes, professores e público-alvo;
2) Adota uma abordagem interdisciplinar e interprofissional por envolver diversas áreas do conhecimento na produção de informações acessíveis sobres as doenças;
3) É marcado pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão uma vez que depende do ensino e da pesquisa para a construção das explicações;
4) Incentiva a formação cidadã do estudante de medicina por meio da reflexão e compreensão da necessidade de desenvolver uma comunicação médica mais acessível;
5) Visa impactar positivamente a sociedade, promovendo uma transformação social ao preencher lacunas da comunicação médica.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de ciclos metodológicos de pré e pós produção de episódios.
1) Escolha do Tema: A seleção das patologias será realizada em um processo democrático, aberto à comunidade acadêmica e externa por meio de pesquisas de interesse em redes sociais, promovendo a dialogicidade.
2) Estudo Fisiológico e Patológico: Depois de escolhido o tema do episódio, a equipe do projeto realizará um estudo, utilizando-se dos próprios materiais de aulas e literatura científica existente, acerca dos aspectos fisiológicos necessários para correta compreensão do processo patológico da doença, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
3) Elaboração do Roteiro do Episódio: Com os conhecimentos técnicos em mãos, a equipe do projeto elaborará o roteiro do episódio, objetivando desenvolver analogias, metáforas, narrativas e alegorias que possam unir o processo patológico a conhecimento da população em geral. Ao utilizar linguagem simples e contextualizada, busca-se atender à formação cidadã dos estudantes, promovendo o diálogo construtivo com a sociedade.
4) Análise e Revisão do Roteiro: O processo de revisão do roteiro antes da gravação é necessário devido à preocupação ética com a qualidade das informações transmitidas. Para isso, a equipe irá disponibilizar a explicação a três terceiros voluntários para dimensionar suas interpretações. Essa etapa visa garantir a precisão e clareza, reduzindo possíveis riscos de interpretação equivocada por parte da comunidade, o que está alinhado com a promoção da reflexão ética nas atividades de ensino e pesquisa.
5) Gravação e Produção do Episódio: A equipe do projeto gravará o episódio utilizando o roteiro desenvolvido e depois fará edições para melhorar a qualidade de audição e retenção do episódio para ser disponibilizado em plataformas de streaming e redes sociais.
6) Avaliação de Impacto: Será feita uma reunião após cinco dias de lançamento do episódio para avaliar possíveis elogios, críticas e sugestões.
1) Escolha do Tema: A seleção das patologias será realizada em um processo democrático, aberto à comunidade acadêmica e externa por meio de pesquisas de interesse em redes sociais, promovendo a dialogicidade.
2) Estudo Fisiológico e Patológico: Depois de escolhido o tema do episódio, a equipe do projeto realizará um estudo, utilizando-se dos próprios materiais de aulas e literatura científica existente, acerca dos aspectos fisiológicos necessários para correta compreensão do processo patológico da doença, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
3) Elaboração do Roteiro do Episódio: Com os conhecimentos técnicos em mãos, a equipe do projeto elaborará o roteiro do episódio, objetivando desenvolver analogias, metáforas, narrativas e alegorias que possam unir o processo patológico a conhecimento da população em geral. Ao utilizar linguagem simples e contextualizada, busca-se atender à formação cidadã dos estudantes, promovendo o diálogo construtivo com a sociedade.
4) Análise e Revisão do Roteiro: O processo de revisão do roteiro antes da gravação é necessário devido à preocupação ética com a qualidade das informações transmitidas. Para isso, a equipe irá disponibilizar a explicação a três terceiros voluntários para dimensionar suas interpretações. Essa etapa visa garantir a precisão e clareza, reduzindo possíveis riscos de interpretação equivocada por parte da comunidade, o que está alinhado com a promoção da reflexão ética nas atividades de ensino e pesquisa.
5) Gravação e Produção do Episódio: A equipe do projeto gravará o episódio utilizando o roteiro desenvolvido e depois fará edições para melhorar a qualidade de audição e retenção do episódio para ser disponibilizado em plataformas de streaming e redes sociais.
6) Avaliação de Impacto: Será feita uma reunião após cinco dias de lançamento do episódio para avaliar possíveis elogios, críticas e sugestões.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto será avaliado por meio da análise de indicadores de sugestão (número sugestões de patologias feitas pela comunidade externa), de qualidade (número de críticas e comentários negativos a cada 10 audições) e de impacto (número de audições e visualizações totais). A meta principal do primeiro ano do projeto é ter 1000 audições ou visualizações somando todos os episódios lançados. Os resultados esperados do projeto são:
1) Uma crescente participação da comunidade externa ao longo dos episódios.
2) Uma melhoria da compreensão geral acerca das patologias
3) Estímulo à interdisciplinaridade na formação acadêmica, promovendo uma transformação social, atendendo à contribuição na formação integral do estudante e ao diálogo construtivo e transformador com os diversos setores da sociedade.
1) Uma crescente participação da comunidade externa ao longo dos episódios.
2) Uma melhoria da compreensão geral acerca das patologias
3) Estímulo à interdisciplinaridade na formação acadêmica, promovendo uma transformação social, atendendo à contribuição na formação integral do estudante e ao diálogo construtivo e transformador com os diversos setores da sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JOÃO PEDRO ZARTH FERREIRA | |||
Joana Vitória Cassol | |||
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 2 |