Nome do Projeto
NOVASTRA – Novos Atores Internacionais da Indústria Espacial
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 01/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto propõe uma agenda de pesquisa com foco nos novos atores na indústria espacial global e a possibilidades de relações cooperativas e comerciais envolvendo este setor. O objetivo é estabelecer um estudo comparativo, de maneira a avaliar quais os desafios enfrentados e as iniciativas positivas experimentadas pelas novas potências espaciais e empresas transnacionais que operam no segmento espacial. Serão também mapeados os programas de cooperação na área espacial, de modo a identificar possíveis sinergias que podem ser exploradas em relações comerciais bilaterais e multilaterais. A pesquisa será constituída como um estudo de caso múltiplo, por meio de uma análise documental e revisão de literatura. Os resultados serão publicados em revistas científicas.

Objetivo Geral

O projeto propõe uma agenda de pesquisa com foco nos atores emergentes da indústria espacial, englobando novas potências espaciais e empresas transnacionais do setor. Primeiro, serão identificados quais são os países que estão mantendo programas de desenvolvimento recente de suas indústrias espaciais. Segundo, serão mapeadas as principais empresas transnacionais do segmento espacial. Terceiro, serão identificadas possíveis sinergias que podem ser exploradas no estabelecimento de relações comerciais bilaterais e multilaterais, envolvendo governos e empresas na área espacial.

Justificativa

Desde o fim da Guerra Fria, o uso de satélites artificiais em órbita da Terra ganhou grande importância para a vida contemporânea. Sua relevância reside na produção e disponibilização de informações, com valor econômico e estratégico, em diferentes aplicações. Seus benefícios podem ser encontrados na área de defesa nacional, telecomunicações, prospecção de recursos naturais, meteorologia e enfrentamento de desastres (TRONCHETTI, 2013; HAYS; LUTES, 2007). Nas últimas décadas, mais de 70 países desenvolveram seus próprios programas espaciais e diversas empresas privadas na área foram criadas, como a Space X e a Blue Origin. Em 2020, a economia espacial representava uma indústria de 366 bilhões de dólares, o que certamente atrai o capital privado. Além da indústria de satélites (correspondente a 271 bilhões de dólares), já estão sendo pensadas novas formas de exploração comercial, que inclui o transporte de cargas e astronautas para o espaço, o voo suborbital, o turismo espacial e a mineração de corpos celestes (SIA, 2020). As economias emergentes também têm se engajado em atividades espaciais, como é o caso da China, Índia, Rússia, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul (HAYS; LUTES, 2007). O Brasil possui uma longa tradição na exploração espacial, tendo um dos programas mais antigos do mundo. Apesar de não ter ainda uma indústria espacial pujante, possui um centro de lançamento com grande potencial, sendo uma referência na América do Sul (MOLTZ, 2015). O país tem buscado estabelecer cooperação com países como China, Índia e Estados Unidos. Neste contexto, é relevante a realização de um estudo que compare as diferentes experiências produzidas pelas novas potências espaciais e empresas do setor, de modo que possam ser exploradas as possíveis sinergias do comércio bilateral e multilateral.

Metodologia

O projeto caracteriza-se como "guarda-chuva" ou "integrador", que permite a integração de diversas pesquisas que orbitam a temática dos novos atores da indústria espacial internacional. Como metodologia, será adotado o estudo de caso múltiplo, englobando as iniciativas de diferentes países, de modo a produzir uma pesquisa comparativa. A pesquisa será constituída como uma análise documental e uma revisão bibliográfica, tendo como base documentos governamentais oficiais, estudos realizados por empresas de consultoria na área espacial, relatórios de think tanks e literatura especializa na área.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados por este projeto referem-se à publicação de uma série de artigos acadêmicos sobre o desenvolvimento da nova indústria espacial e as possibilidades de cooperação comercial. Propõem-se como meta a ser alcançada: a) publicação de 4 (quatro) artigos acadêmicos em revistas especializadas de estrato superior “Qualis” na área da ciência política e relações internacionais, em português ou inglês, em autoria única ou em coautoria com estudantes; b) publicação de 1 (um) capítulo de livro em obra coletiva sobre a política espacial brasileira, a ser publicada pela editora Springer, na língua inglesa; c) a edição de um livro sobre introdução à política espacial, com foco em países no sul global, em português.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUCIANO VAZ FERREIRA4
PEDRO HENRIQUE GOMES MONTEIRO

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